As Divindades das Águas são Seres muito especiais, porque podem habitar qualquer Reino Aquático. Elas são reconhecidas como "Naê" (Mãe das Águas). Uma Naê pode se apresentar com aspecto feminino e aparência de uma Sereia, com cauda de peixe ou de serpente.
As Naês são reconhecidas como Voduns Femininos da Nação Jeje Mahi e estão relacionadas às Togbosi, como uma Azili... A Azili Togbosi pode ser tanto uma Mãe da Água Doce, quanto uma Mãe da Água Salgada, pois tudo depende do seu "hùn in" (nome secreto).
As Naês são tão importantes para os Cultos Ancestrais, que muitas Nações as reverenciam com o maior respeito! Porque não há Nação sem Naê... Pois, toda Naê é uma Iya Omi (Mãe das Águas).
As Águas possuem muitos Reinos e em cada Reino das Águas as Naês possuem uma missão diferente... Mas, a principal missão de toda Naê é proteger o Ciclo da Vida, porque a Vida na Terra depende de todos os Seres Vivos!
Como as Naês pertencem à muitos Reinos, elas podem assumir a aparência ou o tamanho que desejarem... Por isso, cada pessoa que vê uma Naê, a descreve com características bem divergentes.
Em nosso Planeta, vemos tantas tragédias e tantas catástrofes envolvendo as Águas, e ficamos sem entender porque tantas calamidades estão acontecendo a todo momento... Precisamos compreender que as Naês estão tentando alertar o Ser Humano sobre a importância da Vida.
Uma Naê é, antes de mais nada uma Mãe, e como Mãe muito amorosa, ela quer proteger e assegurar a sobrevivência dos seus "Filhos das Águas".