sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Missão de Exu não é fácil...

E disse Olorun ao criar Exu: "Meu filho, você será o mais livre de todos os Orixás, será o mais humano e o mais mundano, será o mais aclamado e o mais odiado... Ainda, assim, aceita essa tarefa?"
"Sim, meu Pai." - respondeu Exu.

E veio Exu ao mundo terreno e ali fez sua morada...
Sua missão era testar e observar os homens e auxiliá-los em tarefas diversas, mas Exu foi confundido.
Acharam que Exu fosse o Diabo, pois a Terra era um caos de religiões. Enquanto alguns o aclamaram, outros o odiaram. Até o expulsaram e não o compreenderam!
Exu, por fim, se fez ouvir e provou o seu valor. Hoje, alguns compreendem e aceitam Exu. Mas, nem todos o entendem...
Ainda existem aqueles que lhe pedem favores diversos e lhe cobram servidão. Também existem aqueles que desmerecem Exu, como um simples servo do acaso. Enfim, Exu é o que Zambi disse...
Exu é a base de toda religião. Exu é a pedra fundamental. A Umbanda e todas as religiões não existem sem Exu, mesmo que não lhe deem esse nome.
Exu é o alicerce que apoia e que firma o caminho dos demais Orixás, Deuses e Santos nos trabalhos de propagação da fé. Ele é o Guardião de todos os Caminhos!
Exu pode ser amigo, Exu pode ser inimigo. Exu pode fazer valer a Lei. Exu pode cobrar o preço. Exu tem o direito da primeira oferta. Esse é o seu mérito.
Quem trabalha na Umbanda e desconhece Exu, desconhece o verdadeiro valor da Umbanda. Porque quem guarda a casa e seus afiliados é Exu.
Exu pode ser odiado, maltratado, perseguido e escorraçado; mas não pode ser extinto. Exu é o contraposto da criação; é o equilíbrio da ação; é a vontade do Criador agindo no meio humano.
E até aquele que não o quer, o tem por perto. Exu protege mesmo quem o odeia! Exu só se afasta se o Pai lhe pedir...
Mesmo que o expulsem, ele dará risadas e dirá: "Sou Exu, não podem me afastar! Essa é minha Lei!"
"Sou Exu, trabalho no canto...
Quando canto, desmancho quebranto!"