O Povo das Águas representa um dos maiores Grupos de Trabalhadores Espirituais, pois, nele estão contidos todos os Habitantes das Águas e todos os Viajantes das Águas.
Ou seja, todos aqueles que se locomovem sobre as Águas, que moram em habitações nas Águas ou que vivem nas profundezas das Águas, representam o Povo das Águas.
Isso quer dizer que, o Povo das Águas contém a Linha das Águas, assim como a Linha das Águas contém o Povo das Águas. A diferença entre o Povo das Águas e a Linha das Águas está em como a Entidade desenvolve o seu trabalho...
Primeiramente, precisamos entender a diferença entre Povo e Linha. O Povo mora, vive ou trabalha em qualquer lugar onde existe Água, ou seja, não importa a sua origem, a sua descendência ou a sua Nação. E todo Povo contém a sua Linha de atuação... A Linha indica o Comando de Trabalho.
Por exemplo, um Caboclo que trabalha na Linha das Águas, também pode auxiliar outras Linhas de atuação e nem por isso deixa de pertencer à Linha das Águas. No Comando da Linha das Águas temos Iemanjá que, juntamente com Oxum, assume a função de "Mãe d'Água".
Uma Entidade que pertence ao Povo das Águas, normalmente desenvolve seu trabalho com a Água. Quer dizer, essa Entidade utiliza a água em suas manifestações ou em suas ações. Dessa forma, a sua energia de cura se expande...
As Entidades que trabalham com o Povo das Águas podem se apresentar em várias Nações: Umbanda, Candomblé, Encantaria, Catimbó, Terecô, Jurema, etc. Trabalhando para o Povo das Águas temos: os Encantados, os Caboclos e os Marinheiros.
Os Encantados das Águas representam todos os Seres que vivem dentro das Águas, podendo ser em: Oceanos, Rios, Açudes, Lagos, Lagoas, Lagunas, Nascentes, Geleiras, etc... São eles: Ninfas, Sereias, Tritões, etc.
Os Marinheiros representam todos os Trabalhadores das Águas, ou seja, todos aqueles que retiram o seu sustento utilizando embarcações que navegam as Águas ou apetrechos de pesca.
Enquanto os Marinheiros vivem sobre as Águas, os Encantados vivem dentro das Águas ou sob as Águas. Já os Caboclos da Linha das Águas convivem em espaços que contêm Água, sem estar necessariamente dentro das Águas.
Trabalhando na Falange dos Caboclos da Linha das Águas, podemos citar: o Caboclo Cobra d'Água, Caboclo do Rio, Caboclo do Mar, Caboclo da Praia, Caboclo Sete Ondas, Cabocla do Rio, Cabocla da Praia, Cabocla Indaiá, Cabocla Jandira, etc.
Aqui cabe uma observação: o Caboclo d'Água é um Encantado, assim, como as Caboclas Janaína e Yara. Por isso, essas Entidades podem trabalhar com o Povo das Águas e com a Linha das Águas.
Isso quer dizer, que eles atuam na Linha das Águas da Umbanda Sagrada, mas podem se apresentar em qualquer Nação para trabalhar... Por isso, é comum vê-los: no Terecô, na Encantaria, no Catimbó, na Jurema Sagrada, no Tambor de Mina, na Pajelança, no Omolocô, entre tantas outras Crenças Sagradas.
Uma curiosidade final: Na Navegação (ou Náutica), a Linha de Água, Linha d'Água ou Linha de Flutuação, consiste numa Linha que separa a parte imersa da parte emersa do navio. Dessa forma, entende-se por "Náutica" toda a atividade de Navegação desenvolvida em embarcações, que se deslocam sob ou sobre as Águas (paradas ou correntes), sejam elas: fluviais, lacustres, marítimas, oceânicas, etc.