sábado, 1 de junho de 2013

Santo Antônio de Pádua


Hoje inicia-se o Responsório de Santo Antônio, rezando-se por 13 dias até o Dia de comemoração do Santo, conhecida como Trezena.
O Responso de Santo Antônio é uma oração muito utilizada para encontrar objetos perdidos ou pessoas desaparecidas. Mas, com o tempo, passou a ser utilizado também para "encontrar" casamento.
Em alguns lugares do Brasil, Santo Antônio sincretiza com Ogun e, em outros, com Exu. Isso ocorre por causa de cada Nação Africana, que regia os escravos da região, bem como, a influência da Cultura local sobre a situação escravagista.
De qualquer forma, Santo Antônio é um dos alicerces da Umbanda Sagrada e um dos Santos mais venerados da Igreja Católica... Santo Antônio de Pádua também é conhecido como Santo Antônio de Lisboa, devido ao seu local de nascimento (Lisboa) e de vivência (Pádua).
Santo Antônio viveu entre os séculos XII e XIII, entre Portugal e Itália. Além de ser teólogo, ele era um taumaturgo e um filósofo inteligentíssimo. Por isso, é tido como o "Doutor da Igreja".
A imagem do Santo costuma ser retratada com o Menino Jesus nos braços. Segundo contam, a história de Santo Antônio com o Menino Jesus surgiu, porque muitos quando o "expiavam" viam Maria lhe entregando o Menino Jesus...
Conta uma lenda antiga, que uma devota de Santo Antônio mergulhou o Santo de cabeça para baixo na água, tirou o Menino Jesus de seus braços, trancou o Santo dentro do armário e nada do Santo lhe arranjar um marido. Furiosa com o Santo, ela atirou-o pela janela. De repente alguém lhe bateu à porta e perguntou-lhe: "Por acaso esse Santo lhe pertence? Ele caiu de sua janela?" Era um jovem segurando a imagem do Bendito Santo Antônio. Bom, resultado: os dois se casaram!
Também existe um outro "causo", bem antigo, que narra a história de uma moça que se interessou por um rapaz já casado e com esposa grávida. Ela enterrou o Santo Antônio no cemitério e disse: "Se você não me trouxer o fulano em 3 dias, vai apodrecer embaixo dessa terra!" Resultado: o rapaz sofreu um acidente, faleceu e 3 dias depois estava sendo velado no mesmo cemitério daquela cidade.
Portanto, minha gente, já diz o ditado: "O Santo dá e o Santo tira!" Tem muita gente mexendo com aquilo que não conhece e brincando de aprendiz de feiticeiro. É melhor não mexermos, se não sabemos o que estamos fazendo. Precisamos ter esclarecimento e discernimento para saber como mexer com as "coisas de santo". Bom, isso foi apenas um alerta...
Agora, se a sua intenção é correta e se você tem certeza do seu pedido, vá em frente... Peça ao Santo, que ele lhe ajudará no que for preciso!
Para quem quiser rezar o Responsório, deve-se fazer o seguinte: acender uma vela cada dia (ou usar a mesma vela apagando-a ao final da oração e deixando-a queimar até o final no último dia); e durante 13 dias, no mesmo horário, rezar a seguinte oração:

RESPONSÓRIO DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Se milagres desejais
Contra os males e o demônio
Recorrei a Santo Antônio
E não falhareis jamais

Pela sua interseção
foje a peste o erro a morte
Quem é fraco fica forte
mesmo o enfermo fica são

Rompem-se as mais vis prisões
recupera-se o perdido
Cede o mar embravecido
no maior dos furacões

Penas mil e humanos ais
se moderam, se retiram
Isto digam os que o viram,
os paduanos e outros mais

Rogai por nós Santo Antônio, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

*Fazer o pedido...

Em seguida, rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria oferecendo a Santo Antônio pela libertação de sua família e por você mesmo.

☆  ☆  ☆  ☆  ☆  ☆  ☆  ☆  ☆  ☆  ☆  ☆  ☆  ☆  ☆  ☆  ☆  ☆  ☆  ☆  ☆  ☆  ☆  ☆  ☆  ☆  ☆  ☆

Na Umbanda Sagrada, Santo Antônio é sincretizado Com Exu. Nas Nações de Candomblé, Santo Antônio sincretiza com Ogun. Essa divergência ocorre devido a distribuição das Nações Africanas pelo Brasil.
As diferentes Etnias se propagaram em diferentes Regiões pelo Brasil e criaram cada qual o seu Culto e a sua Ritualística. Por conta disso, no começo da Prática Religiosa, os sincretismos não se equiparavam...
Atualmente, isso mudou, pois em toda a Umbanda como em outras Nações, existe uma sincronicidade perante os sincretismos. No entanto, ainda ocorre uma divergência ou outra, em alguns casos...