quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Significado da palavra UMBANDA.


A palavra Umbanda, segundo Cavalcanti Bandeira em sua grande obra "O QUE É UMBANDA", é originária da língua Quimbundo (Kimbundo), encontrada em muitos dialetos bantus, falados em Angola, Congo, Guiné e outros.
As palavras Umbanda e Quimbanda (Kimbanda) são palavras comuns na África. Às vezes são citadas como uma Nação poderosa, outras vezes, representam o Espírito dessa mesma Nação.
No livro "Império Ultramarino Português", editado em 1941, é citada a localidade de Mucajé-ia-Quimbanda, sob jurisdição da Arquidiocese de Luanda.
Uma possibilidade mais remota dá a origem dessa palavra no orientalismo iniciático, no qual o “mantra” AUMBHANDA, representa um alto significado esotérico como foi discutido no Primeiro Congresso Brasileiro de Espiritismo de Umbanda...
Em alguns cânticos religiosos Jejes Daomeanos na Bahia, pode-se ouvir perfeitamente a palavra Umbanda. Na gramática de Kimbundo, do professor Dr. Quintão encontramos: Umbanda – arte de curar (de Kimbanda – Curandeiro). Em muitos escritos antigos, a Umbanda vem de Angola e representa a arte da cura e da medicina antiga.
Algumas deformações linguísticas atuais no Brasil, atribuem ao feiticeiro o título de Quimbandeiro, que no país de origem, a África, é chamado de Muloji... 
Segundo Renato Ortiz, houve no Brasil um total abandono dos significados originais dos vocábulos Kimbanda e Umbanda.
Em sua origem participam valores de três culturas principais: a cultura branca europeia (Catolicismo e Kardecismo), a cultura negra africana (do elemento escravo) e a cultura vermelha ameríndia (índios nativos, que o branco tentou escravizar).
Concluímos, então, que a Umbanda é uma religião espírita, ritmada, ritualizada, de origem euro-afro-brasileira e indigenista. Porém, se analisarmos o vocábulo "um-banda" em yorubá teremos, simplesmente, o significado de "uma banda".
Deve ser por isso que a Umbanda separou-se da Kimbanda e ambas seguiram por caminhos divergentes, porém, convergentes... Já que Umbanda e Kimbanda se complementam em suas raízes.
Por fim, a Umbanda possui um significado tão amplo de conhecimentos tão vastos e categorizados, que fica difícil resumi-la em poucas palavras.


*Esse texto foi escrito com o auxílio de outras fontes. Esse material está disponível para baixar e serve como instrumento de apoio a todo médium que deseja se aprofundar...
- O que é Umbanda.pdf