segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Os Universos abaixo de Zero, no Sistema Espaço-tempo...


Atualmente, tanto a Física Espacial, quanto a Astrofísica, sabe que o cruzamento das Linhas "Espaço" e "Tempo" é o que define a Lógica do Espaço-tempo dentro do Cosmos, sendo esta uma Grandeza única, com Cálculos Geodésicos.
Nesse caso, as medidas são Astronômicas e obedecem a um Sistema de Coordenadas com quatro medidas angulares, e que observam a Relatividade Geral e a Relatividade Restrita de um Acontecimento ou Evento.
Por conta dessa Equação, a definição de Gravidade Planetária mudou e atualmente a Lei de Gravitação Universal assumiu um novo sentido perante os Astrônomos e toda a Comunidade Científica. Bem, mas o que tudo isso tem a ver com a Umbanda e com o Umbandista?
O Umbandista trabalha com diferentes Entidades de todo o Universo, habitantes de diferentes Reinos e moradores de outras Dimensões. O Umbandista possui essa permissão porque é isso o que a Umbanda representa: universalidade!
A Umbanda, assim como a Encantaria, a Jurema e o Catimbó, entre outras vertentes Espiritualistas, entende e aceita a existência de outros Mundos e de outros Seres. É muito importante que o Médium compreenda o que são esses Seres e esses outros Mundos... 
Dessa forma, o Umbandista pode trabalhar com Caboclos, Pretos-velhos e Ibejis, mas também pode receber auxílio de Boiadeiros, Vaqueiros, Marinheiros, Ciganos, Baianos, Orientais, Encantados, Elementais, Mentores, Mestres, e tantos outros Seres de Luz!
O Médium que trabalha na Lei e na Ordem, possui o acompanhamento e a proteção de seus Guias e Mentores Espirituais, pois este é auxiliado continuamente...
Mas, isso não impede que situações cotidianas do Mundo Terreno ocorram na sua vida pessoal do Médium. Ou seja, qualquer um está sujeito às Leis Terrenas enquanto estiver encarnado... Até mesmo o Médium!
Entretanto, alguns Médiuns se revoltam com as dificuldades e decidem mudar seu destino usando seu dom de forma equivocada, invocando determinados privilégios propostos por Entidades Malignas.
Através de influência mental negativa, muitos Médiuns são intuídos a relativizar sua mediunidade, eximindo-se da culpa em determinados acontecimentos e valendo-se de artifícios espúrios.
Por isso, antes de fazer qualquer pacto ou acordo para obter vantagens, sempre é importante lembrar que, o comando dos Universos Negativos pertence aos Seres Malignos!
Lá eles são "deuses" e, caso você escolha o mal, terá que servi-los por toda a Eternidade... Resumindo, você será escravo dos Seres mais Malignos dos Universos Negativos!
Lá não existe Livre-arbítrio, nem Santos, ou Orixás, ou Anjos de Guarda... Lá só existe Caos, ruína e destruição! O mal impera absoluto, e tudo é permitido!!!
Então, não adianta clamar, rezar ou pedir ajuda... Ou seja, esse lugar é muito pior que o Inferno... Porque até o Inferno tem Lei! Ou seja, ainda existe redenção!
Nas Antigas Orações para as Almas Aflitas é possível perceber o clamor das Almas que vivem nos Reinos Inferiores da Criação. Isso quer dizer que, se essas Almas (ou Espíritos) clamam a Deus, aos Santos, aos Orixás, ou aos Anjos, então, é porque até no Inferno (Apaadi) ainda existe Proteção Divina.
Mas, ao ultrapassar o Ponto Zero das Linhas de Cruzamento do "Espaço-tempo", é muito importante lembrar que abaixo do Zero estão os Universos Negativos... E quanto mais Negativo, maior será o Caos e a Perdição!

*Alguns Termos Científicos citados acima estão associados a Links, os quais encaminham para Sites com a devida explicação sobre o assunto. Adicionamos Links também aos Termos Religiosos... Para acessá-los basta clicar sobre a palavra.

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Novembro: mês da Umbanda e da Consciência Negra!


No dia 15 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Umbanda. A data foi oficialmente instituída pela presidenta da República, Dilma Rousseff, através da Lei 12.644, de 16 de maio de 2012; também assinada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e pelo Ministério da Cultura (MinC).
A proposta de Oficialização da Data surgiu com o Projeto de Lei da Câmara nº 187, de 2010, que teve como justificativa o Direito Constitucional à Liberdade de Crença e ao Livre Exercício dos Cultos Religiosos.
A Umbanda nasceu com a missão de resgatar todos os espíritos sofredores e perdidos em massacres diversos, em toda a História Planetária. Devido aos desatinos humanos, muitas lutas foram travadas na busca por territórios e riquezas, ocasionando a morte de muitos inocentes.
A Umbanda também nasceu para nos livrar do preconceito espiritual da cor, da desigualdade e da crença. Por isso, a Umbanda nasceu como uma Religião Pluralista, capaz de unir os desiguais, por aceitar as diferenças...
No dia 20 de novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra, onde ocorre também a Semana da Consciência Negra. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695...
Muitos Negros foram escravizados e lutaram pela liberdade antes de Zumbi dos Palmares, mas ele foi o primeiro a lutar abertamente pela libertação dos escravos!
O Dia da Consciência Negra é uma data que serve para lembrar da resistência do Povo Negro à qualquer tipo de escravidão!
Desde o primeiro transporte de navio negreiro para o Brasil, em 1549, até o fim da escravidão em 1888, os Africanos e os Afrodescendentes lutam por respeito e igualdade de condições! Da mesma forma, a Umbanda luta por reconhecimento e aceitação...

Nós herdamos da Cultura Africana inúmeros conhecimentos! Por isso, devemos honrar e respeitar essa herança... Através de uma convivência pacífica com todas as manifestações religiosas, somos impulsionados a manifestar o respeito, a empatia e a reciprocidade... E, principalmente, a Paz!

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Erê Ciprianinho


Antes de prosseguirmos para a narrativa, vale lembrar que São Cipriano foi morto devido a intensa perseguição contra os Cristãos (naquela época), no dia 14 de setembro de 258 d.C.
A festividade de São Cipriano como um Feiticeiro, no entanto, possui uma celebração diferente: 26 de fevereiro. Por conta disso, a figura de "São Cipriano" é bastante controversa!
Também é preciso esclarecer que um Erê (Ibeji) pouco reconhecido na Umbanda Sagrada é o Erê Ciprianinho... Ele existe e trabalha como todo Ibeji, mas, como são raros os Médiuns que trabalham com ele, devido a sua vibração e atuação, é muito difícil ouvirmos referência a este pequeno "Cosminho"!
Nesse caso, os Erês que assumem o nome "Cipriano", assim como os demais Falangeiros de mesmo nome, são entendidos na Arte da Magia. Ou seja, eles já nasceram com esse conhecimento e já conviveram abertamente com a Magia em diversas existências!
A diferença é que a maioria dos Falangeiros que trabalham como "Ciprianos" são adultos! Por exemplo: Caboclo Cipriano das Matas, Preto-velho Cipriano das Almas, Baiano Cipriano, Marinheiro Cipriano das Águas, Cangaceiro Cipriano, etc.
No entanto, diferentemente de um Falangeiro Cipriano, um Erê Ciprianinho desencarnou criança e antes da adolescência. Dessa forma, podemos dizer que todo Ciprianinho é um Pequenino Feiticeirinho, seja ele de: Angola, Aruanda, Congo, Guiné, Moçambique, Nagô, ou outro...
Bom, entendida essa parte aqui, especificamente, vamos relatar a História do Ciprianinho das Almas, que trabalha como Erê na vibração da Linha das Almas.
O Erê Ciprianinho das Almas morreu nos sucessivos ataques sofridos por sua Tribo no começo do século XIX, numa região remota da África Central... Ele tinha apenas 7 anos na época de sua morte.
Em sua Tribo praticava-se a Arte Vodu (Voodoo, Voudu)... Por isso, para eles era normal conviver com os Espíritos de seus Ancestrais, bem como, praticar Rituais de Necromancia.
As crianças de sua Tribo carregavam desde o nascimento pequenos bonecos de Vodu, fabricados por seus avós. Esses bonecos continham amuletos e outros símbolos de proteção, para afastar os maus espíritos e dar vida longa aos recém-nascidos.
Contudo, nenhuma proteção foi suficiente contra a maldade humana! Pois, quando a ação dos Europeus atingiu a África de ponta a ponta, foi como um rastilho de pólvora impossível de conter... Essa ação dizimou e escravizou milhares de Africanos de diferentes Etnias e de diversas regiões.
Os Africanos que resistiram e lutaram foram massacrados! E aqueles que se submeteram foram escravizados... Sua Tribo lutou bravamente, pois eram excelentes Guerreiros Vodus! Além da Magia, sabiam manejar lanças, arpões e flechas. Contudo, quem pode segurar uma arma de fogo? E dessa forma, a Tribo de seu Povo foi totalmente dizimada! Porque resistiram e lutaram...
Após a batalha sangrenta, a maioria dos Espíritos de sua Tribo, acompanhou os escravizados de outras Tribos, para a Nova Terra para a qual foram destinados... E foi assim que alguns Espíritos Ancestrais do Vodu chegaram às Américas!
Alguns Espíritos se estabeleceram com seus compatriotas em solo Norte-americano e ajudaram a propagar o Hoodoo e o Voodoo nos Estados Unidos... Outros desembarcaram na América Central e propagaram a Santeria.
A partir daqui é o próprio Ciprianinho quem relata:
"Eu, com minha família, vim para a América do Sul ou, mais especificamente, para o Brasil. Chegando aqui, nos dispusemos a ensinar aos nossos irmãos africanos e seus descendentes o Vodun. Aqui trabalhamos com a Nação Jeje do Povo Ewe Fon. Mas, nem todos estavam dispostos a se comprometer tão profundamente com uma Religião que exige tanta dedicação! Com isso, muitos conhecimentos de nosso Povo se perderam no tempo... E nós tivemos que esperar!
Agora, dois séculos depois de meu desencarne, além de servir a minha antiga Nação Jeje, também estou trabalhando na Umbanda... Nós entendemos (eu e minha família), que não importa onde estamos trabalhando, o que importa é ajudar o maior número de pessoas! Por isso, aqui estou..."

