terça-feira, 15 de novembro de 2011

A aprendizagem na Umbanda.

"A Umbanda cheira rosa, a Umbanda cheira guiné,
A Umbanda cheira rosa, a Umbanda cheira guiné,
Cheira cravo e cheira rosa, cheira flor de laranjeira...
 Cheira cravo e cheira rosa, cheira flor de laranjeira..."

A Umbanda veio com a missão de integrar a diversidade; toda essa diversidade que existe em nosso País e no nosso dia a dia. Convivemos com a multiplicidade de opiniões, ideais e aptidões. Toda essa "pluralidade" gerou a Umbanda...
Por isso, fazer parte da Umbanda é reconhecer que Somos Seres Múltiplos. E que na variedade sempre aprendemos alguma coisa... Por exemplo:
- Com os "Cosminhos" aprendemos a alegria e a pureza;
- Com os "Baianos" aprendemos a simpatia e a simplicidade;
- Com os "Exus e Pombagiras" aprendemos a esperteza e o mistério;
- Com os "Pretos-Velhos" aprendemos a paciência e a tranquilidade;
- Com os "Caboclos" aprendemos a responsabilidade e a firmeza;
- Com os "Ciganos" aprendemos o amor e a espontaneidade;
- Com os "Orientais" aprendemos a cordialidade e a humildade...
Na Umbanda, tanto quem trabalha, quanto quem é atendido, aprende um pouco mais a cada atendimento... Pois, cada Falangeiro nos ensina algo sobre nós mesmos, sobre nossa conduta e sobre nossa vida.
Os Mensageiros ensinam através dos gestos, das palavras e das ações. E o Médium, ao observar, vai apreendendo e se aprimorando... Melhorando, assim, seu caráter e sua índole.
Em cada atendimento que realiza, o médium cura e é curado, ensina e aprende, doa e recebe, beneficia e é beneficiado...
Quem procura a Umbanda para trabalhos diversos, como: amarração, vingança, etc... não procura a UMBANDA, procura a "Magia Negra", porque a Umbanda pratica a Magia Branca, da Paz e do Amor.
A Umbanda pode auxiliar a desenrolar uma situação através da Oração, dos Pontos e dos Atendimentos; mas, jamais, fará uso das mandingas para prejudicar o próximo!
Por isso, muitas pessoas desistem da Umbanda, porque ela age lentamente e as pessoas não têm paciência de esperar... As suas ações se constroem aos poucos e existem aqueles que querem ações imediatas!
Quem conhece a Umbanda e sabe o seu real significado, sempre buscará o uso adequado de sua Lei; ou seja, apenas para beneficiar...
Enfim, é assim que trabalha a verdadeira Umbanda!