quarta-feira, 17 de maio de 2023

Essa Entidade existe?


Há alguns dias recebemos uma questão em nosso e-mail, que nos deixou intrigados... Uma pessoa questionando sobre o "Caboclo Jupiara". Ora, o Caboclo na verdade é uma Cabocla, pois, Jupiara como todo Umbandista bem sabe, é um nome feminino. E está bem expresso no Desenvolvimento das Linhas e na apresentação das Falanges (como mostram as figuras no final da Postagem)...
Um Caboclo pode incorporar em uma pessoa do sexo feminino, bem como, uma Cabocla pode incorporar em uma pessoa do sexo masculino. Assim como ocorre com os Exus e com as Pombagiras. E isso não interfere na sexualidade da pessoa ou da Entidade. Visto que os Espíritos não analisam essas coisas e nem se prendem a questões Terrenas...
Portanto, pode haver uma Cabocla Jupiara incorporando em um homem, sem problemas... Por isso, existem os Pontos Riscados de cada Falangeiro, e até mesmo a sabatina ou o teste que o Chefe de Terreiro realiza com o médium e com a Entidade, para saber se a mesma está correta em sua apresentação.
Para evitar embustes, obsessões e até possessões, é que todo Dirigente Espiritual procura ser rigoroso com seus médiuns e, até mesmo, com as Entidades que se apresentam no Terreiro para trabalhar... Pois, assim como não existe Padre, Pastor, Rabino ou Monge sem formação, também não existe Babalorixá ou Ialorixá sem a devida preparação.
A pessoa que nos escreveu afirmou que existe o "Caboclo Jupiara" já que a música abaixo fala sobre isso... Mas, a Música é uma apresentação de toda uma Tribo, de uma Aldeia e, consequentemente, do Povo das Matas, por isso não há concordância gramatical, apenas há uma rima...

Linha de Caboclo
Canção de Maria Bethânia (Álbum Encanteria)
Compositor: Paulo César Pinheiro e Pedro Amorim

Já chegou a hora
Quem lá no Mato mora
É que vai agora se apresentar
No chão do Terreiro
A flecha do Seu Flecheiro
Foi que primeiro zuniu no ar

Vi Seu Aimoré
Seu Coral, vi Seu Guiné
Vi Seu Jaguará, Seu Araranguá
Tupaíba eu vi
Seu Tupã, vi Seu Tupi
Seu Tupiraci, Seu Tupinambá

Vi Seu Pedra-Preta se anunciar
Seu Rompe-Mato
Seu Sete-Flechas
Vi Seu Ventania me assoviar
Seu Vence Demandas eu vi dançar
Benzeu meu patuá

Vi Seu Pena-Branca rodopiar
Seu Mata-Virgem, 
Seu Sete-Estrelas,
Vi Seu Vira-Mundo me abençoar
Vi toda a Falange do Jurema
Dentro do meu Gongá

Seu Ubirajara trouxe Seu Jupiara
E Seu Tupiara pra confirmar
Linha de Caboclo, 
Diz Seu Arranca-Toco
Um é irmão do outro quem vem lá

Com berloque e jóia
Vi Seu Araribóia
Com Seu Jibóia beirando o mar
Com cocar, borduna
Chegou Seu Grajaúna
Que Baraúna mandou chamar

Vi Seu Pedra-Branca se aproximar
Seu Folha-Verde, Seu Serra-Negra
Seu Sete-Pedreiras eu vi rolar
Seu Cachoeirinha ouvi cantar
Seu Girassol girar

Vi Seu Boiadeiro me cavalgar
Seu Treme-Terra, Seu Tira-Teima,
Seu Ogum-das-Matas me alumiar
Vi toda a Nação se manifestar
Dentro do meu Congá

A Canção "Linha de Caboclo" é uma Música e, como toda Música, tem Licença Poética para rimar... Por isso, muitas palavras não seguem a ortografia padrão. Dessa forma, existem Canções, Músicas e Pontos Cantados com diferenças de pronúncia, de escrita, etc. Mas, são apenas formas de manifestação da linguagem cantada.
Inclusive, na Canção acima, os nomes compostos são separados por hífen... Mas, hoje em dia, a maioria desses nomes escreve-se sem o hífen. Alguns nomes que foram escritos com acento agudo, atualmente escrevem-se sem o acento, como Arariboia, por exemplo... Isso ocorre devido à Nova Ortografia da Língua Portuguesa.
Por isso, quando a letra diz "Falange do" Jurema, está se referindo à Nação da Jurema, ou seja, ao "Tombo da Jurema" que faz parte da Cultura Indígena... Então, a letra não se refere especificamente à "Cabocla Jurema". Mas, sim à toda uma Tribo ou Nação, que são os Juremeiros.
Outra parte da letra que causa confusão é quando se escreve "Seu" Jupiara. Todo Umbandista que estudou realmente, sabe que Jupiara é uma Cabocla, pois o nome Jupi + Iara é feminino e refere-se às Plantas que nascem à Beira do Rio... Mas, na canção o pronome "Seu" está se referindo a todo o Grupamento. É como se dissesse "Seu" Grupamento Jupiara. Ou "Seu Povo" Jupiara...
Quando realmente frequentamos um lugar que está trabalhando dentro da Lei, conseguimos observar corretamente as manifestações das Entidades, porque prestamos atenção aos Pontos Cantados, aos Pontos Riscados e aos gestos similares de todas as Entidades da mesma Falange. E assim evitamos confusão... Por isso, é tão importante se preparar!
Veja, nos diagramas abaixo, temos todos os cruzamentos com os nomes de todas as Entidades que comandam as Falanges, tanto de Direita, quanto de Esquerda. Essas figuras fazem parte das Apostilas de Estudo da Teologia Umbandista.