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Sexta-feira 13!


A história da Sexta 13 é muito mais antiga do que se imagina... Bem antiga mesmo!

No começo dos tempos existiam os Titãs e as Titânides. Eram 12 irmãos, filhos de Gaia (Terra) e Urano (Céu)... Os 6 Titãs e as 6 Titânides deram origem aos Deuses da Terra.
Contudo a História conta que Urano forçou Gaia e esta gerou outros filhos, desfigurados e com aspecto monstruoso. Esses filhos ficaram conhecidos como "Gigantes" e espalharam o Caos na Terra.
A partir da décima terceira gestação, todos os filhos nascidos de Gaia eram desfigurados e monstruosos... Para contê-los houve uma Guerra entre os Titãs e os Deuses, que ficou conhecida como Titanomaquia.
Após a Guerra, os Deuses assumiram a Terra e expulsaram os Titãs e os Gigantes. Com isso, teve início a Humanidade...
Aqui está a explicação do 13. Mas, tem mais...

Segundo a História Bíblica, no Sexto Dia Deus criou os Animais e o Homem. Ele deu ao Homem uma companheira... Aqui todo mundo sabe o que aconteceu: Eva deu a maçã pro Adão e os dois foram expulsos do Éden! Dizem que isso aconteceu no décimo terceiro dia da Criação... Ou seja, era uma Sexta-feira 13!

Depois disso, muita coisa aconteceu no Planeta... Com o passar dos milênios, o 13 dentro da sexta-feira começou a ser vinculado com inúmeros fatos negativos, descritos em vários livros... Inclusive com maldições e superstições.

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Sobre o Desencarne Coletivo...

PALAVRAS DO CABOCLO COBRA CORAL

"Hoje vamos 'falar' sobre o Desencarne Coletivo ou Desencarne em Massa... Ao contrário do que muitos Espiritualistas acreditam, nem sempre a Morte em Conjunto ou a Morte em Grupo está associada a uma Dívida Khármica.
Muitas vezes, o Grupo que morre junto, assumiu um compromisso de doação e de ensinamento, e isso não está relacionado a Dívida ou Expiação; mas, ao propósito de bom exemplo.
De tempos em tempos, um Grupo de Espíritos assume o compromisso de ser exemplo para os outros... E isso acontece há milhares de anos na História Planetária! Para tanto, basta vermos as Histórias dos Mártires e dos Heróis de Guerra...
As pessoas que se doam por uma causa maior, fazem isso para serem exemplo e o fazem com a maior boa vontade!
Claro que a maioria não lembra do compromisso que assumiu, pois, muitas vezes, quando a morte acontece, ela ocorre rapidamente e espontaneamente...
Um exemplo bastante conhecido disso são os bebês que doaram a sua vida para que Jesus pudesse cumprir a sua Missão de Vida.
Outro exemplo conhecido, é o que aconteceu com milhares de mulheres que foram vítimas de perseguição e acusação de Bruxaria na Idade Média.
Também temos aqueles que morreram nos Campos de Concentração, em nome de uma Guerra de Valores Humanos...
Esses exemplos e tantos outros, exemplificam que, de tempos em tempos, muitas pessoas morrem juntas, em nome de um Ato Nobre para consolidar uma Renovação Planetária.
Graças a essas pessoas, uma transformação ocorre no Mundo, fazendo com que as pessoas que ficam, lutem por alguma coisa maior...
O Desencarne Coletivo é um Ato de Amor Incondicional de Espíritos Abnegados que desejam o melhor para aqueles que ficaram..." (Caboclo Cobra Coral)

domingo, 1 de setembro de 2024

Médium: Olhe para além do passado...

PALAVRAS DO CABOCLO COBRA CORAL


"Dessa vez vou 'falar' de um assunto mais profundo e esclarecedor, pois envolve o que vocês chamam de 'Vidas Passadas', ou seja, a Reencarnação.
É natural que todo Médium seja curioso... Por isso, assim que descobre que pode ver o seu passado, a maioria dos Médiuns quer saber de tudo o que aconteceu em suas Vidas Passadas.
Então, começa a investigar e fazer Regressão (TVP - Terapia de Vida passada), para saber das coisas e esclarecer certas mágoas e dores que sente...
O problema é que todo Médium, quando enxerga, vê apenas uma parte da História. Ou seja, ele vê o passado imediato ou o passado que sua mente lhe permite ver... Mas, sempre tem mais!
Quer dizer, existe o Passado do Passado, ou o que está além do Passado que foi visualizado até aquele momento.
É preciso entender que quem está encarnado aqui na Terra nesse Momentum Quantum possui saldo devedor e precisa acertar alguma Dívida Khármica.
Ninguém, absolutamente ninguém, está aqui a passeio... Ninguém, aqui encarnado nesse momento da História Planetária, é vítima de alguma coisa. Pelo contrário, você já foi o carrasco da História de alguém!
Eu sei que é difícil e complicado saber disso, mas é a verdade! E é preciso saber a verdade... Pois, muitos Médiuns, infelizmente, estão se achando vítimas e se tornando algozes dos outros. E ao fazer isso, estão repetindo um 'erro padrão' e tornando a adquirir 'dívida espiritual'.
Tristemente, vejo as pessoas usarem os Meios de Comunicação para expressar a sua raiva e o seu descontentamento com a Vida alheia... A grande maioria faz isso como se fosse um Justo Juiz do outro!
Só que eu preciso lhes dizer: Todos vocês, Médiuns ou não, estão aqui porque precisam melhorar e concluir alguma coisa do passado! E a hora é agora!!! O tempo de acertar qualquer Kharma e transformar as dívidas em Dharma é agora!
Então, seja honesto consigo mesmo e olhe para além daquilo que você já viu... Olhe mais longe... Olhe para o Passado do Passado.
Se você foi perseguido pelo seu pai ou foi abandonado pela sua Mãe, em uma Vida Passada, olhe mais a fundo... Olhe o que você fez a eles antes disso!
A Reencarnação existe e é uma realidade. No entanto, muitos acreditam em Espíritos, mas evitam ver a Vida Espiritual...
Ora, se existem Espíritos Guias, existe a Vida Após a Morte, então, existe a Reencarnação! Isso de fato é um fato... Confirmado e apresentado nas Histórias dos Espíritos Guias, com seus exemplos de Vida!
Vocês precisam entender e aceitar que: quem escravizou, já foi escravo; quem matou, já foi morto; quem roubou, já foi roubado; quem violentou, já foi violentado...
Por isso, precisamos parar com as vinganças, senão o Ciclo nunca terá fim... Pois, sempre estamos cobrando e repetindo os mesmos erros, num Ciclo interminável de punições!
Então, esse simples Caboclo pede a vocês: Olhe para além do passado... Olhe para além daquela lembrança que você teve... Olhe o mais longe que você puder! E tenha a humildade de pedir para ver a verdade.
A verdade liberta e ajuda a evoluir... A verdade nos mostra que somos humanos e que erramos tanto quanto o outro. A verdade nos torna melhores, porque nos liberta do Ciclo Khármico das Reencarnações!
O Grande Mestre já disse: 'Conhecereis a verdade e esta vos libertará!' Conhecer a verdade é libertador porque nos proporciona Paz de Espírito!
Quando entendemos que nem sempre fomos as vítimas, entendemos que o algoz também já foi vítima! Então, podemos abandonar os padrões de repetição e nos libertar definitivamente para seguir em frente..." (Caboclo Cobra Coral)

terça-feira, 27 de agosto de 2024

Por que os Magos Malignos são Seres tão poderosos?


No começo dos tempos, antes que os Mundos fossem criados, o Criador de Tudo criou os Seres Puros. Esses Seres continham a pureza da Essência Divina, pois foram dotados de poderes extraordinários!
Para representar esse poder, cada Ser recebeu uma joia especial... A joia era na verdade um invólucro de energia pura densificada, capaz de transmutar e transformar toda e qualquer outra Energia do Cosmos...
Além disso, cada joia abria um Portal específico na Linha do Espaço-tempo Cósmico, interligando Regiões Geodésicas do Infinituum Continuum. Ou seja, a "Joia" interligava os Mundos, os Universos e todo o Espaço-tempo.
Esses Seres foram criados com o propósito de serem Auxiliadores da Criação. Como eles eram capazes de "sentir" a necessidade do Criador, podiam antever e criar Mundos totalmente inteiros, complexos e habitados. Dessa forma, Novos Mundos podiam ser criados sem a presença do Criador...
Contudo, assim como existem os Anjos Caídos, também existem os Seres Caídos! Por terem tanto poder, esses Seres Puros acharam-se no direito de substituir o Criador em alguns Universos e assim criaram Mundos diferentes daquilo que o Criador programou... Essa discrepância gerou Ondas de Energia que se movimentavam e se chocavam, separando os Universos e criando barreiras de contenção em forma de Caos!
Quando o Criador percebeu o que estava acontecendo, decidiu isolar esses Seres Caídos nos próprios Universos que eles criaram, invertendo a sua polaridade, para impedi-los de entrar nos demais Universos.
O Criador isolou os Universos Positivos dos Universos Negativos e abriu um Vácuo Quântico entre eles... Dessa forma, só era possível passar de um Universo a outro através de Portais Quânticos Especiais.
Mas, por que o Criador de Tudo não destruiu os Seres Puros caídos? Ou por que não retirou deles todo o poder? Porque o Criador de Tudo nunca destrói a sua Criação, nem extermina as suas Criaturas...
O Criador de Tudo ainda acredita na redenção! Por isso, ele não destruiu a Terra no passado, nem aniquilou os Anjos Caídos. Também não exterminou Adão e Eva, nem a sua descendência. O Criador de Tudo nunca destrói ou extermina, ele sempre encontra um novo propósito para a sua Criação.
Desde o começo dos tempos, o Criador de Tudo prometeu dar a cada um o direito de escolher, e dotou a todos de "Livre-arbítrio". O Livre-arbítrio permite que as Criaturas escolham entre o Bem e o Mal, o Certo e o Errado, o Cristo e o Anticristo, o Acima e o Abaixo, e assim por diante...
Portanto, não importa o que aconteça ou o que você faça com a sua vida, você nunca será exterminado... Apenas será isolado e separado do restante da Criação, em algum Universo Negativo do Espaço Sideral.

