sábado, 29 de junho de 2013

O que é Falange?


Muitas pessoas confundem "Falange" com a denominação "Linha". Até mesmo os umbandistas cometem essa mesma falha e evidenciam essa confusão em seus escritos ou em suas explanações. E acabam confundindo os médiuns...
O comando das Sete Linhas da Umbanda foi determinado e exemplificado pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, em diversas oportunidades. Zélio de Morais, juntamente com Diamantino Trindade e outros nomes proeminentes da Umbanda na época, esclareceram de diversas formas o que viria a ser "Linha" e o que viria a ser "Falange".
O problema, como em toda e qualquer religião, são os manipuladores de opinião ou os falsos doutrinadores. Esses que querem se sobressair a qualquer custo e, por conta, disso: manipulam, distorcem e desvirtuam a verdade.
A Umbanda possui três pilares, que já foram esclarecidos em diversos textos e livros publicados: Erês, Pretos-velhos e Caboclos. Eles representam a Tríade Umbandista ou Três Pilares da Umbanda... Ou seja, eles são a base da Umbanda Sagrada. Os Erês representam as crianças ou a infância. Os Caboclos representam os adultos. E os Pretos-Velhos representam os idosos.
Dentro da Tríade Umbandista (Trindade) existem as Sete linhas de Umbanda, manifestando as qualidades espirituais. "Linha" é a denominação atribuída ao comando de alguns Orixás, em consequência de sua essência.
Cada Linha possui sob seu comando diversas falanges. No dicionário, a palavra "Falange" significa: batalhão; grupamento; formação de tropas; corpo de infantaria; qualquer grupo de soldados; ou ainda, cada osso que compõe os dedos dos pés ou das mãos.
Podemos perceber que a representação de "Falange" nos dicionários em geral, está bem esclarecida e definida. Portanto, não há como haver confusão!
Enquanto cada "Linha da Umbanda" representa uma sintonia com determinada vibração, como as sete cordas de um violão ou as sete notas musicais... Cada Falange é um grupamento espiritual, com determinada atuação (função), como uma mão ou um pé. E por isso mesmo, chama-se "Falange".
As Falanges, em geral, podem atuar em toda e qualquer Linha, sob as ordens de qualquer Comandante, justamente porque são "soldados". Um soldado segue a ordem daquele grupamento ao qual serve...
Precisamos entender que "Falange" na Umbanda, refere-se a um Exército especial e preparado, para enfrentar toda e qualquer eventualidade, estando a dispor do Orixá que lhe solicitar...
Cada falangeiro possui sua história de vida; no entanto, no momento em que está trabalhando, ele é apenas e tão somente, um representante de sua Linha.

Pin on History-wars and warriors