quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Pai José de Aruanda

Um Preto-velho com muitas Histórias!

Pai José de Aruanda é o nome de um Guia Espiritual da Falange dos Pretos-velhos. O nome Pai José indica que ele é um "Preto-velho" Falangeiro de São José. O sobrenome "de Aruanda" é uma referência ao Reino de Umbanda e seu trabalho na Linha de Oxalá.
Ele foi um negro escravo alforriado, que viveu no século XIX, nas terras do Maranhão. Sua mãe foi trazida em um navio negreiro no final do século XVIII (em 1798, mais precisamente), pelas mãos de Escravagistas Holandeses. Durante a viagem ficou grávida e "José" nasceu no Brasil já sobre o jugo da escravidão. 
Por ser de pele clara e ter olhos diferentes dos demais (por causa do pai holandês, o qual nunca soube de sua existência), José era tido como mestiço e circulava entre brancos e negros, aprendendo o costume dos dois povos. 
No final de sua vida foi alforriado pela Lei Áurea, mas já estava cego e doente, vivendo alguns poucos anos ainda sua liberdade tardia. Durante sua vida de escravo trabalhou em lavouras de café, algodão e cana-de-açúcar. Aprendeu a arte da capoeira e do benzimento com seus ascendentes africanos, o que usou durante sua vida na fazenda para apaziguar seus irmãos e curar as feridas das chibatadas.
Em uma vida anterior, no começo do século XVIII (em 1723), "Pai José" havia vivido na Europa, como um médico inglês renomado e respeitado sob o nome de Dr Albert Saint Peace. Mas, como diz ele, não fez jus ao diploma de médico, pois, não praticou a caridade, nem ajudou os demais como deveria. Então, pediu para nascer no Brasil e ser um médico dos pobres, como um benzedor.
Dessa forma, Pai José (Dr. Albert) renovou seu espírito e evoluiu, podendo seguir sua jornada como Guia Espiritual na Falange dos Pretos-velhos. Segundo Pai Zé, não adianta apresentar-se como "médico europeu" numa Corrente Mediúnica, se foi como "nego-velho" que ele evoluiu seu espírito!
Pai José teve reencarnação compulsória* entre sua existência como médico e sua vida como escravo. Escrevo essa justificativa para elucidar porque ele reencarnou tão rapidamente entre uma existência e outra. 
(*Compulsória significa que a pessoa morreu em uma vida e renasceu em outra, automaticamente, sem ficar muito tempo no Plano Espiritual.)