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Um Médium refletindo...


Às vezes tenho saudades do tempo em que eu era "inocente" e acreditava nas pessoas de bem... Os ensinamentos sagrados eram mais simples e eu podia professar minha fé publicamente. Também tenho saudades das figurinhas que eu curtia, com textos simples e historinhas descomplicadas...
Sabe aqueles curta-metragens de filminhos infantis com historinhas cotidianas e uma moral no final? Eu adorava assistir aquilo!!! Também gostava de colar decalques e figurinhas com frases de incentivo em meus cadernos... Assim como gostava de presentear os outros com pequenas lembrancinhas e decalques animadores.
Ah... Como eram bons aqueles tempos!!! Eu não via a maldade alheia... Não enxergava a verdade do Mundo. Também não enxergava um monte de coisas que enxergo hoje: a Evolução da Alma, a Hierarquia Espiritual, os Outros Mundos, a verdade do Universo...!
Como era bom fingir que nada disso existia, e assim poder viver uma vida comum de gente comum, sem qualquer preocupação com os acontecimentos do Mundo Terreno e Espiritual!
Hoje eu vejo tudo o que acontece ao meu redor... Enxergo as pessoas como realmente são! Enxergo Espíritos, Almas, e todo tipo de Ser Estranho que vive do Outro Lado da Vida. Enxergo tanto, que vejo até os símbolos de feitura ou de compromisso espiritual de cada um... Enxergo quem deve e quem está cumprindo missão. Enxergo o bem e o mal em cada um!
Naquela época eu era uma pessoa ingênua, simples, humilde, sem qualquer pretensão pessoal... Mas, era tão bom viver assim! Eu tinha as minhas dificuldades pessoais, como qualquer Ser Humano, mas tinha esperança e um monte de sonhos! 
Tá certo que eu era Médium e não sabia... Também não sabia como lidar com tudo o que eu via, assim como tinha medo de muita coisa que eu enxergava! E minha família? Até queria me internar quando eu contava certas coisas que eu via... Mas, eu ainda podia sonhar!
Agora já nem sonho mais, porque sei da realidade das coisas! Eu sei como tudo funciona de verdade... Por isso, tenho os pés bem fincados no chão! Então, estou muito realista agora...
A realidade, muitas vezes, dói... Dói de uma maneira muito profunda! Dói tanto, que muitas vezes tenho que me isolar para entender que existe o tal do "livre-arbítrio" e cada um escolhe o que bem quer para sua Vida!
Digo isso porque já tentei ajudar muita gente que não devia... Sabe aquele ditado: "Não tenha dó que você vai para o mesmo lugar!"(???) Pois é, eu tive e fui... E só compreendi que não podia me intrometer tanto na vida dos outros, depois da ducentésima vez!
Ou seja, eu queria salvar a pessoa de qualquer jeito... Eu queria dizer pra ela: "Não faça isso, que acontece aquilo..." Eu queria contar pra todo Mundo o que eu via... Mas, não podia!
Eu queria dizer pro fulano: "Tem um símbolo na sua aura que indica que você desviou de sua missão... Volte pro caminho que você estava! Cumpra a sua Missão de Vida!" Mas, eu não podia...
Já pensou se eu saio por aí falando tudo o que eu vejo? Com certeza, vão me internar!!! Vão dizer: "Mais um que surtou!" Então, eu apenas dou alguns "pitacos"... Sim, eu ainda dou alguns "pitacos"! Afinal sou humano! Mas, de que adianta, se a pessoa me olha com aquela cara de desdém e pensa: "Mais um que pensa que sabe das coisas!!!"
Nas Redes Sociais eu só escrevo o básico, e nem me pronuncio mais... É muita gente postando mentiras e enganações... E todo Mundo acredita!
Os Donos das Redes Sociais não estão nem aí pra minha pessoa, porque eu não tenho curtidas, nem milhões de seguidores... Então, o que eu escrevo nem chega a "viralizar", como dizem...
Como esse texto, por exemplo... Não tenho como saber, se muitos vão ler e dar de ombros; ou se vão se sensibilizar; ou se vão se identificar com tudo o que está escrito aqui...
Então, por que estou escrevendo? Para dizer que todos nascem com uma missão bem específica, que só cabe a própria pessoa... Desde cuidar do pai ou da mãe, ou cuidar de um filho, ou cuidar de um estranho, ou cuidar de alguém...
Existem pessoas que nascem para fazer diferença na vida de uma pessoa apenas... Outros nascem para intervir na Vida Social de uma Comunidade. Outros, ainda, nascem para deixar um exemplo para a Humanidade. Mas, todos nascem com uma missão. E é isso o que realmente importa: a sua Missão.
Por isso, se você está vivo é porque sua missão não terminou... E ainda dá tempo de consertar alguma coisa. Com certeza, você sabe qual é a sua missão... Todo mundo sabe! Porque existem os sinais... Ou seja, as pessoas recebem avisos sobre a sua Missão de Vida.
É certo que a grande maioria ignora os sinais... Podem ser sinais evidentes ou aparentes, sinais esporádicos ou contínuos, sinais claros ou obscuros. Mas, eles existem!
Eu sei qual é a minha Missão e estou tentando cumpri-la da melhor forma... Não vou dizer que é fácil, porque não é... Às vezes desanimo e sinto falta de uma vida "normal"... Sinto falta de fazer tudo o que eu quero...
Eu, por exemplo, como um Médium que enxerga tudo, tenho certas vontades igual a todo mundo, mas evito... Porque sei quais são as consequências para a minha evolução! Mas, que dá vontade dá... Não vou negar!
Nessas horas, eu apenas suspiro, e procuro me conformar... Afinal, eu escolhi estar aqui, cumprindo a minha missão e fazendo o que me foi designado desde antes do meu nascimento.
Quem escolhe ser Mediador, seja de Umbanda, de Candomblé ou de qualquer Religião Espiritualista, sabe de suas obrigações com a Casa e com os demais... Por isso, é melhor aceitar e se conformar!
Porque existem missões que exigem que a pessoa se resguarde o tempo todo, sem contato com o Mundo Moderno. Então, muitas vezes, é bem complicado! Mas, é a Vida... É a minha Vida.
Enfim, desculpe se me estendi demais, tentando explicar o que não tem explicação... Mas, é isso. Foi só um desabafo, desse Médium Trabalhador que tenta cumprir sua Missão com muito Amor... (Ih, até rimou!)

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Universos Positivos e Universos Negativos.


Nós estamos vivendo em um Universo Positivo, ou seja, acima da Linha "Zero" do Espaço-tempo. Vivendo e coexistindo paralelamente com outros Universos, dentro de uma Lei e de uma Ordem Cósmica.
Nos Universos Negativos, ocorre uma inversão do "Espaço-tempo", pois eles ficam abaixo da Linha Quântica do Fator Zero. Não existe paralelismo nos Universos Negativos, já que o Caos impera absoluto!
Com isso, os Universos Negativos estão distribuídos de forma aleatória e inconstante... Esse Caos e essa Inconstância, tornam os Universos Negativos totalmente instáveis! A instabilidade ocasiona dissociações, desagregações e desintegrações.
Já os Universos Positivos são/estão totalmente equilibrados, seguindo uma Lei de Consonância Cósmica e Universal, na distribuição de todos os Corpos Celestes, bem como, na disposição e no ordenamento de todos os Sistemas e de todas as Galáxias!
Geometricamente, o Planeta Terra possui um alinhamento perfeito dentro do Sistema Solar. Sendo possível dessa forma, todos os cálculos de precisão na Física Quântica. Como aqui é um Planeta Sólido, de composição única, ocupamos a Terceira Dimensão. Quer dizer, a Terra é habitada por Seres Físicos!
Nos Universos Negativos habitam os Seres Malignos, reconhecidos como "Anticristos". Um Anticristo é um Ser que renega a sua origem e a sua manifestação divina, quer dizer, ele renega a sua herança sagrada e a sua essência (centelha) divina.
Os Seres Malignos representam o Mal Absoluto e o Caos Supremo! Eles representam tudo aquilo que é contrário ao desenvolvimento pessoal e ao aprimoramento espiritual.
Esses Seres tentam a todo momento atravessar os Portais que ligam os Universos. Esse momentum quantum só é possível quando todos os Sistemas se alinham e se equiparam ao Zero Absoluto do Espaço-tempo, ocasionado (assim) a abertura de um Portal Cósmico.
Por isso, quando um desses Seres consegue atravessar o Portal, uma energia muita densa, pesada e negativa é sentida em todo o Planeta... Contudo, existe um porém, só é possível adentrar a matéria física do Planeta Terra através da Encarnação.
Isso significa que eles podem entrar em espírito mas, para encarnar, eles precisam entrar no Ciclo Reencarnatório. Então, isso dificulta um pouco a sua ação, mas não impede a sua influência sobre a mente humana!
Dessa forma, se um Ser Maligno deseja agir diretamente sobre a Humanidade, ele precisa entrar no Ciclo Reencarnatório Humano. Outro porém, é que ele precisa esperar até a fase adulta para aplicar tudo aquilo que arquitetou antes da passagem do Portal.
Em todo o Planeta existem inúmeros alertas sobre os "Anticristos" e sobre a sua ação efetiva na Humanidade. Muitos Manuscritos Antigos e diferentes Profecias revelam, o que pode verdadeiramente acontecer ao Planeta Terra, se um Anticristo chegar ao "poder" dentro da Esfera Humana.
Por isso, existem os Universos Negativos, separados e posicionados abaixo da Linha Quântica do Espaço-tempo... Esse posicionamento, impede a entrada de muitos Seres Malignos em nossa Órbita Terrestre.

