domingo, 20 de abril de 2014

O Axé da Cor Branca...


Oxalufan ou Oxalufon ou Orixá Fun Fun pode ser sincretizado com Jesus Ressuscitado. Através desse Sincretismo, ele nos ensina diversas lições, dentre elas: a humildade, a temperança e a serenidade.
Manter-se humilde perante o próximo, quando somos insultados, é uma tarefa árdua... Ser fiel ao propósito da fé, quando somos testados ou provados, é uma condição bastante difícil... E estar sereno nos momentos de aflição, realmente é impossível!
Oxalufan é o Pai do Pano Branco. O Pano Branco representa o algodão, um dos símbolos de Oxalá. Ele também faz referência ao Giz Branco (Efun), que simboliza a iniciação em todos os Rituais. Outro simbolismo do branco é a manifestação da Paz.
Como Oxalufan é um Orixá Primordial, aquele que existe desde os Primórdios da Civilização, tudo o que faz referência ao Princípio de todas as coisas, refere-se aos Orixás Fun Fun... 
Uma das Lendas de Oxalufan, retrata muito bem, o exílio pelo qual todos nós passamos, em algum momento ou outro de nossas vidas.
Na Lenda, Oxalufan vai ao Reino de Xangô e, devido às condições em que chega ao Reino de seu Filho, não é reconhecido como Pai. Seu cavalo fugiu, e suas roupas estão sujas e amarrotadas.
Ele, então, é encarcerado injustamente por sete anos! Durante esse período, o Reino passa por privações e doenças, sem que ninguém entenda o que está acontecendo... Xangô decide consultar um Babalaô sobre todos os acontecimentos que tumultuam o seu Reino e, assim, descobre toda a injustiça que seu Pai sofreu!
Aqui percebemos que mesmo Oxalufan sendo o Pai e estando acima de todos, Ele vive a humildade de estar na prisão e ser esquecido... Xangô, como filho, não reconhece o Pai, porque Este não está em sua "pompa" real.
A Lenda também explica porque os Filhos de Oxalá devem usar Branco em todos os momentos de sua Preparação e Feitura. E também entendemos porque nós Umbandistas, devemos usar o Uniforme Branco em nossas Cerimônias.
O Axé de Oxalufan e de todos os Orixás Fun Fun é o Branco... O branco representa a Pureza de Espírito, porque indica que estamos limpos e livres de toda mácula. O branco também representa a Energia da Luz, que se manifesta em todas as cores...
A importância da Cor Branca está presente em todos os Fundamentos da Nação, desde o Processo de Feitura, até as Firmezas do Altar.
Enfim, o branco é considerado o elemento básico de todas as coisas, porque simboliza o princípio fundamental que sustenta a Vida e a Morte. Ou seja, o Branco é o início e o fim!