quarta-feira, 23 de abril de 2014

Salve São Jorge Guerreiro! Nosso Santo Protetor...


São Jorge Guerreiro comanda a Linha de Ogun na Umbanda Sagrada. O sincretismo entre Ogun e São Jorge foi estabelecido pela devoção ao Santo Guerreiro.
Seus Falangeiros são reconhecidos como Soldados de Ogun e recebem um nome complementar... Como, por exemplo: Ogun Yara, Ogun Matinata, Ogun Megê, Ogun Beira-Mar, Ogun Sete Lanças, Ogun Sete Espadas, entre outros.
Os Cavaleiros e Guerreiros de Ogun trabalham para proteger todas as Repartições Públicas e seus trabalhadores. Por isso, eles atuam em Guerras, Batalhas, Lutas, etc.
A Guia de Proteção é confeccionada com contas nas cores: vermelha e branca. O vermelho representa a Vida e o branco representa a Paz. A saudação é: Ogunhê!


Em 23 de abril celebramos a morte e canonização de São Jorge, o Soldado de Cristo. Ele viveu entre os anos de 275 a 303; morrendo, portanto, com 28 anos. Jorge era filho de pais cristãos e aprendeu desde a sua infância a temer a Deus. Desde cedo considerava Cristão e conhecia a história de Jesus como ninguém. É do conhecimento de todos que ele nasceu na região da Capadócia - atualmente pertencente à Turquia. Após a morte do pai, Jorge e a mãe mudaram-se para a Palestina, onde ingressou nas fileiras do Exército Romano. Após servir com grande dedicação o Imperador, foi promovido a Capitão da Guarda Imperial. Suas qualidades de Legionário fizeram com que o Imperador lhe conferisse o título de Conde.

Resultado de imagem para são jorge iconografia

Com a idade de 23 anos, Jorge passou a residir na Corte Imperial de Roma, onde exercia altas funções. Mas, foi nessa época, que o imperador Diocleciano resolveu exterminar todos os Cristãos. Essa decisão devia-se ao fato de que a maioria dos Cristãos estavam provocando desordem na Corte Imperial e entre os cidadãos romanos. Quando o Senado decidiu assinar o Decreto Imperial, o Capitão Jorge se manifestou contrário às decisões do Imperador. Isso causou grande surpresa entre os presentes, pois até então, Jorge era considerado uma pessoa discreta e recolhida em seus anseios. Devemos analisar que ele estava com 28 anos nessa época. Jorge debateu com o Juiz sobre suas convicções e foi considerado um traidor, pois um nobre soldado jamais deveria comportar-se dessa maneira. Assim, ele foi julgado e passou a ser torturado para que modificasse seu testemunho.

Saint George | San jorge imagen, San jorge, Imagenes de santos ...

O Imperador tentou dissuadí-lo de suas crenças torturando-o de diversas formas; mas, após cada tortura, Jorge parecia mais decidido e firme em seus propósitos. Jorge era considerado um dos melhores militares que Roma já teve e a Corte não queria perder seu soldado. Por isso o torturavam, para que desistisse de suas convicções e voltasse a atuar como um "bom e fiel legionário". Treinar alguém para torná-lo tão bom quanto Jorge, levaria muito tempo... Então, era melhor resgatar o homem que ainda existia. Mas, como Jorge não cedia às torturas, Diocleciano finalmente decidiu executá-lo. Jorge foi degolado no dia 23 de abril do ano de 303. Sua sepultura está na cidade de Lídia, próximo à Jerusalém, na Palestina.

Pin em São JorgeImagem relacionada

A devoção a São Jorge rapidamente tornou-se popular e seu culto se espalhou pelo Oriente. Por ocasião das Cruzadas, ele passou a ser aclamado como escudo e proteção por diversos soldados. Por ser considerado um verdadeiro Guerreiro da Fé, logo tornou-se conhecido em toda a Europa.
Sua batalha contra "satanás" na forma de um dragão, se deve ao fato dele ter enfrentado toda a Corte Romana e seus dirigentes. O cavalo branco era uma honra concedida somente aos mais elevados cargos da Guarda. A princesa era uma analogia a todas as mulheres martirizadas em nome da fé e também uma referência à castidade do santo. Por defender com seu sangue e honra a Igreja de Cristo, em suas imagens é possível ver uma igrejinha ao fundo.