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Os Magos Malignos...


Chamamos erroneamente os Magos Malignos de Magos "Negros"... Como já explicamos em outra postagem, um Mago Negro é um manipulador de energias densas. Assim como os Magos: Cristalino, Branco, Dourado, Violeta, etc.
O Mago Negro manipula a Energia Negra, ou Energia Escura, bem como, a Matéria Negra ou Matéria Escura. Essas substâncias estão presentes no Espaço Sideral em grande quantidade e são responsáveis por manter o equilíbrio Interplanetário e Cósmico.
Todos os Magos são manipuladores de Energia, e aprenderam essa Arte Oculta em suas Vidas Passadas. A maioria dos Magos já foram Mestres de Sociedades Ocultas no passado. Eles viveram, principalmente, em Atlântida e Lemúria ou em outros Reinos Perdidos.
Aqui estamos falando dos Magos verdadeiros, e que existem nos Planos Espirituais adjacentes. Esses Magos auxiliam os trabalhos de Cura em todos os Centros Espíritas, Templos de Umbanda, Casas Espiritualistas ou demais adjacências.
Quem trabalha com Apometria, Desobsessão, Limpeza Espiritual, entre outros tipos de atendimento, trabalha com a manipulação de energias e necessita do auxílio dos Magos Espirituais.
Para identificar a sua atuação e o tipo de energia a qual estão relacionados, esses Magos utilizam uma Capa indicativa... Por exemplo: Mago da Energia Cristalina: Capa com Cristais; Mago da Energia Dourada: Capa Dourada; Mago da Energia Densa: Capa Negra; etc.
O problema é que muitos Médiuns que enxergam, confundem os Magos "Negros" ou Magos da Capa "Negra" com o Senhor Exu Capa Preta ou com os Magos Malignos... Até mesmo nas imagens que divulgam na Internet, muitos Médiuns utilizam a aparência de um Mago Maligno para identificar o Senhor Exu Capa Preta.
Mas, como diferenciar a aparência de um Mago "Negro", do Senhor Exu Capa Preta e de uma Mago Maligno?
Normalmente, quem enxerga o Mundo Espiritual é Sensitivo, então, consegue sentir as Energias...  Essa sensibilidade faz com que o Médium sinta a Entidade. Mesmo assim, é importante frisar que o Senhor Exu Capa Preta canta o Ponto, risca o Ponto e se movimenta na frente do Médium mostrando as mãos, os pés e o rosto.
Ao mostrar suas características físicas, o Senhor Exu Capa Preta confirma que já viveu uma Vida Humana e que é de fato um Espirito ligado à Casa onde trabalha. Além disso, ele nunca está só e é possível vê-lo acompanhado de outros Guardiões ou Entidades da Casa.
Em geral, os Magos que auxiliam as Casas Espiritualistas, de Umbanda ou outras, também costumam mostrar a sua aparência física, e também sempre aparecem acompanhados de outros Trabalhadores Espirituais da Casa. Ou seja, nem os Exus Guardiões, nem os Magos da Luz, andam sozinhos...
Agora, os Magos Malignos nunca mostram a sua aparência física! Eles sempre estão envolvidos por uma névoa densa... Dessa forma, os Médiuns Clarividentes conseguem discernir facilmente que é uma Entidade do Mal, pois eles tentam se ocultar da visão do Médium.
Isso ocorre porque os Magos Malignos apresentam deformidades físicas, com aspecto grotesco ou bestial. Devido ao mau uso da Magia, e a utilização de seus poderes para servir ao Mal, os Magos Malignos perderam a aparência humana.
Além disso, eles também possuem um cheiro muito forte, um odor fétido, que todo Médium Sensitivo consegue sentir... E também é possível sentir a malignidade deles... Por isso, o Médium Sensitivo pode sentir uma opressão, um incômodo, uma sensação de sufocamento, quase uma falta de ar, na presença de um Mago Maligno.
Os Magos Malignos são detentores da força maligna, aquela que representa o mal em sua essência. Eles sabem manipular as energias para convertê-las em seu benefício, para o domínio da mente humana. Com isso, eles auxiliam os humanos que querem dominar a Humanidade. Por isso, existem tantos Governos que abusam de seu poder e submetem a população ao seu domínio maligno.
Infelizmente, existem muitos Magos Malignos trabalhando em prol do Mal e contra a evolução da Humanidade. A intenção deles é o extermínio absoluto! Pois, com a destruição do Planeta, eles ganham adeptos e seguidores para fomentar um Novo Mundo de Seres Caídos...
Muita gente não sabe, mas existe uma Guerra de dimensões avassaladoras acontecendo no Mundo Espiritual, uma Guerra onde os Seres de Luz lutam contra os Seres Malignos!
Desde o começo dos tempos, os Seres do Bem enfrentam os Seres do Mal, ou seja, os Seres que querem a evolução lutam contra os Seres que querem a perdição, o caos e a destruição!
Desde o começo da Criação existem os Seres que aceitaram a Criação Divina e a origem dos Mundos. Quer dizer, eles aceitaram viver tal e qual o Criador de Tudo determinou... Entretanto, existem aqueles que querem criar o seu próprio Mundo de Dominação!
Esse Mundo já existe em um Universo à parte... Separado de tudo o que é bom e divino. Esse Mundo está aquém do Inferno! Pois, é muito pior do que o Inferno e o Tartarus... No Inferno e no Tartarus estão todas as Criaturas, que apesar de seus erros, ainda acreditam em Deus... Por isso, esses Mundos são guardados e protegidos por Guardiões.
Em contrapartida, o Mundo dos Magos Malignos existe em um Universo Negativo, numa dimensão própria, separada dos Universos criados por Deus. Esse Universo Negativo abriga todas as Criaturas que representam o mal extremo! Aquele mal absoluto e incontrolável... Ou seja, a malignidade suprema!
É necessário entender que Satanás, o Diabo e a Hydra, bem como, Leviathan, seguem as Leis e obedecem aos Códigos Sagrados da Hierarquia Divina. Eles sabem que existe um Ser Supremo, os Anjos, os Arcanjos, os Santos, os Orixás, os Elementais, etc... Eles sabem e respeitam! Ao contrário dos Magos Malignos que obedecem apenas a si mesmos!
No Mundo dos Magos Malignos, eles são os Seres Supremos! Portanto, eles comandam! Então, não há Guardião ou proteção, há apenas malignidade absoluta!

quarta-feira, 17 de julho de 2024

Umbandista, seja um Ambientalista!

