Òrìsà-Nlá é
primeiro Òrìsà nascido de Olódùmarè, uma transmutação Dele
Próprio e de Seu Poder Criador. Òrìsà-Nlá é o maior Òrìsà dos Yorubás. Ele também é chamado de Obàtálá. Seu nome significa "O Grande, O Arquidivino". Ele é reconhecido como o Pai de todos os outros Òrìsàs.
De acordo com a tradição
oral, Òrìsà-Nlá é muito antigo... Tão antigo que é impossível divulgar uma data! Ele foi o primeiro Ser formado como a imagem e o símbolo de Olódùmarè na Terra. Olódùmarè também chamado de Ọlọrun ou Zambi.
A
teologia Yorubá o chama de "A Transmutação de
Olódùmarè" (Igbákejì Olódùmarè). Igbákejì Olódùmarè é um Oríkì, considerado um Título de Louvor e
significa "A Segunda Pessoa de Deus", pois, Ele é o seu representante no Aye (Terra).
Outra palavra ou Título de Obatalá é Ìbìkejì, usada com o mesmo
significado de Àkóbí... Ìbìkejì, porém, não tem o mesmo significado do título Àkóbí; pois, enquanto Ìbìkejì significa "representante", e pode
ser atribuído a outras divindades, o título Àkóbí significa "Mestre" e é único, pertencendo apenas à Obàtálá.
Por isso, a posição hierárquica de Obàtálá é incontestável, e está claramente evidenciada na Gênese Yorubá e em todas as outras histórias ou Lendas Africanas. Obàtálá é tão grande e poderoso, que sua palavra transforma-se, imediatamente, em realidade!
Oxalá (Òrìsà-Nla), também chamado de Obatalá (Obàtálá), é o Criador da Humanidade, na Mitologia Yorubá. Ele foi o primeiro Orixá criado por Olodumarê, sendo o próprio Oxalufan, Grande Orixá "Rei dos Panos Brancos", ou o "Dono de Todo Branco".
Obatalá é o Orixá responsável por moldar os Corpos Humanos, para depois receberem o sopro divino "emi" de Olódùmarè. Por isso, Ele é o Senhor dos Vivos, pois preside o nascimento... Ele também representa as massas de ar, as águas frias e imóveis do começo dos tempos.
Obatalá deu a palavra ao homem; por isso, durante as suas Festas não se fala... Em uma Feitura, para se honrar Obatalá, deve-se manter silêncio por um longo período, que pode durar até três semanas ou mais... Obatalá é o Senhor do Silêncio, pois a palavra é Dele!
O Mito da Criação...
Obatalá recebeu de Olodumarê a tarefa de povoar a Terra (Aye), mas se embebedou com Vinho de Palma e dormiu por muito tempo... Quando acordou, percebeu que havia perdido o material que seu Pai Olodumarê havia lhe dado de presente. Então, retornou ao Pai e retomou sua tarefa...
Para criar a Humanidade, Oxalá que é Obatalá, pegou o Saco da Criação contendo uma longa corrente de ouro, uma concha de caracol cheia de areia, uma Galinha-d'Angola, um gato preto e uma Semente de Palmeira.
Do Alto Orun, ele desceu até a Fonte das Correntes de Águas... Então, soltou a galinha que espalhou a areia da Concha de Caracol, dando a forma aos relevos, continentes e montes. Depois, plantou a Semente da Palmeira e criou Florestas.
Enquanto Obatalá trabalhava contente em sua tarefa, recebeu ajuda de Nanã, que lhe ofertou água e barro para criar os Seres Humanos. Mas, durante esse processo, novamente ficou bêbado com muito Vinho de Palma, e acabou criando alguns Seres Humanos com certas deficiências.
Quando ficou sóbrio, Obatalá percebeu o que fez... Então, jurou nunca mais beber e passou a proteger as pessoas com deficiência. Obtendo sucesso a partir daí, a Humanidade foi criada por Oxalá/Obatalá e recebeu o seu Axé (Àṣẹ).
Oríkìs de Obàtálá:
- OLUWA AYE - Senhor de Toda a Terra.
- ALABASHE - Aquele que tem Autoridade Divina.
- BABA ARUGBO - Velho Mestre ou Velho Pai.
- BABA ARAYE - Pai/Mestre de todos os Humanos.
- ORINXALÁ - O Grande Arquiteto ou a Divindade da Arquitetura.
- OLUFE - Senhor Rei de Ifé.
- OSEREMAGBO - Senhor do Reino de Ugbo.
*Uma parte desse texto foi extraído do seguinte documento: "Obatalá e a Criação do Mundo Iorubá". As outras partes foram extraídas de outras Fontes Bibliográficas e Documentos diversos.