domingo, 29 de abril de 2012

Caboclo Urubatão da Guia


Esse índio viveu em Dakota do Norte, nos Estados Unidos, no século XVII. Ele comandou uma das Tribos Sioux da Região.
Os Sioux ou Lakotas eram excelentes Caçadores, Coletores e Guerreiros. Suas táticas de luta eram bem aperfeiçoadas e temidas pelos inimigos.
Durante a Colonização do Território pelo homem branco, os índios resistiram o quanto puderam na conquista de seus territórios.
Seu nome era Tatanka Eitanka (que quer dizer "Grande Búfalo" na Língua Indígena). Ele foi o tataravô de Tatanka Yotanka (o famoso "Búfalo Sentado" ou "Touro Sentado").
Tatanka Eitanka prevenia seu Povo sobre a chegada de um homem de pele clara, que devastaria as riquezas das terras e dominaria todo o seu Povo.
Isso aconteceu quase dois séculos depois, quando um dos maiores genocídios indígenas da história, manchou de sangue o Território Americano.
Esse nobre e corajoso Guerreiro ensinou seu Povo a lutar, a resistir e a crescer... Seus costumes eram respeitados pelas Tribos vizinhas e por todos os Povos das Redondezas.
Tatanka Eitanka morreu uma morte natural, mas seu Espírito permaneceu em Solo Americano para ver suas profecias se concretizarem...
Quando muitos índios quedaram ao chão no maior massacre americano, Tatanka Eitanka estava lá para recolhê-los e levá-los consigo ao Reino do Grande Espírito.
Ele tornou-se um Guia para os Espíritos desencarnados, ajudando-os a encontrarem a Terra Sagrada de seus Ancestrais no Plano Espiritual.
Muitos índios enxergavam os Seres Sobrenaturais nessa época... Eles se comunicavam com os Animais da Floresta e com as Grandes Árvores Anciãs.
Como eles podiam ver com os "olhos espirituais" os Seres de Outro Mundo, descreviam para os demais o que enxergavam...
Muitos índios eram orientados pelos Xamãs, enquanto entravam em transe. Foi assim que muitos índios "viram" Tatanka Eitanka em espírito.
Os índios diziam que ele parecia o Urubá, a planta que mais crescia nas Florestas e era muito usada para forrar o chão antes de se deitar. Pois, era possível vê-lo em muitos lugares ao mesmo tempo.
Mas, outros índios, diziam que ele parecia a Ubatã, uma árvore de madeira dura e resistente, da qual se fabricavam as canoas. Pois, ele tinha a aparência forte como a de uma árvore.
Então, os índios diziam que ele era como o Urubá, mas, resistente como a Ubatã... Por isso, seu nome passou a ser Urubá Ubatã
Assim, sua Lenda cresceu... Mas, a sua história ficou perdida no tempo!
Já haviam se passado mais de duzentos anos após a morte daquele que foi Tatanka Eitanka
Seu corpo físico não existia mais, nem seu nome era o mesmo... Como Espírito, ele agora era chamado de Urubá Ubatã.
Ele queria partir para a Terra Sagrada de seus Ancestrais, mas seu espírito quis permanecer na Terra.
Os índios que ele havia ajudado eram espíritos agora... E, como ele, também permaneceram...
Eles diziam "Urubá Ubatã Guide us", que quer dizer, Urubá Ubatã nos Guia! E ele se tornou aquele que Guia...
"Urubatão da Guia", trabalha atualmente como servo fiel de nosso amado Pai Oxalá. 
A maior parte de sua Tribo e de seus descendentes formaram a sua Falange. Eles trabalham juntos como Caboclos da Linha de Oxalá!

*Apesar do nome Urubá referir-se a uma planta, seu significado indígena quer dizer: Ave do Rio. Já a palavra Ubatã quer dizer: Madeira Resistente.*