PALAVRAS DO CABOCLO COBRA CORAL


"Novamente cá estou, a me comunicar com vocês, por meio desse espaço eletrônico... Pena que não posso me comunicar pessoalmente com cada um de vocês, pois muitos não me ouviriam e, outros, até se assustariam! Então, melhor agir dessa forma por meio da escrita, com a qual posso 'falar' sem assustar ninguém...
Hoje, venho insistir em um tema já debatido por muitos e que preocupa a tantos: o Meio Ambiente. A maioria de vocês, sequer sabe o que significa 'Meio Ambiente'... Pois, muitos acham que se trata do 'Mato', da 'Mata Virgem', da 'Floresta' apenas, ou ainda, de algumas regiões especiais do Planeta, como a Amazônia, por exemplo...
No entanto, 'Meio Ambiente' é muito mais do que isso... Porque ele engloba tudo o que há dentro do Planeta Terra, inclusive vocês! Sim, vocês são parte fundamental e integrantes essenciais do 'Meio Ambiente', assim como a Oca, o Congá, o Templo, a Tenda, a Igreja, o Assentamento, o Fundamento, a Casa, o Altar, e cada item de dentro e de fora, da vida de vocês!
Ou seja, todos nós vivemos no 'Meio Ambiente', inclusive eu (esse Caboclo que já foi Médico e já foi Índio em Vidas Passadas). Aruanda, Jurema e todas as Colônias Espirituais também fazem parte do Meio Ambiente de vocês, bem como, o Orun (Reino dos Orixás).
Portanto, minha gente... Médiuns Umbandistas, Candomblecistas, Kimbandeiros, Macumbeiros ou Espiritualistas, todos vocês, entendam, nós também somos influenciados pelo mal que agride a Natureza! Todos nós, Espíritos da Direita ou da Esquerda, do Polo Positivo e do Polo Negativo, do Acima e do Abaixo, todos nós somos atingidos também... Por isso, estamos preocupados! Pois, o mal que assola a Atmosfera Terrestre e todo a Biosfera Terrena, nos atinge também... E nós sofremos com isso! Como sofremos!!!
Todos nós queremos nos comunicar e alertar vocês... Mas, existe uma Ordem Cósmica que rege tudo, e nem todos podem se comunicar, porque muitos possuem outras tarefas a cumprir... E alguns não podem abandonar seu Posto de Origem, pois são Guardiões do local. Então, eu que tenho essa permissão, para a Comunicação Extrassensorial, e que possuo Médiuns capacitados pra isso, assumi essa função...
Vocês não sabem, mas esse Médium que agora psicografa essa comunicação, é um Cientista. Na verdade, 'Umbanda em Paz' é guardado e zelado por Cientistas. Por isso, quem lê e acompanha esse Blog, já deve ter percebido que muitos textos são de cunho Científico e Analítico, porque seus escritores são Estudiosos e Pesquisadores do tema...
Além de serem formados na Área Científica, eles também são formados nas Nações que regem essa Casa. Mas, eles nunca relataram isso, porque nunca quiseram se expor... Hoje, a meu pedido e sob minha ordem, estão escrutinando essa verdade, para que vocês saibam que nada nesse Blog ou em nossas comunicações são escritas a esmo...
Tudo aqui é escrito sob a vigilância de um Espírito Guia e sob a Lei Jurídica que rege tanto a Terra, quanto a Espiritualidade. Dessa forma, por mais que alguém se 'aposse' de algum texto ou ideia assumindo sua autoria a revelia, jamais terá como comprovar sua autêntica composição.
Dito essa parte, e com o acordo desse Médium Escritor, volto ao tema original do momento: o Meio Ambiente. É preciso, é necessário e é urgente, que todo Médium que trabalha, se esclareça e melhore a Condução de sua Missão, no sentido de preservar e salvaguardar o Meio Ambiente.
Se for um Médium Dirigente de uma Casa de Oração, tem por obrigação alertar seus Médiuns dirigidos, ou seja, sua Corrente Mediúnica, para que ajude a cuidar do Meio Ambiente. Não podemos, de forma alguma, ignorar os alertas da Natureza! Nem podemos nos eximir de assumir a responsabilidade que nos cabe...
Vocês serão cobrados no tempo certo sobre a sua participação na Preservação ou na destruição Planetária. Sendo assim, quem tem Missão Mediúnica, tem o dever e a obrigatoriedade de observar devidamente a Natureza ao seu redor, ou seja, o Meio Ambiente que o cerca...
Todas as Boas Ações são bem-vindas! Principalmente, aquelas que garantem a Continuidade da Vida e a Preservação do Meio Ambiente!" (Caboclo Cobra Coral)

terça-feira, 9 de julho de 2024

Médium: lute por um Planeta melhor!

PALAVRAS DO CABOCLO COBRA CORAL

"Mais uma vez, utilizo-me desse recurso para me comunicar com vocês. Desejo imensamente que todos vocês, sem exceção, estejam bem... Estar bem, nos dias atuais, é deveras uma tarefa bastante árdua, pois estamos vivendo tempos de expiação, e todos os lugares passam por dificuldades diversas.
Em alguns locais, as calamidades são tão profundas e extensas, que fica difícil falar de esperança... Em outros, as tragédias se tornaram constantes... E existem ainda, as catástrofes naturais que devastam Comunidades, ou que interferem no Ciclo reprodutivo da Vida, pois exterminam Fauna, Flora e Biomas.
São muitos acontecimentos que interferem na vida de todos os cidadãos comuns, principalmente, nos trabalhadores mais humildes! Infelizmente, essa realidade já foi prevista e anunciada... Mas, bem poucos nos ouviram...
Em minhas comunicações anteriores, eu alertei sobre esses fatos e pedi a todos que prestassem atenção aos seus atos. O problema maior de uma Comunicação Mediúnica, é que até os próprios Médiuns duvidam...
Muitos Médiuns leem e acham até interessante mas, depois, viram as costas para os avisos da Espiritualidade Maior. Tristemente, é assim que acontece... Pois, ninguém quer se envolver, até que seja tarde demais!
E não pensem vocês, que apenas os Médiuns, Espiritualistas ou Umbandistas, leem as nossas mensagens... Pois, todos têm acesso a esse conteúdo e podem entender o recado, mesmo que professem outra Crença ou Religião.
Então, torno a repetir o que já disse anteriormente em tantas outras vezes: 'Valorize o que tem valor de verdade... Pois, as ofensas estão destruindo o Planeta! Se você é Médium de verdade, cuide de sua Mediunidade e observe conscientemente a sua Missão de Vida. A Espiritualidade clama pela sua ajuda! Seja um Protetor da Natureza! Seja um Umbandista Ambientalista... E ajude a preservar a Vida!'
Portanto, se você é Médium, de qualquer Religião, Crença ou Ideologia, você está vendo os sinais... Então, procure agir conforme a Lei Maior e lute por um Planeta melhor!" (Caboclo Cobra Coral)

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Satanás, o Diabo e a Hydra...


Nos Reinos Infernais, três Seres Malignos reinam absolutos: Satanás, o Diabo e a Hydra... Juntos, eles comandam um Exército poderoso de Seres Infernais: Demônios, Capetas, Sucubus, Incubus, entre outras Criaturas Bestiais.
No entanto, existe muita confusão entre os nomes dos Comandantes Infernais, pois a Bíblia cita a todos, bem como, também cita outros seres... Além da Bíblia, outros Livros Sagrados e Manuscritos Antigos também fazem referência a esses Seres Trevosos.
Por conta de toda essa confusão, muitos Teólogos, Historiadores, Filósofos, Holistas e Esoteristas*, se dedicam ao estudo da Demonologia, como uma Ciência Oculta... Eles tentam desvendar os mistérios de toda essa nomenclatura e aparência mórbida.
Contudo, como esse é um assunto bastante extenso e cansativo, por conta de toda a carga "pesada" que envolve o conteúdo, muitos Cabalistas e Ocultistas abandonam o estudo, mesmo antes de começar... Pois, como é sabido, todo Ocultista "enxerga" e, ao "enxergar", pode ver coisas bem desagradáveis!
Bem, seja como for, para o Inferno existir, as Criaturas Malignas devem reinar absolutas! Então, assim como ocorre em qualquer Mundo Existencial, no Inferno também existe uma disputa pelo poder... Pois, aquele que assumir o Comando Infernal reinará "Soberano" sobre todo o Universo Maligno!
Lúcifer, como é sabido, já foi um dos Comandantes Infernais... Ele é citado no Velho Testamento Bíblico. Depois, as Referências Bíblicas fazem alusão a Satanás e ao Diabo. Ou seja, Lúcifer abandonou seu propósito inicial, então, Satanás assumiu o seu lugar. O Diabo ficou em segundo lugar na Hierarquia Infernal, seguido da Hydra...
No começo dos Tempos, os Titãs e os Deuses Terrenos reinavam absolutos sobre a Terra, mas devido a uma disputa pelo domínio da Humanidade, eles se confrontaram em uma Guerra que durou dez anos: a Titanomaquia. Após a Batalha, os Deuses venceram os Titãs e estes foram exilados no Tartarus.
A Hydra já foi um dos Titãs mais poderosos da Terra, mas foi derrotada por Hércules, um Semideus, filho de Zeus com uma mortal. Assim, como Hércules, outros Semideuses se opuseram ao domínio dos Deuses e aos poucos foram exterminando todas as Criaturas Titânicas.
Dessa forma, quando Adão e Eva começaram a povoar a Terra, haviam muitos Semideuses e Criaturas Bestiais vagando pelo Planeta. Isso está descrito no Velho Testamento Bíblico... Com o tempo, a população humana cresceu muito e sofreu a influência dos Seres Bestiais, desvirtuando-se do propósito primordial da Criação Divina. Então, Deus chamou Noé e o aconselhou a fabricar uma Arca...
Quando ocorreu o Dilúvio, muitas Criaturas Bestiais foram dizimadas, juntamente com grande parte da Humanidade, a qual havia se desvirtuado... Com isso, uma nova Era teve início... A partir desse momento, muitos Reinos deixaram de existir na Terra e passaram a ocupar outras Dimensões. Também se formaram muitos Planos e Níveis de habitação no Cosmos Sideral. O Inferno separou-se da Terra, bem como, o Tartarus separou-se do Inferno...
No Inferno passaram a habitar todos os Espíritos Caídos e no Tartarus passaram a viver todos os Deuses e Titãs que destruíram a Humanidade. Ou seja, o Embaixo ocupou dois Níveis de Seres Trevosos em débito com o Altíssimo... O nível logo abaixo desse Mundo é o Inferno e o nível abaixo do Inferno é o Tartarus.
Para comandar todas essas Legiões de Espíritos Atormentados e Criaturas Bestiais, foram designados os Guardiões. No Comando do Tartarus ficou Leviathan... E no comando do Inferno assumiram: Satanás, o Diabo e a Hydra. Isso ocorreu porque o Inferno possuía mais moradas que o Tartarus.
Satanás, ao contrário do que muita gente pensa, não é um Ser tão horripilante... Leviathan é muito mais horripilante que Satanás, e talvez essa seja a confusão para os Demonologistas que "enxergam" os Demônios e as Criaturas Bestiais. O Diabo é extremamente Belo e Sedutor! E nisso, todos os Demonologistas concordam... Já a Hydra é uma Criatura bastante horripilante e assustadora!
O que diferencia um e o outro é com certeza a altura! Pois, enquanto Satanás é grande, alto, se comparado aos humanos, em torno de 4 metros a mais de altura, o Diabo pode ter altura normal e assumir qualquer aspecto...  E esse é o problema! Porque o Diabo pode passar despercebido entre os humanos! A Hydra, no entanto, jamais passaria despercebida, pois possui 20 metros de altura!
De todos que vivem no Inferno e no Tartarus, o Diabo é o único que pode transitar na Terra livremente... Ele, inclusive, procurou Deus e pediu permissão para atentar Jó, no Velho Testamento Bíblico.... É ele quem também atenta Jesus durante o exílio de quarenta dias, descrito no Novo Testamento.
Quer dizer, o Diabo faz o que Satanás manda, pois, como Satanás não pode abandonar o seu Trono de Comandante do Inferno, quem se ausenta é o Diabo... A Hydra por sua vez, não sai de seu lugar de domínio, pois o seu Reino precisa de sua presença!
Enfim, entrar no Inferno ou no Tartarus, é bastante fácil... O problema é sair de lá! Pois, apenas os Guardiões têm essa autoridade! Por isso, as Escrituras Sagradas sempre alertam: cuidado para não cair!

