quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A importância dos Pontos Riscados e dos Pontos Cantados.


Desde a Antiguidade, o homem comunica-se com gestos e com símbolos... No contato com a Natureza, o homem aprendeu a usar o fogo. A utilização do fogo ajudou o homem a se defender contra ataques diversos. Por conta disso, o fogo e a comunicação com símbolos permaneceram na ritualística das Religiões. Ou seja, a utilização de símbolos como forma de comunicação existe desde a descoberta do fogo!
Em todas as Religiões do Planeta, existem diversos rituais que fazem uso de inúmeras simbologias e do fogo... E na Umbanda também se utilizam os símbolos, os gestos e o fogo. Os símbolos estão presentes nos Pontos Riscados. E a comunicação com gestos ocorrem durante todo o Trabalho, enquanto se entoam os Pontos Cantados.
A abertura dos trabalhos em um Terreiro de Umbanda segue uma ordem, em todo o Brasil:
- Primeiramente, os Médiuns asseados, vestidos de branco, concentrados e perfilados para o Trabalho se organizam (mulheres ao lado direito do altar e homens ao lado esquerdo - de quem assiste);
- Depois, riscam-se os Pontos de Firmeza do Terreiro;
- Em seguida, cada um firma seu Anjo de Guarda e concentra-se para dar início ao Trabalho;
- Na sequência, defuma-se a Casa, os Médiuns e toda a Assistência;
- Tudo isso já ocorre na vibração dos Pontos Cantados;
- Então, cada Médium que trabalha com o Passe Mediúnico, incorpora pela ordem de desenvolvimento (do mais velho ao mais novo);
- Por fim, procede-se ao atendimento obedecendo-se as Leis da Casa.
Sempre cantando os Pontos Cantados e utilizando a força dos Pontos Riscados, o Trabalho de Gira acontece... E até mesmo na finalização do Trabalho, exige-se a firmeza do Ponto Riscado e a entoação do Ponto Cantado.
Mas, qual a importância de se cantar para uma Entidade determinado Ponto? E o que significa riscar com pemba o Ponto da Entidade ou o Ponto da Casa?
Riscar um Ponto é como rezar e fazer um pedido àquela Linha que comanda o Trabalho. O Dirigente está pedindo auxílio, bons fluidos, tranquilidade, fortaleza, etc, para a realização dos Trabalhos.
A pemba é uma espécie de giz branco ou colorido de Origem Africana, que é utilizado para riscar os Pontos ou para fazer outras firmezas.
Cantar um Ponto é manter uma boa vibração enquanto se faz os Atendimentos, para que a Energia permaneça atuando no local de forma equilibrada e purificadora.
O Ponto Riscado comunica e eleva a vibração do local e do Médium para um trabalho ordenado... Cada Ponto possui uma função, pois representa a própria Entidade que está trabalhando.
O Ponto Cantado interliga o Médium, a Corrente Mediúnica e a Tenda ao Trabalho a ser realizado. Ele também eleva a vibração energética do local, atuando como uma força protetora.
Por isso se canta, pois já diz o ditado: "Quem canta, seus males espanta!" E por isso também, se desenha o ponto e se acende a vela: "Para dar luz e orientação àqueles que necessitam - sejam encarnados ou desencarnados."
Riscar "pontos" sem conhecimento de nada adianta, pois a vibração do lugar e o equilíbrio dos médiuns é o que realmente importa. É como cantar um ponto sem uma Corrente Mediúnica adequada...
O atendimento possui sua força quando os médiuns desenvolvem a sua mediunidade devidamente. Por isso, incorporar sem preparo e sem orientação é como abrir uma porta rumo ao desconhecido... E o desconhecido é um mundo vasto!

Exemplos de pontos riscados:

Exemplo de pontos cantados:
(Existem algumas variações no ponto, dependendo a região do Brasil.)