sábado, 12 de novembro de 2011

O desenvolvimento mediúnico na Umbanda.

Five Mindfulness Blessings | Holiday candles, Burning candle ...

Toda religião possui um começo, mas evolui por conta própria. Portanto, é impossível "segurar" a evolução de uma religião.
O mesmo acontece com a Umbanda. Hoje, ela cresceu, evoluiu e tornou-se amplamente divulgada. Existem divergências entre seus pesquisadores, bem como, diferenças ritualísticas visíveis nas Casas de Culto. Mas, devemos levar em consideração o que os mais antigos dizem: "Religião não se discute, se vivencia"!
Para se desenvolver na Umbanda, se faz necessário ler a história da Umbanda. Afinal, conhecer é entender. Depois, se faz necessário assumir o compromisso de ser Umbandista. Em seguida, é preciso dedicação, estudo e participação nos trabalhos de uma Casa (Templo, Tenda ou Terreiro).
Desenvolvimento na Umbanda se faz aos poucos, gradativamente, com banhos de ervas (boris e amacis), com aprendizagem e com humildade nos atendimentos. Por isso, médium de Umbanda não começa a atender imediatamente após sua entrada na Tenda, por mais que ele incorpore... Ele começa a assistir, para compreender e aos poucos vai assimilando seu aprendizado e entrando em sintonia com a Casa.
Como cada Casa possui suas particularidades, é necessário ao médium se adequar ao sistema de regras da Casa na qual participa. Não adianta o médium "pular de casa em casa" achando que assim se tornará mais sábio que os demais, porque viu muita coisa diferente! Ele pode visitar outras casas e aprender com as diferenças, mas sempre respeitando a sua raiz (origem), a mão que o iniciou (primeira feitura) e o Dirigente Espiritual da sua Casa.
Se, por acaso, o médium não se sente adequado a participar de determinada Casa, deve conversar com o Dirigente Espiritual do local e informar seu afastamento e sua mudança para outra Casa.
Aqui ressalto algo muito importante: de nada adianta um médium frequentar inúmeras Casas para se intitular "Chefe de Terreiro", se nunca passou pelos processos de feitura. Mentiras não combinam com o termo UMBANDA!
Muitos médiuns, ao descobrirem que possuem missão de incorporação (psicofonia) dentro da Umbanda, sentem-se inseguros... Eles preferem frequentar outras crenças porque serão menos "expostos".
Cumprir missão mediúnica é difícil, é verdade... Existem os percalços e os testes do caminho. E todos os médiuns que trabalham na Lei e na Ordem Universal sabem disso. Mas, é necessário persistir na tarefa assumida, para seguir sua jornada evolutiva.
Participar de um Culto Umbandista não exige filiação, pois os Terreiros são abertos ao público em geral. A Filiação é exigida para aqueles que pretendem comandar uma Casa de Culto Umbandista, em qualquer uma de suas modalidades: Mesa Branca, Umbandomblé, Omolocô, etc.
Enfim, ser médium umbandista é ser exemplo. É estar atento ao que lhe cerca, sem corromper sua conduta e seu propósito de vida.