* Exoteristas, com x - estudo aberto. Esoteristas, com s - estudo hermético (fechado).

segunda-feira, 24 de junho de 2024

"Leviathan"


Quando os Anjos se rebelaram contra Deus na Criação dos Mundos, aqueles que se rebelaram, caíram e abriram um Portal todo Poderoso que engoliu a todos... Esse Portal foi gerado pela inversão da Energia Cósmica presente em todos os Anjos e Criaturas recém-criados.
Para pôr fim aos Caos e instalar o Equilíbrio Cósmico novamente, Deus dotou outras Criaturas, com a mesma Energia Poderosa daquelas que caíram... Elas não teriam a mesma função dos Anjos, nem viveriam no mesmo espaço, mas ocupariam os Reinos Naturais dos Planetas existentes. Nesse caso, a Terra seria o primeiro receptáculo desses Seres. Esses Seres eram os Orixás...Nos novos Mundos, eles teriam a função de gerar, organizar e administrar todos os Reinos. Porém, entre todos esses Seres Poderosos (os Orixás), houve um que foi criado e dotado antes de todos: Exu.
Exu foi o Primeiro Ser Cósmico criado e gerado no mesmo Atma de Segundo de toda a Hierarquia Celestial... Segundo a segundo, cada Orixá foi criado, mas o primeiro foi Exu. Exu nasceu para fazer oposição aos Seres Caídos. Ele nasceu para salvaguardar toda a Criação Divina e todos os Reinos Cósmicos existentes. Exu nasceu para que Deus pudesse preservar sua Criação em estado puro. Então, Exu foi dotado de todos os Poderes Cósmicos e Divinos necessários para lutar contra o Mal. Mas, também foi dotado de Humanidade e de uma parcela de Sentimento... Assim, Exu era tão Humano quanto os Humanos, mas tão Divino quanto os Orixás!
Deus ainda qualificou Exu de uma capacidade única: a de gerar desdobramentos a partir de sua essência, mas com qualificações específicas. Ou seja, os demais Orixás podem se desdobrar e criar outras características e qualidades, mas apenas Exu pode gerar inúmeros desdobramentos com múltiplas funções, atribuições e tarefas. Essa capacidade permite a Exu estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, mesmo assim, permanecer incólume em seu "Trono" original...
Essa capacidade somente Jesus e Maria possuem... Por isso, existem tantas Nossas Senhoras! Assim, como Jesus pode estar no Céu e na Terra, ao mesmo tempo em que ocupa um Trono Celestial junto a Deus. Quer dizer, Exu recebeu de Deus a qualificação de um Ser Divino Cósmico completo! Entretanto, a missão de Exu é bastante diferente de seus irmãos Divinos (os Orixás), bem como, difere também da missão que Jesus e Maria ocupam junto a Humanidade. Contudo, o propósito de Jesus, de Maria e de Exu, bem como, de toda a Hierarquia Sagrada e Divina, é a mesma: salvaguardar a Humanidade de todos os Seres Antagônicos!
Um Exu Guardião, o qual foi gerado do próprio Orixá Exu, pode se humanizar, ou seja, ele pode ocupar um Corpo Humano e viver na Terra entre os Seres Humanos. Com isso, ele tem o propósito de estar no meio humano para observar, aprender, conhecer, proteger e agir, quando for necessário... No decorrer da História da Terra, muitos Exus Guardiões protegeram a Humanidade da Extinção Total. Com isso, eles deram a própria vida pela preservação da espécie humana.
Bem, mas o que tudo isso tem a ver com "Leviathan"? Quando os Caídos desceram, eles se corromperam e deram origem a uma rebelião que perdurou várias Eras... Durante muito tempo, eles tentaram em vão retornar ao aspecto Divino de sua forma, mas quando perceberam que tudo estava perdido, muitos se reuniram e se agruparam em vários Mundos e Reinos. Assim, surgiu o Inferno! Lúcifer, Belzebu, Baphometh, Belial, Leviathan, Satanás e o Diabo, estavam lá...
Junto do Inferno também surgiu o Tartarus (local abaixo do Inferno), o qual agrupou em seu Mundo, muitos Titãs e Deuses caídos do começo dos Tempos. Assim, abaixo da Terra e desse Universo Cósmico, surgiram outros Universos e outros Planos, com Reinos e Mundos habitados pelas Criaturas Malignas, e que deram origem ao Inferno e ao Tartarus.
Muitos desses Seres, com o passar dos Milênios, decidiram se apaziguar e retomar a sua evolução Cósmica e Divina. Assim, Lúcifer procurou o Orixá Exu, pois sabia que ele guardava a Humanidade, e pediu-lhe que intercedesse a seu favor junto ao Pai Criador... E assim Exu o fez! Então, pela Misericórdia Divina, Lúcifer se tornou um Exu Guardião. E o mesmo aconteceu com Belzebu e Leviathan...
Como Lúcifer foi o primeiro a pedir clemência, ele se tornou um Exu Guardião do Inferno, juntamente com Belzebu. Eles precisam obedecer ao Exu Maioral Sataniac, o qual faz oposição a Satanás e ao Diabo. Leviathan é um Guardião do Tartarus e vive abaixo do Inferno... Ele guarda os Seres mais poderosos, como os Deuses e os Titãs que caíram...
Tanto Satanás, quanto o Diabo, promoveram a Rebelião e ainda lutam para reconquistar o Domínio das Almas! E juntamente com outros Seres Malignos dos Reinos Inferiores, ainda tentam corromper os Espíritos...

sábado, 22 de junho de 2024

Exu Maioral "Sataniac"


Esse é um nome bastante controverso, por várias questões:
- Primeiramente, porque traduzindo Sataniac de outros idiomas, temos o termo "Satânico"... Então, teríamos o nome "Exu Maioral Satânico".
- Segundo, porque quase não se ouve falar desse Exu tranquilamente, seja por medo, por preconceito, por desconhecimento, por incredulidade, ou por outros motivos...
- Terceiro, porque muitos afirmam que "Put Satanakia" (com escrita diferente de Sataniac) é um nome oculto que se refere ao Exu Marabô.
- E Quarto, além do citado nome "Put Satanakia", existem outras referências a nomes similares, como o nome "Satanachia", que consta no Antigo Grimório de nomes demoníacos.
Bem... Não estamos aqui para concordar ou discordar, mas apenas para cumprir nossa missão de mediadores e transmitir exatamente o que nos foi pedido... Dessa forma, esclarecida essa parte, vamos ao que interessa...
O Exu Maioral Sataniac é um Exu que habita e se desloca nos Reinos Infernais, por isso, ele assume o nome de "Satânico". É ele quem controla a entrada e a saída de todo ser vivente em cada nível... Para tanto, ele possui auxiliares bem conhecidos de muita gente: os famosos "Cães do Inferno" (Cerberus).
Através de sua capacidade de deslocamento entre os Reinos, o Exu Maioral Sataniac controla e confere todos os espíritos condenados a pagar as suas dívidas nos Reinos Infernais. Ou seja, ele é o Legislador dos Infernos!!!
Por ele passarão todos aqueles que: mataram, usurparam, estupraram, traficaram, prejudicaram, entre tantas outras atrocidades... Ou seja, ele condenará e executará a sentença de:
- todo aquele que tirou a vida do próximo ou de um ser vivo sem justo motivo;
- todo aquele que seduziu, enganou, ludibriou e roubou o seu próximo;
- todo aquele que massacrou inocentes com o objetivo de se promover;
- todo aquele que abusou de pessoas humildes, ingênuas ou simples, com a intenção de se beneficiar;
- todo aquele que manipulou, persuadiu ou convenceu outras pessoas, a destruir as vidas de outros;
- entre tantas outras barbaridades cometidas pelo ser humano!
Como Legislador, o Senhor Exu Maioral Sataniac pode absolver ou condenar todo aquele que cair em seu Mundo... Mas, apenas após o seu castigo!
Quando o indivíduo paga sua dívida e quita seu débito com a Humanidade, ele pode sair dos Reinos Infernais. Então, o Senhor Exu Maioral Sataniac o conduzirá ao Portal de saída e o entregará ao Guardião de prontidão...
Portanto, é preciso estar atento a todo momento, porque todas as ações humanas são pesadas, medidas e seladas! O Selo que guarda o Livro do Legislador Infernal pertence ao Senhor Exu Maioral Sataniac!
Pra finalizar, é preciso esclarecer que esse Exu não é Satanás, nem tampouco o Diabo... Esse Exu, apesar de sua aparência nada agradável, é um Guardião dos Infernos. Ele é aquele que impede os Espíritos Condenados de escaparem de seu castigo.
Enfim, assim como os Reinos acima possuem muitas Moradas para as Almas Iluminadas, os Reinos abaixo também possuem inúmeros níveis para expurgo e doutrinação dos Espíritos Malignos.

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Exu Sete Peles

O Guardião de todos os Animais!

