quarta-feira, 19 de março de 2014

Salve São José: o grande carpinteiro!


No dia 19 de março, comemoramos aquele que comanda muitas Falanges na Umbanda Sagrada: São José. 
O nome José deriva de Joseph que, em hebraico, significa "Deus cumula de bens". O nome possui outras variações nas línguas provenientes do aramaico, como: Yosef ou Yehossef, e também significa: "Deus acrescenta..."
Joseph nasceu em Belém, filho de Jacó, como o terceiro filho de seis irmãos. A sua família era descendente de Davi.
José, o Amado Esposo da Virgem Maria e Tutor Amoroso do Mestre Jesus, era um Carpinteiro. Como esposo de Maria, ele foi o Maior Modelo de Pai e de Esposo, sendo considerado o Protetor da Sagrada Família.
São José foi um exemplo de vida e beatitude... Por isso, foi muito amado por Jesus e Maria, a quem dedicou a sua vida com amor.
São José foi escolhido por Deus para ser o Patrono de toda a Igreja de Cristo. Mas, também é chamado de São José "o Operário", sendo considerado o Protetor de todos os trabalhadores braçais.
Em 19 de março, celebra-se a Solenidade de São José, e todas as Igrejas espalhadas pelo Mundo recordam a sua Santidade como Pai Terreno ou Pai Nutrício de Jesus.
Em 1º de maio São José também é celebrado, como Protetor dos Trabalhadores. As duas datas comemorativas, devem-se ao fato da existência das Igrejas Católicas no Ocidente e no Oriente.
Muitos Falangeiros de diferentes Linhas da Umbanda celebram São José através de seu nome. Como exemplo, podemos citar: Marinheiro Zé, Capitão José, Boiadeiro Zé, Ibeji Zezinho, Pai José, Baiano Zé, Vaqueiro Zé, etc. O próprio Zé Pelintra homenageia São José em seu nome.
Devido a sua importância, José é um dos nomes mais registrados em todo o Mundo...

Resultado de imagem para misterio de la encarnacion

ATRIBUIÇÕES DE SÃO JOSÉ:
- São José é o Santo que intercede por todas as graças que necessitamos, muitas vezes de maneira surpreendente e quase inacreditável.
- Os singulares privilégios de São José foram revelados à Serva de Deus, Santa Agueda:
- Por sua intercessão alcançamos a virtude da castidade e a vitória sobre as tentações contra pureza.
- Por sua intercessão alcançamos o poderoso auxilio da graça para sair do pecado e voltar a amizade com Deus.
- Por seu intermédio alcançamos a benevolência da Santíssima Virgem Maria e a verdadeira devoção a ela.
- Por sua intercessão alcançamos a graça de uma boa morte e a especial proteção contra o demônio nesta hora.
- Os espíritos malignos estremecem ao ouvir o nome de São José.
- Por sua intercessão alcançamos a saúde do corpo e o auxílio nas mais diversas necessidades.
- Por sua intercessão as famílias alcançam a bênção da prosperidade.
- Nossa Senhora revelou a Santa Agueda: "Os homens ignoram os privilégios que o Senhor concedeu a São José, e quanto pode sua intercessão junto de Deus. Somente no dia do Juízo os homens conhecerão sua excelsa santidade e chorarão amargamente por não haverem se aproveitado desse meio tão poderoso e eficaz para sua salvação e alcançar as graças de que necessitavam".


LENDA DE SÃO JOSÉ:
Há na cidade de Santa Fé, no Estado do Novo México, EUA, uma capela conhecida como Loretto Chapel. Nela destaca-se uma bela e despretensiosa escada. A piedade tradicional atribui a construção a São José. Em 1898 a Capela passou por uma reforma. Um novo piso superior foi feito, porém faltava a escada para subir. As Irmãs consultaram os carpinteiros da região e todos acharam difícil fazer uma escada numa Capela tão pequena.
As religiosas, então, rezaram uma novena a São José para pedir uma solução. No último dia da novena, apareceu um homem com um jumento e uma caixa de ferramentas. Ele aceitou fazer a escada, porém exigiu que fosse com as portas fechadas.
Meses depois a escada estava construída como queriam as Irmãs. No momento de pagar o serviço, o homem desapareceu sem deixar vestígios. As religiosas puseram anúncios no jornal local e procuraram por toda a região sem encontrar quaisquer noticias ou informações sobre o ignoto carpinteiro. Nesse momento as Irmãs perceberam que o homem poderia ser São José, enviado por Jesus.
Há vários elementos que reforçam a aura de piedoso mistério que envolve a construção da escada:
- A madeira utilizada não é da região, e ninguém sabe como foi parar lá. Também não foi utilizado prego na escada, apenas pinos de madeira.
- Além do mais, hoje soa misterioso que ela se mantenha em pé pois é do tipo caracol e não tem apoio central. Na verdade apenas um apoio colateral metálico foi acrescentado a posteriori que não resolve a essência do incógnita. Diz-se que engenheiros e arquitetos não conseguiram desvendar a física por trás da obra.
- Por fim, a escada tem 33 degraus, a idade de Jesus Cristo, o que reforça ainda mais a suposição de um fenômeno de origem sobrenatural.
- A Capela recebe em média 200 casamentos por ano e centenas de turistas. Ela ficou conhecida como a "Escada Milagrosa". Grande número de artigos e programas de TV foram dedicados a ela e seus “mistérios”.

