sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O Mundo dos Encantados!

"Nas matas da Jurema houve um tiroteio,
Nas matas da Jurema, houve um tiroteio...
Ei Juremê, ei Juremá! O Pai das Matas mandou lhe chamar!"

A Encantaria ou Terecô é uma forma de Pajelança Afro-ameríndio, uma prática diferente do Culto Umbandista. Ela surgiu em alguns Estados brasileiros do Norte, como o Amazonas; e do Nordeste, como: Piauí, Maranhão e Pará.
Na Encantaria as Entidades não morreram, eles se "encantaram"; ou seja, se transformaram em Seres da Natureza. Como exemplo podemos citar: Sereias, Tritões, Botos, Sacis, Curupiras, etc.
Na Encantaria temos as seguintes Famílias: do Lençol, da Turquia,  da Bandeira, da Gama, de Codó, da Bahia, do Juncal, dos Botos, dos Marinheiros, Surrupira, entre outras... Dessa forma, as Entidades estão agrupados em Famílias e possuem nome e sobrenome. Eles geralmente sabem contar a sua história de quando viveram na Terra antes de se "encantarem"...
Diferentemente da Umbanda, na qual as Entidades são Espíritos de índios, escravos, crianças, etc, e que hoje trabalham dentro de uma Linha de atuação. Com o surgimento da Umbanda e com sua expansão por todo o Brasil, muitos "Encantados" passaram a fazer parte de algumas Falanges de Trabalhadores e começaram a se apresentar nos Terreiros de todo o Brasil.
O Caboclo Sete Encruzilhadas já havia frisado que a Umbanda aceita a todos que queiram trabalhar e evoluir na Lei Maior do Amor e da Caridade. Assim, passamos a ter na Umbanda: o Povo das Matas, o Povo das Águas, etc.
No Povo das Matas, temos alguns Encantados bem conhecidos trabalhando, como: Jurema, Sultão das Matas, Chefe das Matas, Sacizinho, entre outros... E junto ao Povo das Águas temos a atuação de alguns Marinheiros, de Tritões e de Sereias.
Como a Umbanda tornou-se bastante ampla e difundida, ela congregou muitas crenças e Entidades... Por isso, alguns Encantados passaram a fazer parte do Panteão Umbandista.

Resultado de imagem para curupira lenda