O nome "Sete Peles" desperta muitas controvérsias... Pois, assim como muitos Exus, o Senhor Exu "Sete Peles" também tem seu nome associado ao mal, principalmente, ao "Maligno".
Para entender melhor, vamos explicar detalhadamente... Exu na Umbanda é um Guardião, que trabalha para o Orixá Exu, enquanto serve também aos demais Orixás.
Na Umbanda, especificamente, Exu está associado às Sete Linhas representativas de todos os Trabalhadores, Mensageiros, Mentores e Guias Espirituais.
Dessa forma, assim como existem as Sete Linhas da Direita, também existem as Sete Linhas na Esquerda, com suas atribuições, funções e trabalhadores.
Bom, esclarecido essa parte, vamos voltar ao nome "Sete Peles". O número "Sete", como todos sabem, está associado ao Mistério do Numeral Sete.
Todo Falangeiro que carrega em seu nome o símbolo "Sete", está indicando que possui sete atribuições diferentes... Assim, todo "Exu Sete" é um Exu com Sete Comandos. 
Dessa forma, o "Exu Sete Peles" é um Guardião que comanda setes vezes o Mistério relacionado à pele. A palavra "pele" é de origem grega e significa, literalmente, couro.
O couro representa a proteção que recobre todos os Seres Vivos que se locomovem, ou seja, os Animais e os Seres Humanos. Outro fato interessante, é que a Pele também é considerada o maior órgão dos Animais, inclusive, do Ser Humano.
Cientificamente, poderíamos descrever toda a importância da Pele para a Vida de todos os Seres Vivos, mesmo para aqueles que não se locomovem... Mas, nossa missão aqui é esclarecer a importância da "pele" espiritualmente.
A Pele envolve aparência, vestimenta e proteção, pois, além de "salvaguardar" o Corpo Humano, também protege o Espírito... Isso quer dizer que, se o Corpo padece, o Espírito também sofre!
Portanto, o Senhor Exu "Sete Peles" é um Guardião da Humanidade, que tem a função e a missão de salvaguardar e zelar por todos os Seres Vivos, principalmente, os Animais.
Infelizmente, assim como todos os Exus, ele também sofre discriminação e preconceito, até mesmo, por parte de Umbandistas e Kimbandeiros, que desconhecem a sua verdadeira atribuição.
Claro que, para cumprir sua missão, esse Exu não carece de seguidores e bajuladores. Pois, ele age em todos os meios, independente da vontade humana...

*Algumas grafias fazem referência a "Sete-Peles", com hífen...

quarta-feira, 10 de abril de 2024

Exu Belzebu


"Muito antes do Planeta Terra ser chamado de 'Terra' eu já existia... Eu estava aqui quando Lemúria e Atlântida afundaram... Eu também estava aqui quando a nova Terra começou a ser povoada por Seres trazidos de outros Mundos.
Eu existo há muito mais tempo que muitos 'deuses e deusas' cultuados por vocês. Eu também já fui chamado de 'deus'; mas, também já fui chamado de demônio. Eu já fui adorado, idolatrado e cultuado. E também já fui perseguido...
Nos tempos imemoriais eu ocupava um lugar de destaque na adoração humana, porque detinha poderes que me tornavam invencível!
Para alguns eu era um Mago Poderosíssimo, para outros eu era uma Criatura Mítica, para outros, ainda, eu era um Ser Antropomórfico.
A minha aparência tinha uma explicação: eu era um descendente da Hierarquia Divina, com poderes Cósmicos que me permitiam viajar no tempo e no espaço, com total destreza e agilidade.
Mas, havia um porém: para eu permanecer no local predeterminado por um longo período de tempo, deveria haver um sacrifício humano.
Entretanto, fui enganado por alguns dos meus seguidores que, sacrificaram um animal em vez de sacrificar um humano. Então, quando estou nesse mundo, carrego essa aparência metamórfica.
Entenda, na época em que eu vivi, era normal sacrificar seres humanos ou animais ou, mesmo, outras criaturas. Quem se oferecia para o sacrifício morria de bom grado, porque sabia que teria uma recompensa...
Naquele tempo acreditava-se na vida após a morte e nos Reinos Divinos... Então, tudo era permitido!
Mas, no Universo existe uma Lei, que determina que: 'Quando alguém se sobrepõe a Lei, o Caos pode se instalar...' Muitos de vocês não sabem, mas o Caos também é um 'deus' e ele tem permissão para atuar entre os Mundos.
Aqui não quero discutir Filosofia ou Religião, nem tampouco contar a vocês os Mistérios do Universo... Pois, existe muita coisa que não se pode contar! Mas quero dizer que, muitos de vocês, com certeza, 'enlouqueceria' se soubesse de toda a verdade!
Enfim, não quero me estender, então, vou finalizar dizendo que: 'Minha missão por hora é essa... Vivo entre os Mundos e entre os Reinos. Posso me deslocar no tempo e no espaço. Quando estou aqui, mantenho essa aparência como um lembrete: Não me engane! Pois, aqueles que me enganaram já pagaram o preço!'
Portanto, se precisar de mim, pode me chamar que eu lhe atendo... Mas, não esqueça que eu cobro caro!"

*Exu Belzebu - o Maioral da Kimbanda.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

O Blog "Umbanda em Paz" e a minha História...


Iniciamos nossa Jornada na Umbanda Sagrada no ano de 1990... Eu tinha 17 anos na época. Desde criança eu via gente morta, ouvia vozes, enxergava coisas de outro mundo, etc. Mas, foi apenas com essa idade, que pude correr atrás de respostas.
Eu morava em uma cidade muito pequena e meus pais eram extremamente rigorosos. Então, quando saí de casa para trabalhar e continuar meus estudos, pude explorar tudo o que eu queria! Foi assim que comecei a buscar entendimento espiritual...
Foi nessa época que frequentei vários lugares diferentes, de todo o tipo e qualidade... Por isso, não julgo quem faz isso, porque eu também o fiz! Porém, nunca, jamais, falei qualquer coisa de qualquer lugar que eu frequentei...
Segui meu caminho até me encontrar em Cachoeira da Bahia, sob os cuidados de Guayacu Luiza (que Deus a tenha!)... Já escrevi em outra Postagem que eu tive duas mães de Santa Bárbara (Oyá): a tia Carmem, como ela gostava de ser chamada, e Gayacu Luiza. Coincidência ou não, Yansã me protegeu em minha jornada.
Depois disso, precisei ir até a Federação passar por testes até receber a Diplomação. Mas, isso não era suficiente, pois eu precisava registrar o nome escolhido para a Casa... Com isso, há mais de vinte anos atrás, surgiu o nome "Umbanda em Paz", ligado ao Terreiro de Umbanda Caboclo Cobra Coral.
No começo, iniciamos um trabalho simbólico, pequenininho, sem grandes pretensões... Depois, a pedido de nossos Mentores e Guias Espirituais fizemos esse Blog, com o intuito de transcrever as Histórias das Entidades que desejavam se comunicar...
O Blog começou modesto e ficamos felizes de compartilhar todos os textos, narrativas e conteúdos abertamente. Queríamos que todas as pessoas tivessem acesso ao conhecimento. Queríamos mostrar que as Religiões Ameríndias e Afrodescendentes, nesse caso a Umbanda, são merecedoras de respeito!
Como nossas postagens estavam disponíveis ao público, nunca nos importamos que alguém entrasse, "copiasse e colasse". Por isso, somos vítimas de Plágio há muito tempo! Mas, então, por que nos ofendemos tanto algumas vezes? Porque existem pessoas usando as nossas postagens, para adquirir fama e lucrar com isso...
Nós sempre trabalhamos na caridade. Nunca cobramos por um serviço sequer... Sempre respondemos aos e-mails com a maior boa vontade, sem exigir nada em troca. Vocês jamais verão nosso nome ligado a qualquer situação que envolva cobrança. Também não vinculamos nosso Site ou Rede Social à propagandas, porque foi um pedido do Caboclo Cobra Coral, o Mentor dessa Seara.
Então, qual não foi nossa surpresa ao perceber que uma pessoa no Instagram plagiou 55 postagens nossas e assumiu a sua autoria, usando-as para angariar seguidores e curtidas!
Nos comentários do Instagram, da pessoa que nos plagiou, um dos comentários referente à Postagem da Pombagira Maria Mulambo das Almas, a pessoa pergunta: essa data procede? Essa pessoa não soube responder ao comentário... Porque a Postagem não é dela!
Tentamos denunciar, mais de uma vez... Mas, o Instagram nos boicota toda vez que tentamos enviar a denúncia alegando que o e-mail está incorreto... Ou seja, o e-mail com o qual nos inscrevemos e que usamos há quase 20 anos está incorreto?
Sabe por que o Instagram faz isso? Porque a pessoa tem mais de 30 mil seguidores no Instagram e nós temos menos de um mil...
Foi por causa de pessoas assim que nós abrimos uma conta no Instagram: para evitar o uso indevido e indiscriminado dos textos e das postagens.
Mas, por que não veiculamos as postagens ao Instagram? Porque a maioria dos plágios muda o teor do conteúdo, ou o título, ou a imagem escolhida... Ou seja, ele sofre adulteração. Então, para evitar esse problema, deixamos de postar os conteúdos no Instagram.
Por conta disso, dificilmente você encontrará nossas postagens no Instagram... Elas estão disponíveis aqui no Blog, no Twitter e no Pinterest.
Enfim, pra finalizar, quero dizer que a pessoa que comete esse crime não me ofende, de forma alguma... Nem tampouco me prejudica! No entanto, ela ofende o Orixá da Casa, o Mentor do Terreiro, os Guias Espirituais e todo o Povo que nos contou a sua História.
Então, creio eu, isso terá um custo para ela... Que provavelmente, não será cobrado aqui nesse Plano Existencial, mas será exigido uma reparação na Justa Medida das Leis Cósmicas, Divinas e Universais.

