terça-feira, 5 de novembro de 2024

Novembro: mês da Umbanda e da Consciência Negra!


No dia 15 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Umbanda. A data foi oficialmente instituída pela presidenta da República, Dilma Rousseff, através da Lei 12.644, de 16 de maio de 2012; também assinada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e pelo Ministério da Cultura (MinC).
A proposta de Oficialização da Data surgiu com o Projeto de Lei da Câmara nº 187, de 2010, que teve como justificativa o Direito Constitucional à Liberdade de Crença e ao Livre Exercício dos Cultos Religiosos.
A Umbanda nasceu com a missão de resgatar todos os espíritos sofredores e perdidos em massacres diversos, em toda a História Planetária. Devido aos desatinos humanos, muitas lutas foram travadas na busca por territórios e riquezas, ocasionando a morte de muitos inocentes.
A Umbanda também nasceu para nos livrar do preconceito espiritual da cor, da desigualdade e da crença. Por isso, a Umbanda nasceu como uma Religião Pluralista, capaz de unir os desiguais, por aceitar as diferenças...
No dia 20 de novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra, onde ocorre também a Semana da Consciência Negra. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695...
Muitos Negros foram escravizados e lutaram pela liberdade antes de Zumbi dos Palmares, mas ele foi o primeiro a lutar abertamente pela libertação dos escravos!
O Dia da Consciência Negra é uma data que serve para lembrar da resistência do Povo Negro à qualquer tipo de escravidão!
Desde o primeiro transporte de navio negreiro para o Brasil, em 1549, até o fim da escravidão em 1888, os Africanos e os Afrodescendentes lutam por respeito e igualdade de condições! Da mesma forma, a Umbanda luta por reconhecimento e aceitação...

Nós herdamos da Cultura Africana inúmeros conhecimentos! Por isso, devemos honrar e respeitar essa herança... Através de uma convivência pacífica com todas as manifestações religiosas, somos impulsionados a manifestar o respeito, a empatia e a reciprocidade... E, principalmente, a Paz!