sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Os trabalhos na Umbanda.

Resultado de imagem para incorporação na umbanda

Quando um médium entra para a Corrente Mediúnica de uma Casa, o primeiro passo é equilibrar sua energia e prepará-lo para o trabalho.
Isso se faz com os boris (banhos simples) e com os amacis (banhos mais completos). E se o médium necessitar de uma limpeza, ela também será realizada.
Os trabalhos ou despachos para o médium devem ser realizados de acordo com a necessidade de suas Entidades e de seu desenvolvimento. Se uma das Entidade pedir um agrado, cabe ao médium providenciar e cabe à Casa direcionar...
Enquanto na Umbanda se utilizam muitas velas, ervas, aromas e magias; no Candomblé segue-se todo um ritual de preparação da comida do Orixá, sua apresentação e oferenda. Portanto, é nisso que a Umbanda diferencia do Candomblé.
No entanto, se houver necessidade, durante a realização do passe mediúnico, podem ser realizados trabalhos para o médium ou para alguém da assistência... Desde que, esses trabalhos utilizem somente os materiais do local: velas, fumegos, descarregos, ervas, orações, pontos riscados, pontos cantados, etc.
É dessa forma que a Umbanda age, pois atende a necessidade imediata do atendido, utilizando-se dos meios disponíveis para auxiliar naquele exato momento.
Por isso, o que mantém uma Casa de Umbanda são os próprios médiuns e as doações recebidas. E todo o valor é direcionado para a compra de materiais necessários para a realização dos trabalhos. 
Os demais trabalhos são realizados sem a presença de uma assistência, para evitar a curiosidade alheia e a desinformação da plateia.
A Umbanda também realiza determinados trabalhos como no Candomblé, a fim de energizar e equilibrar determinadas situações.
No entanto, a forma como o trabalho é realizado diferencia de Nação para Nação, de Terreiro para Terreiro, e de uma Tenda à outra...
Existem trabalhos que funcionam como limpeza psíquica e espiritual; outros agem como firmeza; e existem, ainda, os trabalhos de feitura, também chamados de "Obrigação do Orixá".
Os trabalhos de "Obrigação" são realizados para firmar o "Santo" da pessoa e equilibrar sua mediunidade, para que ele possa trabalhar corretamente dentro do Terreiro.
Na Umbanda, os trabalhos, as obrigações e os despachos são realizados de uma forma totalmente diferente do que no Candomblé.
Muitos trabalhos exigem que se faça o despacho primeiro, porque é Exu quem recebe o primeiro agrado... Por isso, lembramos que fazer um trabalho, não é simplesmente fazer um "despacho", porque o único que pode ser despachado é Exu.
Em toda e qualquer situação existem as regras a serem seguidas, para que tudo aconteça dentro da Lei Cósmica e da Ordem Universal...
Todos nós devemos respeitar e seguir o que determina a Lei Maior... Pois, o que é de Umbanda é apenas de Umbanda. E cada Nação possui a sua Lei!
Quem usa o Código Sagrado da Umbanda para realizar trabalhos de prejuízo para o próximo, adquire um grande Kharma negativo, difícil de ser corrigido!

(*Despacho é um termo jurídico que define a resolução de uma autoridade, em relação a um requerimento ou petição a si dirigido, de modo a tornar o despacho deferido ou indeferido.)