segunda-feira, 24 de junho de 2013

Salve todos os Xangôs!

Pin em Asè!Pin on Orisa

Como a Umbanda possui o sincretismo em sua fundamentação, ressaltamos o comando da Linha de Xangô... Além de comandar a Falange do Povo do Oriente, Xangô também direciona o Xamanismo, pois é através dele, que podemos visualizar toda a grandiosidade de nossa Mãe Natureza!
Na Umbanda Sagrada temos o comando dos Xangôs: Abomi, Aganju, Alafim, Kaô, Agojo, Alufan e Agodô; sincretizados com: São Bento, São Pedro, São Paulo, São Jerônimo, São José e São João Batista. A saudação a todos os Xangôs é: Kaô Xangô, Kaô Cabecielê!
Nesse mês de julho celebramos os principais Santos Católicos relacionados ao sincretismo de Xangô. Em 24 de junho temos o dia de São João Batista (Joannes), primo e amigo pessoal de Jesus. João assumiu sua missão já no ventre de sua mãe, por isso ele se mexeu quando Maria visitou sua prima Isabel.
Desde cedo, João Batista assumiu seu amor por Deus e tornou-se um servo fiel e dedicado em sua missão de evangelizador. Por isso, vemos diversas pinturas de São João Batista ainda criança. Xangô no sincretismo com São João Batista comanda as Falanges do Povo do Oriente... Isso se deve ao fato de que ele era Judeu, nasceu e viveu na parte Oriental de Jerusalém.
No dia 29 de junho temos a Festa de dois Santos, que representam as duas colunas da Igreja Católica: Petrus (a Rocha) e Paullus (o Humilde) - São Pedro e São Paulo. Pedro: era Simão, mas Jesus lhe dá o nome de Pedro, que significa ser "pedra".
A pedra na Bíblia significa segurança, solidez e estabilidade. Ele recebe "o poder das chaves" e torna-se "Aquele que responde pelos Doze". Ou seja, São Pedro é quem administra, governa e dirige as responsabilidades da evangelização. A chave simboliza que ele recebeu a função de ligar e de desligar tudo o que existe...
Paulo, que era Saulo, aparece mais na qualidade de Fundador carismático da Igreja, pois de perseguidor, transforma-se em mensageiro de Cristo e torna-se um Apóstolo. Ele passa a ser um grande pregador, evangelista e escritor.
Paulo realiza a missão de testemunhar a Ressurreição de Jesus em todos os lugares por onde viaja e torna-se o Apóstolo das Nações. Ele descreve suas viagens em cartas e, mesmo na prisão, escreve várias epístolas teológicas que são descritas no Novo Testamento. 
Pedro foi crucificado de cabeça para baixo. Paulo foi decapitado, por ser cidadão romano - o que impedia a sua crucificação. Pedro é retratado com as Chaves da Igreja em sua mão, enquanto Paulo possui uma espada e um livro nas mãos.
Pedro e Paulo representam duas dimensões da missão cristã, diferentes, mas complementares. É como uma balança que necessita estar em equilíbrio, para representar a harmonia entre dois opostos. Ou como o machado com dois gumes (dois cortes)... 
Esse sincretismo com Xangô deve-se à representação dos mesmos simbolismos com os Santos em questão, como: a fortaleza, a justiça e a liderança. Por isso, o sincretismo possui fundamentação.