Resultado de imagem para a escada de são josé

ORAÇÕES A SÃO JOSÉ

ORAÇÃO I
São José Trabalhador, rogai pelos desempregados.
Senhor que disseste, comerás o pão com o suor de teu rosto, eu sei que o trabalho é digno e abençoado para sustentar a vida, mas Senhor, apesar da boa vontade de trabalhar há tanto desemprego!
E por isso Senhor, o desemprego está causando problemas na família e na vida pessoal. Senhor olhai pelos desempregados. Por isso, hoje estamos rezando por estes, cujos nomes apresentamos agora...
(Diga os nomes das pessoas que estão precisando da graça de um emprego)
Senhor, por intercessão de São José Operário, faça com que estas pessoas consigam um trabalho decente para sustentar a vida. Senhor, quando estivestes neste mundo, fostes humilde carpinteiro. Tende piedade e compaixão dos desempregados que querem trabalhar, que precisam trabalhar.
Ilumina o caminho para que possam encontrar o que há tanto tempo estão procurando. Nós cremos Senhor naquela Tua Palavra: Batei e a porta vos será aberta.
Ilumina os desempregados a baterem na porta certa. Que não recebam um não ou o descaso, mas consigam a graça de um trabalho. Dai ânimo Senhor, aos desempregados. Abre as portas de um emprego para estas pessoas
(Diga mais uma vez os nomes das pessoas)
São José Operário, intercedei pelos desempregados.
Senhor, eu confio na Tua Graça.
Senhor, eu confio no Teu Poder.
Amém.

Imagem relacionadaResultado de imagem para misterio de la encarnacion

ORAÇÃO II
Para pedir emprego:
Oh! meu querido Santo Trabalhador, que em vida fizestes a vontade de Deus através do trabalho, abra as portas do comércio para que eu possa conseguir um emprego.
Dai-me forças e coragem para não desistir no primeiro não.
Que eu tenha a disposição de Santa Teresa D'Ávila, a simplicidade de Maria de Nazaré, a força de Santo Antônio.
Orienta os nossos governantes para a distribuição dos bens do país.
Protege as nossas famílias para que não se deixem vencer pela seca, pelo medo, pela violência, pela falta de trabalho e dê esperança no Domingo da ressurreição.
Meu São José, padroeiro dos trabalhadores, não me deixeis sem o pão de cada dia e sem perspectiva de um novo dia para minha família.
Prometo, com o dinheiro do meu futuro emprego, ajudar uma instituição de caridade a divulgar essa devoção.
Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Imagem relacionadaResultado de imagem para st joseph fathers day

ORAÇÃO III
Leia o seguinte trecho da Bíblia... (Mt. 2, 13-23)
“Depois de sua partida, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar. José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito. Ali permaneceu até a morte de Herodes para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: Eu chamei do Egito meu filho (Os 11,1). Vendo, então, Herodes que tinha sido enganado pelos magos, ficou muito irado e mandou massacrar em Belém e nos seus arredores todos os meninos de dois anos para baixo, conforme o tempo exato que havia indagado dos magos. Cumpriu-se, então, o que foi dito pelo profeta Jeremias: Em Ramá se ouviu uma voz, choro e grandes lamentos: é Raquel a chorar seus filhos; não quer consolação, porque já não existem (Jer 31,15)! Com a morte de Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egito, e disse: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e retorna à terra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do menino. José levantou-se, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel. Ao ouvir, porém, que Arquelau reinava na Judeia, em lugar de seu pai Herodes, não ousou ir para lá. Avisado divinamente em sonhos, retirou-se para a província da Galileia e veio habitar na cidade de Nazaré para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas: Será chamado Nazareno.”
Faça seu pedido... Em seguida, reze uma Ave-Maria e um Pai-Nosso.
E por fim diga: São José, providenciai...

Imagem relacionadaImagem relacionada