sexta-feira, 18 de abril de 2014

Sexta-feira da Paixão.

Resultado de imagem para paixão de cristo iconografia
Na última sexta-feira que antecede a Páscoa ou "Passagem", temos a Sexta-feira Santa. Na Sexta-feira da Semana Santa, temos a "Paixão de Cristo", que representa a entrega de Jesus ao Calvário. A Sexta-feira Santa é um feriado móvel, que serve como referência para outras datas. Para calculá-lo analisa-se a primeira Sexta-feira após a primeira Lua Cheia, depois do Equinócio de Outono no Hemisfério Sul e Equinócio de Primavera no Hemisfério Norte. Essa data é móvel porque pode ocorrer entre 20 de março e 23 de abril.
Resultado de imagem para paixão de cristo iconografia
Segundo a Tradição Cristã, a Ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de "Nissan", no Calendário Hebraico. Nissan é nome do mês hebraico que representa os "primeiros frutos", pois inicia na Primeira Lua Nova da época da colheita da cevada em Israel. Assim, realizando a contagem a partir do domingo e, sabendo-se que nos costumes Judaico e Romano contava-se o primeiro e o último dia, a Igreja chega à "Sexta-feira" como o dia da Morte de Cristo.
O nome Nissan é considerado de origem babilônica e na Torá o nome do mês é Abib... No mês do Nissan, os Judeus comemoram o Pessach (14 de Nissan), o Chag Hamatzot (15-22 de Nissan) e o Yom Ha Shoah (27 de Nissan). O livro do Êxodo da Bíblia ensina que o mês de Abib é marcado pela libertação de Israel do regime escravo no Egito. Nesse mês também se comemora a Páscoa Judaica.
Resultado de imagem para paixão de cristo pintura em tela
A crucificação de Jesus ocorreu pelas mãos do Juiz Pôncio Pilatos e do Imperador de Roma: Tibério Cláudio Nero César. O crime que condenou Jesus à morte foi escrito em uma placa afixada sobre sua cabeça no alto da Cruz (INRI).
A palavra INRI significa: Iesus Nazarenus Rex Ioderum, ou "Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus". Ou seja, por Ele ser considerado um Rei pelo Povo, cometeu o crime de insurgência. Por sua condenação, Jesus carregou a cruz até o lugar da execução, e este trajeto público é chamado de "Via Crucis".
Jesus Cristo foi pregado na cruz mas, por vezes, o condenado era apenas atado a esse instrumento... A crucificação era considerado um método de suplício muito doloroso, pois o tempo de agonia do criminoso era intensamente prolongado.
Além da Crucificação, existiam outros métodos de condenação entre os Judeus... Algumas vezes, o corpo dos criminosos era pendurado numa árvore de cabeça para baixo; como foi o caso do Apóstolo Pedro.
Na oração do Terço (dentro do Rosário), o mistério de Jesus carregando a cruz representa o "Quarto Mistério Doloroso". Esse é o mistério que nos faz refletir sobre as cruzes nossas de cada dia. Ao carregar a Cruz pelo Calvário, Jesus nos ensina a aceitarmos e carregarmos nossas próprias cruzes. Durante a Crucificação, Maria foi apresentada como a Mãe de Todos Nós (Nossa Senhora) por Jesus... Essa referência, indica que ela assumiu o papel de Mediadora entre Jesus e a Humanidade. Por isso, além de Mãe, ela é Mediadora!
Resultado de imagem para maria recebendo o corpo de cristo