domingo, 6 de novembro de 2011

"Santo de Cabeça"


A palavra Orixá significa literalmente "Senhor da Cabeça" e, como tal, representa o Santo principal ao qual está ligado espiritualmente, toda pessoa que tenha missão. Ou seja, o "Santo de Cabeça" é uma expressão bastante significativa para o Filho de Santo.
Em relação ao Candomblé e à Umbanda, há uma nítida diferenciação no que se refere aos Orixás. Na Umbanda Sagrada, o Orixá atua em função da "vibração" na sua Linha de Comando. O qual influi diretamente nos Mensageiros Espirituais, que são os Guias... E estes incorporam no Médium para os Trabalhos a serem realizados.
Na dualidade "Santo-Orixá", há os que viveram e os que nunca tiveram passagens terrenas. Explicando: O Umbandista parte do princípio de que todo o Orixá é "Santo", mas nem todo Santo é um Orixá... Ou seja, todo Orixá é uma Entidade de Luz, portanto é Santo. Ao contrário, os Santos são espíritos de pessoas comuns que tiveram vida na Terra, mas evoluíram...
O sincretismo dos Orixás com os Santos, ocorre em virtude da Hierarquia Celestial e de acordo com as missões que estes desempenhavam na Terra. Para tanto, observa-se a similaridade de características entre o Orixá escolhido e o Santo que foi definido...
Quer dizer, os Orixás têm sido representados de forma perceptível aos nossos sentidos, simbolicamente, ou pertencendo a Linhas divisórias de vibrações, para o nosso melhor entendimento. Pois, a energia do Orixá é tão grande que é impossível expressá-la em palavras ou desenhos.
Como o Orixá age no Campo Astral, ele é imperceptível ao nosso conhecimento... Entretanto, cria-se uma imagem que permite que este seja cultuado, de maneira a haver um entendimento pela maioria. Da mesma maneira que os Anjos e Arcanjos, aos quais se atribui símbolos, cores e características litúrgicas, como forma de entrosamento entre o Ser Humano e o Plano Divino. 
Por isso, ao ingressar na Iniciação Religiosa (de qualquer Ordem), o iniciado busca galgar o Desenvolvimento Espiritual, através de Práticas Litúrgicas diversas, sempre em sintonia com o Código Sagrado da Hierarquia.
Na Umbanda temos a seguinte Hierarquia a seguir: Povo, Linha, Falange, Falangeiro e Trabalhador... O Orixá na Umbanda representa o Comando da Linha. A Falange representa a reunião de todos os Mensageiros da Linha, onde o Falangeiro é o Trabalhador Espiritual que se liga ao Médium para realizar o Trabalho Mediúnico.
Precisamos entender que o Santo que comanda a cabeça, comanda toda a Hierarquia do médium em questão, o qual define sua Linha de trabalho... Portanto, se temos Oxalá no comando, é evidente que o Caboclo Chefe de Falange deve ser de Oxalá, bem como, os seus Guias-auxiliares.
Enfim, é Olorun que permite ao homem, seja pelo uso instrumental ou material, possa este fixar o seu pensamento e sintonizar a sua fé... Mas, são seus Filhos que cuidam de sua Criação.