*Aqui quero acrescentar uma observação final: essa história conta parte de minha jornada e tudo o que enfrento, até os dias de hoje, para cumprir minha missão de vida.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Plágio é Crime!!!


Infelizmente, essa postagem foge de nossos padrões... Mas, estamos cansados de ver gente adquirindo fama em cima de nossos Posts. E ainda por cima, sem citar a fonte ou o nome do Blog Umbanda em Paz.
Quem faz isso tem muito desamor no coração, pois está desrespeitando o Médium que incorporou o Espírito-Guia e narrou toda a História, bem como, o próprio Guia Espiritual e o Médium que escutou e transcreveu a Narrativa.
Quando recebemos uma história dos Guias, dos Mentores ou dos Mensageiros e fazemos a transcrição para o Blog, se faz necessário saber que, antes disso, houve todo um trabalho, que ocorre da seguinte maneira:
- O Guia incorporado comunica o médium assistente que quer contar sua história;
- Os dois médiuns entram em conversação e anotação (o médium incorporado e o médium escritor);
- Depois disso, a história é revisada, corrigida e publicada;
- Os nomes, as datas e o local da escritura são preservados... Ou seja, a história (narrativa) é publicada, mas existe o registro da narrativa, com todos os dados completos: data, local, médiuns, etc.
- Algumas histórias (narrativas) funcionam como a Psicografia, onde o próprio médium incorporado registra a História do Espírito-Guia...
Dessa forma, quem lê a narrativa pronta, não sabe todo o trabalho que houve por trás da história que foi relatada, até a sua publicação.
Ou seja, a pessoa não sabe que existe um registro em cima de todo o trabalho. Quer dizer, existem provas que comprovam todo o processo de fabricação do material. E essas provas podem ser usadas judicialmente.
O que acontece é que não queremos ir a um Tribunal entrar numa briga interminável, expor os médiuns, expor os Espíritos-Guias e expor toda a Casa porque uma pessoa não teve a Empatia necessária com todo o processo.
Quando uma pessoa faz isso, sabemos que ela vai pagar no Tribunal da Justiça Cósmica, porque é assim que funciona... Mas, e quando um Site ou um Blog que representa uma Casa inteira, ou seja, uma Roça, um Terreiro ou um Templo faz isso...?! É triste e decepcionante!
Em nosso Blog, todas as Narrativas respeitam o pedido do Espírito-Guia... Mesmo que ao ler, a pessoa não entenda algumas datas ou colocações, nós temos como comprovar o fato ocorrido e o registro de tudo. Por isso, nós sabemos de todos os detalhes de cada publicação.
Os Guias Espirituais que nos procuraram através de seus Médiuns, com o intuito de contar a sua História de Vida, merecem todo o respeito... E merecem que a sua História seja repassada como Eles gostariam que ela realmente fosse repassada.
Quando uma pessoa ou uma Associação plageia o conteúdo de outro, está demonstrando desrespeito com o Médium que buscou honrar o que a Entidade lhe pediu... 
Copiar e colar o conteúdo de alguém, sem citar a sua verdadeira autoria é crime! Ou seja, essas pessoas são criminosas! E é muito triste ver umbandistas agindo de má fé, contra outros umbandistas!
As Postagens que são Narrativas pertencem à marca Umbanda em Paz® e, por isso, são registradas... As demais Postagens, que são autorais, possuem registro do próprio autor. E as Postagens que citam Fontes Bibliográficas possuem a citação do Autor, do Site ou do Livro, de onde foram extraídas.
Portanto, gente que gosta de vir aqui e copiar nossos textos, tenha a honradez de citar que você retirou o texto daqui. Tenha decência, por favor...

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Livro da USP mergulha na presença banto na história, cultura, língua e religião.


Menosprezada pela história, herança banto é um pilar central da formação do Brasil...

Corcunda, leque, samba, marimbondo, moleque, carimbo, cachimbo. Algumas palavras que usamos no nosso dia a dia escondem traços e fonemas de uma herança africana historicamente menosprezada pelo meio acadêmico: a cultura banto. Para além das trocas linguísticas, a herança banto pode ser percebida nas manifestações culturais, religiosas e políticas no Brasil, do século 16 até os dias atuais.
A presença das culturas banto na formação do Brasil são discutidas ao longo dos 22 capítulos que compõem o livro Através das águas: os bantu na formação do Brasil, publicado em dezembro de 2023 e disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP. A obra é organizada por Vagner Gonçalves da Silva, professor do Departamento de Antropologia da USP, Rosenilton Silva de Oliveira, professor da Faculdade de Educação (FE) da USP, José Pedro da Silva Neto, doutorando em Antropologia Social, e Tata Katuvanjesi, jornalista e liderança do terreiro de candomblé banto Inzo Tumbansi, e reúne artigos de pesquisadores como o antropólogo Kabengele Munanga e a linguista Yeda Pessoa de Castro.
"A coletânea buscou fazer esse contato nacional e internacional, não só com acadêmicos, mas também com lideranças tradicionais de vários lugares", explica José Pedro da Silva Neto, um dos organizadores. Colaboradores como o pesquisador congolês Bunseki Fu Kiaue a antropóloga portuguesa Clara Saraiva contribuem para uma visão ampla e internacional da herança banto, articulando Brasil, Cuba e Portugal nas redes históricas que envolvem os povos da África Central. Através das águas faz parte da coleção Viramundo, da Faculdade de Educação da USP, e compõe a série Diálogos da Diáspora, publicada pela Hucitec, editora que vende uma versão impressa da obra.

Através das águas: da África para o Brasil

O termo "banto" designa de forma abrangente uma gama de povos e culturas da África Central. A denominação surge a partir do grupo linguístico banto, que inclui diversas línguas africanas com determinadas características comuns - entre elas, o uso da palavra bantu para designar "pessoas". O grupo linguístico engloba mais de 400 línguas, como o suaíle e o zulu, dispersas no Camarões, Gabão, Congo, República Democrática do Congo, Uganda, Quênia, Tanzânia, Moçambique, Malauí, Zâmbia, Angola, Namíbia, Botsuana, Zimbábue, Suazilândia, Lesoto e África do Sul. 
Entre 1580 e 1850, cerca de 75% dos africanos escravizados levados para o Brasil eram bantos, dos quais a maioria advinha da Angola e República Democrática do Congo, e posteriormente, de Moçambique. Além de serem os primeiros africanos a desembarcar no Brasil, os bantos também foram os primeiros exemplos de resistência, a partir da reconstrução, em solo brasileiro, do modelo africano do quilombo.
Fundamental para a construção do Brasil e para o movimento abolicionista, a cultura banto reverbera até hoje no português brasileiro, tanto nas palavras como na entonação e na sintaxe. No campo religioso, o candomblé banto e o catolicismo negro marcaram não só a cultura brasileira dos últimos séculos, mas também a resistência negra no país. "Os terreiros de matriz banto garantiram a presença dessas 'cosmodinâmicas' banto no Brasil", explica Vagner. A capoeira e o jongo também são destacados no livro em meio a uma gama de heranças banto na cultura brasileira, que inclui o maracatu e a congada.
"Os bantos foram a base da constituição da cultura nacional", sintetiza o docente. Uma mudança no fluxo migratório durante o século 17, contudo, condenou os bantos às margens do meio acadêmico, condição questionada ao longo dos 22 artigos presentes em Através das águas.

Mudança na maré

Outro grupo africano ganhou relevância no final do século 17. Os sudaneses, termo que engloba os iorubás, os haussás e os jejes, povos da África Ocidental, foram trazidos para o Brasil em grandes contingentes nos séculos 18 e 19, em um processo que culminou no esquecimento da cultura banto.
"Houve uma desqualificação dos bantos nas literaturas antropológica e historiográfica, e eles passaram a ser vistos como menos evoluídos, se comparados aos povos da África Ocidental", explica Vagner Silva, ressaltando que pesquisadores da época, como Nina Rodrigues e Arthur Ramos, consideravam a cultura banto "rudimentar". 
Além da falsa hierarquia que condenava a tradição banto, esses povos também foram menosprezados pela academia por estarem muito inseridos na cultura local. "A cultura banto já estava tão presente na cultura brasileira que ela não era tão contrastiva, o que dificultava os estudos", aponta o professor, complementando que o livro buscou reverter essa ideia de inferioridade banto ao mostrar sua forte presença no Brasil.

Para além da academia

A valorização da cultura banto no Brasil passa pela educação e pela formação de professores, segundo Rosenilton. Por isso, a quinta parte do livro Através das águas é dedicada à educação antirracista. "Tentamos mostrar como podemos produzir uma pedagogia antirracista, a partir da presença das culturas de matriz africana em geral, e banto especificamente, nos currículos escolares", explica o docente da FE, defendendo a importância de se ensinar História da África a partir de uma perspectiva múltipla. "No meu artigo, faço uma reflexão sobre os desafios da transposição didática; ou seja, como os saberes desenvolvidos nos cursos de graduação são traduzidos em ações didáticas em sala de aula, na educação básica", conta.
"Através das águas ajuda a gente a sair desse lugar-comum de pensar uma África única", afirma Rosenilton, acrescentando a importância de se compreender a multiplicidade de matrizes africanas presentes no Brasil. Segundo Vagner, o livro também convida a repensar as narrativas oficiais, que frequentemente colocam as culturas africanas como culturas sem agência, puramente dominadas. "Os povos africanos bantos eram sujeitos da sua própria história, não apenas vítimas colonizadas e dominadas", finaliza.


*Esse texto foi extraído do Portal "Jornal da USP" e transcrito ipsis litteris.
**No Portal da USP está disponível (gratuitamente) o Livro: Através das águas: os Bantu na formação do Brasil.