quinta-feira, 30 de maio de 2013

Santa Joana D'Arc...

Uma Obá no Reino da Umbanda!


Comemora-se no dia 30 de maio o Dia de Santa Joana D'Arc. Ela é sincretizada com OBÁ, a primeira esposa de Xangô e irmã mais velha de Yansã. Na Umbanda, Obá não é cultuada diretamente... Mesmo assim, existem Caboclas que fazem referência a sua pessoa.
Em outras Nações, Obá é um Orixá que possui Culto próprio, recebe feitura e tem assentamento. Seus filhos são raros e possuem qualidades bem diversas, pois Obá foi guerreira e, ao mesmo tempo, foi uma esposa fiel e dedicada. O sincretismo com Joana d'Arc ocorre porque a Santa também era guerreira, fiel e dedicada.
Temos que lembrar que Joana d'Arc morreu virgem e foi queimada viva. Ela lutou em nome da liberdade de uma Nação! A jovem Joana d'Arc lutou bravamente por uma Guerra que não era sua... No entanto, moveu inúmeros homens ao seu comando.
Santa Joana D'Arc é Padroeira da França, o Reino pelo qual deu a sua vida. Ela também protege os cativos, os perseguidos, os combalidos e os militares. Joana d'Arc viveu entre os anos de 1412 a 1431... Morreu, portanto, aos dezenove anos!
Uma curiosidade sobre Joana d'Arc é que desde os treze anos ela tinha visões, que lhe diziam o que ela devia fazer para cumprir a sua missão. Em suas visões ela conversava com São Miguel Arcanjo, Santa Margarida e Santa Catarina.
Assim como Joana d'Arc, Obá dedicou-se fielmente ao seu propósito... As duas eram exímias guerreiras e possuíam a mesma qualidade em comum: a dedicação. Por isso, o sincretismo entre as duas se efetivou...

Ficheiro:Albert Lynch - Jeanne d'Arc.jpg – Wikipédia, a ...