segunda-feira, 15 de maio de 2023

Uma história sobre o Senhor Exu do Lodo...


A primeira Entidade que eu conheci em um Trabalho de Terreiro, foi o Senhor Exu do Lodo. Era o ano de 1991 e o Terreiro era de Kimbanda. A Mãe de Santo que comandava o Terreiro se chamava Tia Carmem.
O Senhor Exu do Lodo incorporava em um rapaz que era um Médico Veterinário. Coincidência ou não, o Senhor Exu do Lodo possui intensa ligação com a Medicina e com a Cura... Pois, em Vidas Passadas ele já foi Médico!
Durante o Atendimento lembro que ele rastejava no chão aos pés do Consulente, baforando a fumaça do charuto nas pernas da pessoa... Em seguida, ele bebia uns goles de sua bebida e depois aspergia com a boca ao redor da pessoa. Enquanto atendia, não dizia nada... Depois perguntava: "Você viu as larvas no chão?" Esse era seu atendimento e sua limpeza. Ele era bastante requisitado e a pessoa sempre voltava com um agrado: charutos e bebida de qualidade.
Na época eu tinha um amigo que, assim como eu, também tinha mediunidade e também andava perdido... Encontrei ele anos mais tarde e ele ainda frequentava o mesmo lugar, pois continuava morando na mesma Cidade. A Tia Carmem, infelizmente já havia falecido e eu segui por outros caminhos, porque minha missão era outra...
Hoje, mais de 30 anos depois, me lembrei dessa História e do Senhor Exu do Lodo e de como ele curava "coisas" que ninguém conseguia curar... Talvez porque a carga era muito pesada ou, talvez, porque ninguém imaginava o que tinha de verdade!
Na época não existia celular, Internet, Blog ou qualquer outra coisa parecida... E se me falassem que hoje eu estaria escrevendo essa História, com certeza, eu pensaria que isso era uma loucura!
Lembro que as Reuniões de Terreiro ocorriam na Garagem da Casa da Tia Carmem. Era uma Garagem Grande, de madeira envernizada, fechada e com duas portas enormes. As reuniões naquela época eram feitas em locais fechados e resguardados dos olhos curiosos.
Quando nos reuníamos, éramos um grupo de pessoas com aparências bem distintas e com vidas bem diferentes. Cada um tinha seus próprios problemas e dificuldades para enfrentar, mas todos se respeitavam...
Lembro que nessa época minha mãe deixou de falar comigo por causa disso... E eu até saí de Casa. Só voltei meses depois porque ela ficou me esperando na saída da Faculdade. Inclusive, eu trabalhava o dia inteiro, estudava à noite e nos finais de semana ia pro Terreiro. 
Aqui quero até fazer um parênteses... Quando tive que sair de Casa, quem me acolheu foi justamente o rapaz que era Veterinário e sua esposa. Eu fui morar com eles... E eles nem me conheciam direito! Simplesmente me acolheram, porque éramos "da Macumba".
Pra terminar, quero dizer que o Senhor Exu do Lodo é uma Entidade bastante discreta em suas manifestações... E o único barulho que ele costuma emitir é um urro bem forte, quando deseja espantar os Espíritos Obsessores. Também é importante ressaltar que, essa Entidade trabalha limpando as pessoas das imundícies astrais...
Uma outra observação que quero compartilhar é que quando terminei meus estudos, precisei buscar formação no Candomblé, então me mudei para a Bahia, mais precisamente, para o Recôncavo Baiano. Aqui quero abrir um outro parênteses, pois há uma coincidência entre as duas Mães que me acolheram espiritualmente: as duas eram filhas de Yansã.
Enfim, sempre respeitei muito o Senhor Exu do Lodo, porque sei de sua missão como Guardião das  Impurezas Humanas. Pois, é ele que limpa os Espíritos de suas mazelas espirituais!