segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Algumas considerações de Pai José de Aruanda.

"Qual é a base da Umbanda, meu filho? A humildade, a fraternidade e a caridade. Sem humildade você não serve ao seu irmão; sem fraternidade, você não comparece aos trabalhos e sem caridade você não pode pertencer a Umbanda Sagrada, meu filho!"

"Tudo na Umbanda se baseia na Trindade, meu filho. Sempre três. Um exemplo: você atendendo, seu guia "incorporado à você" e o consulente que conversa com você. E se o trabalho é muito pesado, seu guia chama reforço e mais dois assistentes espirituais ficarão junto a você. É a Trindade, meu filho. Porque Zambi (Deus) é Trindade!"

"Umbanda é trabalho sério! É dedicação, paz, amor e benevolência! Pertencer a Umbanda significa: servir ao próximo! Por isso, quem tira proveito da Umbanda, não sabe o que é a verdadeira Umbanda."

"Na Umbanda, meu filho, ou "se vai pela dor ou se vai pelo amor". O que quer dizer isso? Que se você foge do propósito de sua Missão de Vida, seu Espírito (seu Eu Superior) vai lembrá-lo disso, lhe puxando a orelha de alguma maneira, para acordá-lo! E nessa tarefa, de acordá-lo, se juntam os Guias e os Mentores Espirituais. Mas, claro, existe o livre-arbítrio e você, cumpre sua missão, se quiser... Mas, depois, não adianta se arrepender!"

"Quem é de Umbanda é de Umbanda, quem é de Candomblé é de Candomblé, quem é de Kimbanda é de Kimbanda e assim por diante... Não devemos discutir a religião ou misturar seus conceitos, devemos entendê-los e aceitá-los. Respeito, meu filho, respeito, sempre em primeiro lugar. Quem respeita, não agride seu irmão, não importa a religião."

"Existem outras religiões, sim, e cada uma possui suas regras. Sempre devemos nos adaptar às regras de cada lugar. Se eu não me adapto às regras daquele lugar, então, eu não pertenço àquele lugar!"

"Médium que é médium, não trabalha sozinho. Não existe trabalho solitário. O trabalho sempre é uma união de muitos. Por isso, o médium tem que pertencer a uma casa. Existe sim, aqueles que possuem missão solitária, como os benzedores, mas é a missão deles e da família deles."

"Meu filho, PACIÊNCIA! O meu filho não sabe que nesta Terra nós viemos treinar a paciência??? Aqui ninguém veio a passeio... Todos têm problemas! Por isso, meu filho: Paciência! A Espiritualidade não pode ajudar somente você e prejudicar o outro. Tudo está interligado. E para mover uma coisa apenas, todas as outras serão movidas também. O Universo sempre trabalha em prol da maioria."