quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Todos os dias são de Zambi...


Todos os dias são dias de Zambi (Deus)... Por mais que tenha um dia determinado para cada Orixá, Entidade ou Guia, é importante sabermos que o Pai de Todos os Orixás (Zambi/Olorun) deve ser respeitado todos os dias... Porque não há trabalho de Umbanda sem a Proteção do Pai de Todos!
Assim como o Pai deve estar presente em todo os momentos da vida dos Umbandistas, da mesma forma, a Mãe deve ser lembrada... Pois, não existe filho sem Pai ou sem Mãe. Por isso, em todos os Altares, de todos os Congás Umbandistas, deve estar presente a imagem do Espírito Santo (Orunmilá/Ifá), a imagem de Jesus (Oxalá) e a imagem de Nossa Senhora (Iemanjá/Oxum). Pois, não há Umbanda sem Jesus e sem Maria!
A Santíssima Trindade (Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo) representa a Tríade Umbandista, presente nas Entidades dos Pretos-Velhos, dos Caboclos e dos Ibejis. Ou seja, o ser mais velho, o ser adulto e o ser criança... Ou ainda, a morte, a vida e o nascimento. Esse é o Fundamento do Ensinamento Ancestral!
A Vida é uma Continuidade que se repete, em um Ciclo Constante de Encarnações e Reencarnações. Nas histórias de todas as Entidades que se apresentam no Terreiro, existem muitos exemplos de Vida que confirmam a Continuidade da Vida. Em cada História, cada Entidade tenta mostrar pelo exemplo, o que pode acontecer à cada um...
Durante os Trabalhos de Gira, as Entidades, na forma de Guias Espirituais, procuram ensinar aos Médiuns e aos assistidos a importância do respeito mútuo. Pois, assim como os Ibejis, todos já foram crianças um dia... Assim como os Caboclos, todos poderão se tornar adultos. E assim como os Pretos-Velhos, todos poderão envelhecer!
Dessa forma, a Trindade, possui muito mais significado do que apenas o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Pois, a Trindade representa também: o Espírito, o Corpo e a Alma. E cada um de nós possui a Trindade em si mesmo. Mesmo aqueles que negam a sua Essência Divina e que blasfemam contra o Criador, ainda assim, possuem o Espírito em si mesmos... Pois, são uma manifestação do Criador!
E é isso o que as Lendas do Candomblé nos ensinam quando comparam Zambi à Deus, Oxalá à Jesus e Ifá ao Espírito Santo. Ou então, quando apresentam os Pretos-Velhos como Entidades de Espíritos Velhos, Caboclos como Entidades de Espíritos Adultos e Ibejis como Entidades de Espíritos Infantis. Pois, o Pilar da Umbanda é de fato a Tríade Umbandista: Pretos-Velhos, Caboclos e Ibejis.
Precisamos respeitar os Primeiros Ensinamentos da Umbanda, porque foram eles que fundamentaram toda a Umbanda até agora... Também é preciso reconhecer a Hierarquia Espiritual que existe em toda a Égide Umbandista. Ou seja, é preciso respeitar a Lei!
Umbandista que desrespeita esse Fundamento, jamais poderá ser chamado de Umbandista! Porque a Umbanda tem fundamento e é preciso respeitar...