sábado, 19 de abril de 2014

Santo Expedito

O Santo das Causas Urgentes!


Santo Expedito é sincretizado com o Orixá Logun Edé. Mas, na Umbanda Sagrada, ele está vinculado à representação de Ogun Rompe Mato, na Linha de Ogun.
Essa representação, se deve ao fato de que o Orixá Logun Edé, não é cultuado na Umbanda em nenhuma Linha. A similaridade com Ogun Rompe Mato surgiu nas primeiras Casas de Culto de Umbanda. Atualmente, no entanto, permaneceu apenas o sincretismo com Logun Edé.
Contudo, existem diversos Falangeiros que carregam no nome a representação do Santo. Como por exemplo: Baiano Expedito, Pai José Expedito, Cigano Expedito, Marinheiro Expedito, Cosminho Expeditinho, Cangaceiro Expedito, Malandro Zé Expedito, Vovó Expedita, etc.


Santo Expedito era militar e foi martirizado na Armênia, em Mitilene, mesmo local de seu nascimento. Ele foi decapitado no dia 19 de abril de 303, sob a ordem do Imperador Diocleciano. Por isso, dia 19 de abril é dia de Santo Expedito.
Dizem que Expedito levava uma vida mundana e desregrada antes de sua conversão; mas, depois, tornou-se "Expedito" - pois é considerado aquele que age prontamente, que é diligente, desembaraçado e ativo.
Conta a história que o espírito do mal apareceu para ele na forma de um corvo e cantou: "Cras, Cras, Cras", palavra latina que significa "amanhã"... Para Expedito, era como se o corvo quisesse lhe dizer: "Deixe para amanhã! Não tenha pressa!" Santo Expedito, então, pisou o corvo e gritou: "Hodie, Hodie.", que quer dizer "Hoje, hoje". Por isso, Santo Expedito é invocado nos casos que exigem uma solução imediata e nos negócios urgentes.

Resultado de imagem para santo expedito iconografiasImagem relacionada

Como realizar a novena de Santo Expedito...

Deve-se acender uma vela e rezar o Creio em Deus, depois a Oração para Santo Expedito, pedindo a graça desejada. Depois deve-se realizar a Oração do Pai Nosso, uma Ave Maria e finalizar com o Glória ao Pai. Fazer isso por nove dias seguidos, sempre no mesmo horário.

"Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes, socorrei-me nesta hora de aflição e desespero, intercedei por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo. Vós que sois um santo guerreiro. Vós que sois o santo dos aflitos. Vós que sois o santo dos desesperados, vós que sois o Santo das causas urgentes. Protegei-me, ajudai-me, dai-me força, coragem e serenidade. Atendei ao meu pedido (faça aqui o seu pedido). Ajudai-me a superar estas horas difíceis, protegei-me de todos que possam me prejudicar, protegei a minha família, atendei ao meu pedido com urgência. Devolvei-me a paz e a tranquilidade. Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé. Santo Expedito, rogai por nós que recorremos a Vós. Amém!"

Resultado de imagem para santo expedito iconografias