Brecha é uma pequena abertura por onde se permite visualizar alguma coisa. Pode ser também uma rachadura, uma fenda ou um rasgo em qualquer estrutura, que possibilita vazar, retirar, ou trespassar algo...
Mas, o que "brecha" tem a ver com o Umbandista? Infelizmente, tem tudo a ver... Não apenas com o Umbandista, mas com todo aquele que trabalha com a Espiritualidade!
Toda pessoa que tem uma missão a cumprir com o Mundo Espiritual, pode sofrer Ataques Espirituais ou de outra natureza qualquer... Pois, os Maus Espíritos ou Obsessores, estão sempre atentos! E ao menor sinal de fraqueza, eles atacam!
Por isso, se realizam tantos Boris e Amacis, tantas Defumações e tantas Firmezas... Além de outros recursos, como: Pontos Riscados e Pontos Cantados. Tudo isso para evitar as Brechas e impedir os Ataques Espirituais.
O Desenvolvimento Espiritual e a Feitura de Santo desempenham, principalmente, esse papel fundamental junto à vida do Médium: o de protegê-lo constantemente e permanentemente contra qualquer Ataque.
O Terreiro, a Roça, o Templo, a Igreja, etc, faz a sua parte... Entretanto, cabe a cada um também fazer por onde... Porque de nada adianta o Dirigente Espiritual se preocupar com o Médium e defendê-lo, se ele próprio não faz isso!
Por isso, não abra brechas! Não baixe a sua guarda... Não se ache melhor ou maior que os outros, porque essa é a pior brecha! E cuidado quando você desmerece qualquer pessoa, porque essa também é outra brecha...
Podemos citar várias brechas que os Médiuns sempre abrem, quando se acham melhores que os outros: a raiva, o ódio, a vingança, a soberba, o orgulho, o descaso, a mistificação, etc, etc, etc...
Quando o Médium se descuida e abre uma brecha, ocorre o ataque e o Médium cambaleia... Então, imediatamente já pensa: "Olha, estão me atacando! Alguém está fazendo alguma coisa contra mim!" Mas, muitas vezes, é apenas uma brecha...
A principal diferença entre um ataque de verdade e uma brecha, está na situação! Normalmente, os ataques ocorrem quando o Médium vivencia uma boa situação, onde tudo parece bem... Já as brechas, ocorrem quando o Médium está mal, cheio de problemas ou com situações delicadas para resolver... E o próprio Médium sabe disso... Mas, ignora os sinais!
Por isso, o Dirigente Espiritual está sempre "puxando a orelha", alertando o Médium e pedindo atenção com a Casa, com os Guias, com os afazeres, etc. O problema é que a maioria dos Médiuns entra na Casa cheio de energia e relaxa depois de um tempo, baixando a guarda e abrindo brechas.
Tipo assim: o Médium não colabora mais com as despesas da Casa; promete ajudar, mas sempre tem uma desculpa; está sempre reclamando dos horários ou dos compromissos; cobra do Dirigente que dê conta de seus problemas pessoais; evita cumprir suas obrigações; etc.
Infelizmente e tristemente, são poucos os Médiuns que permanecem firmes no propósito de participar e ajudar a sua Casa a progredir... A grande maioria desiste no primeiro obstáculo ou na primeira cobrança!
O maior problema nisso tudo, é que o Dirigente Espiritual nunca pode desistir... Pois, não importa a dificuldade ou a questão, ele precisa estar lá disponível, firme e fortalecido!
Portanto, minha gente, vamos valorizar a dedicação dos Bons Líderes Espirituais! Porque graças à eles, muita gente está protegida, amparada e sem brechas!