terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Senhor Exu Tranca Ruas das Almas

"Exu que é Exu trabalha e não enrola..."

O Exu Tranca Ruas é um dos Guardiões mais conhecidos e cultuados dentro da Umbanda Sagrada. Ele também é um dos mais "comentados" fora das Giras.
Sempre se canta pra ele na abertura de um trabalho... Porque é ele que tranca e destranca um lugar, um caminho ou uma situação.
O Exu Tranca Ruas das Almas trabalha nas Linhas de Ogun e de Omulu... Nos trabalhos de esquerda ele é sempre solicitado para fazer "puxadas". E como ele mesmo diz: "Sou bom em tirar o mal do couro dos outros!"
Esse Exu, em particular, viveu no Brasil Colônia e foi um Senhor Feudal, dono de muitas terras e muitos escravos. Enriqueceu muito, conheceu o bem e o mal de perto e viveu muitos anos. Ao desencarnar, o bem era sua soma de méritos de muitas vidas e o mal representava sua dívida com a Humanidade naquele momento. Quis pagar... Pediu para ser um servo daqueles a quem perseguiu. E assim foi... Por isso, tornou-se um Exu.
Hoje ele é respeitado e honrado... Afinal, cumpriu seu dever e pode seguir a sua jornada evolutiva. Ele, porém, preferiu ficar trabalhando como Exu, para continuar servindo à Umbanda e à todos que dele necessitarem...
Segundo ele, Exu não tem nome, Exu não tem história, Exu apenas faz! Mas, se Exu dá um nome é porque ele confia... Então, jamais desmereça um Exu, pois ele sabe cobrar! É assim Exu: muitas vezes temido, muitas vezes aclamado, mas, sempre necessário...