segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Pombagira Maria Mulambo das Almas


A sua história foi a mais triste que eu ouvi... E nunca mais esqueci! Ela me contou essa história no final de 1993 e no começo de 1994 eu a transcrevi e guardei... Agora, quase vinte anos depois, eu a publico.

Ela era filha de um fazendeiro muito rico. Seu pai era tido na época como o Rei do Café. Uma moça bonita e prometida em casamento mas, apaixonou-se por um dos peões da fazenda. Amaram-se, entregaram-se e viveram esse amor. Ela fugiu com ele. Seu pai os perseguiu...
Mudaram-se muitas vezes, mas não foi possível esconder-se pra sempre. O pai possuía dinheiro e sede de vingança. Contratou jagunços, que os acharam... Violentaram-na muitas vezes, mataram o peão vagarosamente e cruelmente na sua frente. Ela estava grávida e perdeu o filho.
Acordou horas depois em um cemitério. Pensou em se matar, mas acreditava em Deus e não podia tirar a própria vida. Precisava sobreviver... Procurou emprego, mas não lhe deram. Procurou um prostíbulo, mas não a aceitaram, pois seu estado estava deplorável. Teve que mendigar para comer...
Sobreviveu a custa de muita dor e sofrimento, lembrando todos os dias de seu amado e de seu filho. Viveu dez anos dessa maneira... A única coisa de bom que possuía eram seus dentes saudáveis que vendeu um a um para sobreviver.
Quando já não possuía mais forças para lutar uma senhora bondosa lhe ofereceu abrigo, mas já estava muito doente, debilitada e enfraquecida. Sobreviveu umas poucas semanas e morreu.
Ao chegar do outro lado foi recebida no Hospital Espiritual de Maria, onde foi tratada e se recuperou... Viu o trabalho realizado pelos Socorristas e quis ajudar... Mas, também quis entender o que lhe aconteceu. Descobriu que seu pai já havia sido seu marido numa vida anterior e que a mantinha trancada.
Não guardou mágoas ou rancor... Apenas quis seguir trabalhando no Plano Espiritual. Pediu a Providência Divina que a aceitasse como falangeira, para atender aos mendigos e desvalidos, às mulheres que amaram e sofreram, aos que vivem a dor da solidão. E é assim que ela trabalha...
Ela serve à Mãe Maria, por isso carrega o nome Maria. Mulambo é o nome de sua Falange - significa farrapo, em bantu... E como ela é responsável por recolher os espíritos, recebe a proteção das Almas.
Quando a conheci, ela me disse uma frase que me marcou profundamente: "Nunca diga que pior do que está não pode ficar, porque às vezes piora e não sabemos porquê..." É difícil aceitar que uma situação pode piorar, além do que já está... Mas, temos que entender que diversos fatores comandam a vida. E todos estamos sujeitos às ações do Universo.


Uma observação final:
Essa frase pode parecer pessimista... Mas ela é, na verdade, realista! Quando a Pombagira Maria Mulambo proferiu essa frase em uma consulta, ela estava se referindo à todos os acontecimentos que estavam por vir... Ela também se referia ao fato de que muitos inocentes são atingidos pelas maldades dos outros. Então, em um primeiro momento, essa frase pode impactar, mas ela revela a verdade dos fatos como eles são... E quem melhor do que a Pombagira Maria Mulambo das Almas, para reconhecer acontecimentos ruins? Ela que viveu as piores dores que um ser humano pode suportar... Ela sabe muito bem o que é sofrer! E por isso, sofre pelos outros também!