sexta-feira, 12 de abril de 2024

Exu Sete Peles

O Guardião de todos os Animais!

O nome "Sete Peles" desperta muitas controvérsias... Pois, assim como muitos Exus, o Senhor Exu "Sete Peles" também tem seu nome associado ao mal, principalmente, ao "Maligno".
Para entender melhor, vamos explicar detalhadamente... Exu na Umbanda é um Guardião, que trabalha para o Orixá Exu, enquanto serve também aos demais Orixás.
Na Umbanda, especificamente, Exu está associado às Sete Linhas representativas de todos os Trabalhadores, Mensageiros, Mentores e Guias Espirituais.
Dessa forma, assim como existem as Sete Linhas da Direita, também existem as Sete Linhas na Esquerda, com suas atribuições, funções e trabalhadores.
Bom, esclarecido essa parte, vamos voltar ao nome "Sete Peles". O número "Sete", como todos sabem, está associado ao Mistério do Numeral Sete.
Todo Falangeiro que carrega em seu nome o símbolo "Sete", está indicando que possui sete atribuições diferentes... Assim, todo "Exu Sete" é um Exu com Sete Comandos. 
Dessa forma, o "Exu Sete Peles" é um Guardião que comanda setes vezes o Mistério relacionado à pele. A palavra "pele" é de origem grega e significa, literalmente, couro.
O couro representa a proteção que recobre todos os Seres Vivos que se locomovem, ou seja, os Animais e os Seres Humanos. Outro fato interessante, é que a Pele também é considerada o maior órgão dos Animais, inclusive, do Ser Humano.
Cientificamente, poderíamos descrever toda a importância da Pele para a Vida de todos os Seres Vivos, mesmo para aqueles que não se locomovem... Mas, nossa missão aqui é esclarecer a importância da "pele" espiritualmente.
A Pele envolve aparência, vestimenta e proteção, pois, além de "salvaguardar" o Corpo Humano, também protege o Espírito... Isso quer dizer que, se o Corpo padece, o Espírito também sofre!
Portanto, o Senhor Exu "Sete Peles" é um Guardião da Humanidade, que tem a função e a missão de salvaguardar e zelar por todos os Seres Vivos, principalmente, os Animais.
Infelizmente, assim como todos os Exus, ele também sofre discriminação e preconceito, até mesmo, por parte de Umbandistas e Kimbandeiros, que desconhecem a sua verdadeira atribuição.
Claro que, para cumprir sua missão, esse Exu não carece de seguidores e bajuladores. Pois, ele age em todos os meios, independente da vontade humana...

*Algumas grafias fazem referência a "Sete-Peles", com hífen...