segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Principais Datas Comemorativas da Umbanda.


- Zambi (Olorun) - sincretizado com Deus Pai, comemora-se no Dia de Pentecostes.
- Ifá (Orunmilá) - sincretizado com o Divino Espírito Santo, comemora-se em 31 de maio.
- Oxalufan - sincretizado com Nosso Senhor do Bonfim, comemora-se em janeiro ou na Páscoa.
- Oxalá - sincretizado com Jesus Cristo, comemora-se na Páscoa ou no Dia de Corpus Christi.
Oxaguian - sincretizado com o Menino Jesus, comemora-se no Natal.
- Xangô - sincretizado com São João BatistaSão PedroSão Jerônimo, etc, comemora-se nos dias 24 e 29 de junho e 30 de setembro.
- Ogun - sincretizado com São Jorge, comemora-se em 23 de abril.
- Oxóssi - sincretizado com São Sebastião, comemora-se em 20 de janeiro.
- Obaluaiê - sincretizado com São Lázaro, comemora-se em 17 de dezembro.
- Omulu - sincretizado com São Roque, comemora-se em 16 de agosto.
- Oxumaré - sincretizado com São Bartolomeu, comemora-se em 24 de agosto.
- Logun Edé - sincretizado com Santo Expedito, comemora-se em 19 de abril.
- Okô - sincretizado com Santo Isidoro, comemora-se em 15 de maio.
- Irokô - sincretizado com São Francisco de Assis, comemora-se em 04 de outubro.
- Ossãe - sincretizado com São Benedito, comemora-se em 05 de outubro.
- Ibeji (Erê, Cosminho) - sincretizado com São Cosme e São Damião, comemora-se em 26 e 27 de setembro.
- Exu - sincretizado com Santo Antônio de Pádua, comemora-se em 13 de junho. Em algumas Nações do Candomblé Exu é escravo de Orixá, e por isso não sincretiza com nenhum Santo.
- Nanã - sincretizada com Santa Ana, comemora-se em 26 de julho.
- Iemanjá - sincretizada com Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora das CandeiasNossa Senhora da Assunção ou Nossa Senhora da Glória, comemora-se em 02 de fevereiro ou 15 de agosto.
- Oxum - sincretizada com Nossa Senhora de LourdesNossa Senhora Aparecida ou Nossa Senhora da Imaculada Conceição, comemora-se em 11 de fevereiro, 12 de outubro ou 08 de dezembro.
- Yansã (Iansã) - sincretizada com Santa Bárbara, comemora-se em 04 de dezembro.
- Oyá - sincretizada com Santa Catarina de Alexandria, comemora-se em 25 de novembro. Costuma também ser sincretizada com Santa Clara de Assis, celebrada em 11 de agosto.
- Obá - sincretizada com Santa Joana d'Arc, comemora-se em 30 de maio.
- Ewá - sincretizada com Nossa Senhora da Piedade, comemora-se em 15 de setembro. Em outros sincretismos ela está associada à Santa Luzia, celebrada em 13 de dezembro.
- Pombagira - sincretizada com Santa Maria Madalena, comemora-se em 22 de julho.


Observações:
* Existe bastante concordância entre algumas Festas e alguns Sincretismos. No entanto, existem algumas discordâncias relacionadas aos Orixás menos cultuados na Umbanda.
* Deve-se dar atenção especial ao Culto de Oxum e de Iemanjá, visto que as duas são sincretizadas com Maria, não importando a sua nomenclatura como "Nossa Senhora". Dependendo a região, a mesma Nossa Senhora pode ser tanto Oxum, quanto Iemanjá.
* Outrossim, aqui não analisamos as variações de regiões, como é o caso de São Jorge com São Sebastião (Rio de Janeiro e demais regiões). Nem, as variações de Nações, no caso de São Jorge com Santo Antônio (Umbanda e Candomblé). Bem como, sem análises para as Dijinas (Qualidades dos Orixás).
* O mesmo ocorre com os Orixás Femininos: Oxum e Iemanjá que possuem variações nas datas festivas, bem como no seu sincretismo individual. No entanto, como a Linha das Águas engloba todas as Mães Marias, todas as datas para Nossa Senhora, são válidas para essa Linha...
* No caso de Yansã e Oyá, ambas fazem parte da mesma Linha (das Mães e das Águas) e representam as mesmas características na Umbanda. Ou como o Orixá Ewá, que também está na Linha das Águas.
* A Umbanda realiza culto aberto ao público, enquanto o Candomblé realiza culto fechado... Somente em dias de Xirê (Festa do Orixá) o público pode comparecer na Roça de Candomblé.
* Lembrando que a Umbanda não realiza feitura de Orixá, mas desenvolve o médium durante as Giras do Terreiro. Se uma Casa de Umbanda realiza feitura de Orixá, ela deixa de ser Umbanda Pura e passa a ser de "Umbandomblé".
* Aqui nós separamos a maioria dos Orixás e seus sincretismos, como é o caso de Oxalá, Oxalufan e Oxaguian; contudo, na Umbanda, eles representam o mesmo Orixá "Oxalá".
* Poucos falam de Olorun (Zambi) em suas comemorações, mas Ele é o Supremo e nunca deve ser esquecido, muito menos desmerecido! Jamais esqueçamos que todos os dias pertencem à Ele!
* Uma última observação... Quando o sincretismo começou a ser adotado, algumas correlações eram diferentes daquelas adotadas atualmente... Hoje em dia, está mais "padronizado". Por isso, os Livros mais antigos podem trazer referências discordantes das atuais.