sábado, 5 de novembro de 2011

Camatulê


Camatulê é o nome que dá à cabeça do médium depois que ele passou por Feitura. Ou seja, somente depois que o médium recebeu todos os preceitos e "desenvolveu", podemos dizer que ele possui "camatulê".
Antes do desenvolvimento, o médium possui "cabeça sem dono", quer dizer, sem uma Proteção específica... Mas, após o desenvolvimento, a cabeça do médium tem Dono!
A feitura funciona como um "apadrinhamento" e um fortalecimento de seus dons pessoais. Ou seja, a benção, a preparação e o procedimento representam a confirmação dos votos pessoais perante a missão assumida.
Basta dizer que, desde o Velho Testamento Bíblico, todos aqueles que possuem missão recebem uma "unção", que representa a confirmação daquilo que está programado para a sua vida.
Toda missão é definida especificamente, com o propósito de auxiliar a evolução do espírito... Por isso, todo o processo de desenvolvimento é como uma afirmação: "Sim, eu aceito cumprir minha missão!"
Quando o médium desenvolveu e aceitou sua missão, dizemos "bata a cabeça" para firmar o seu camatulê, que significa: confirme seu Axé, sua proteção e sua missão!
O ato de "bater cabeça" representa a confirmação do médium perante o Axé da Entidade, ou seja, a bênção do Guia Protetor.
O médium que desenvolveu tem um Responsável que zela dele, um Protetor Encarregado por fazer o médium "andar na Linha"...
O Guia Protetor Dono da Cabeça do Médium é chamado de "Pai de Cabeça" ou "Mãe de Cabeça". No Candomblé é o Orixá que assume a frente... Na Umbanda ele é definido pelo Chefe da Linha.
Aqui vamos evitar detalhar toda a Hierarquia Celestial e todo o Código Divino, bem como, o merecimento de cada um em pertencer a uma determinada Proteção.
Isso nada tem a ver com a proteção de Deus (Zambi/Olorun), porque o Criador é Pai de todos e protege a todos igualmente...
A Proteção da Cabeça refere-se a Linhagem Ancestral do médium, que assumiu o compromisso de cumprir a sua missão de vida, com todos os Guias e Mensageiros que lhe acompanham...
Por isso, existe a necessidade de "cobrir a cabeça", para que o Camatulê não fique exposto... Afinal, é no Camatulê do médium que está a sua ligação com toda a Espiritualidade Maior!