São Jorge Guerreiro44 Best الشهيد مارجرجس images | Saint george, St. george, Saint ...Jorge da Capadócia – Wikipédia, a enciclopédia livre

O próprio São Jorge recebeu uma Igreja em sua homenagem na Capadócia. Existem inúmeras lendas com relação à construção dessa Igreja... Mas, uma delas relata que um jovem soldado estava perdido, com fome, sede e frio e escondeu-se na caverna para fugir do extermínio a que estava predestinado. Durante seu sono ele viu a figura de um jovem guerreiro montado em um cavalo branco, que lhe dizia para manter sua fé, pois em breve estaria salvo. O soldado sobreviveu e foi salvo por seu exército. Mais tarde conheceu a história do soldado da Capadócia que morreu em nome de Cristo. Então, em agradecimento, transformou a caverna onde esteve escondido, em uma pequena Igreja.

A prince and a dragon, illustration by Walter Crane for the book ...Curiously, Not a Piece of Furniture | Pinturas raphael, Produção ...

Datas Marcantes:
- Desde o século VI, havia peregrinações ao túmulo de São Jorge em Lídia. Esse santuário foi destruído e reconstruído várias vezes durante a história. Santo Estevão, rei da Hungria, reconstruiu esse santuário no século XI.
- Durante o século XII, São Jorge era representado como soldado das Cruzadas: usando a Cruz Vermelha no manto e na armadura, montado no cavalo branco, com uma lança em punho e vencendo um dragão. Essa iconografia foi utilizada para dar ânimo aos cruzados da época. Assim, "São Jorge é o cavaleiro da cruz que derrota o dragão do mal, da dominação e exclusão".
- Foram dedicadas numerosas Igrejas a São Jorge na Grécia e na Síria. A devoção a São Jorge chegou à Sicília, na Itália, no século VI. No séc. VII o Papa siciliano Leão II construiu em Roma uma Igreja para São Sebastião e outra para São Jorge. No séc. VIII, o Papa Zacarias transferiu para essa Igreja a cabeça (degolada) de São Jorge.
- A devoção a São Jorge chegou na Inglaterra no século VIII. No ano de 1101, o exército inglês acampou em Lídia, antes de atacar Jerusalém. Nessa época, a Inglaterra foi o país que mais se distinguiu no culto ao mártir São Jorge...
- Em 1340, o rei inglês Eduardo III instituiu a Ordem dos Cavaleiros de São Jorge. Foi o Papa Bento XIV (1740-1758) que consagrou São Jorge como padroeiro da Inglaterra.
- Em 1420, o Rei da Hungria, Frederico III evocou-o na luta contra os turcos. E apesar de São Jorge pertencer a região da Capadócia, seu auxílio foi presente...
- As Cruzadas Medievais fizeram de São Jorge um santo popular no Ocidente. Ele se tornou conhecido e venerado como Guerreiro e Padroeiro dos Cavaleiros da Cruz e das Ordens de Cavalaria.

imagens santosResultado de imagem para são jorge iconografia

Oração a São Jorge I
Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar. Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos. Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo. São Jorge Rogai por Nós.


Oração a São Jorge II
São Jorge, cavaleiro corajoso, intrépido e vencedor; abre os meus caminhos, ajuda-me a conseguir um bom emprego; faze com que eu seja bem quisto por todos superiores, colegas, e subordinados; que a paz, o amor e a harmonia estejam sempre presentes no meu coração, no meu lar e no meu serviço; meus inimigos terão os olhos e não me verão, terão boca e não me falarão, terão pés e não me alcançarão, terão mãos e não e não me ofenderão. São Jorge vela por mim e pelos meus, protegendo-me com suas armas. O meu corpo não será preso nem ferido, nem meu sangue derramado; andarei tão livre como andou Jesus Cristo nove meses no ventre da Virgem Maria. Amém.

Oração a São Jorge III
Óh Deus Onipotente,
Que nos protegeis
Pelos méritos e as bênçãos
De São Jorge.
Fazei que este grande mártir,
Com sua couraça,
Sua espada,
E seu escudo,
Que representam a fé,
A esperança,
E a inteligência,
Ilumine os nossos caminhos...
Fortaleça o nosso ânimo...
Nas lutas da vida.
Dê firmeza
À nossa vontade,
Contra as tramas do maligno,
Para que,
Vencendo na terra,
Como São Jorge venceu,
Possamos triunfar no céu
Convosco,
E participar
Das eternas alegrias.
Amém!

10 Melhores Ideias de estampas de carnaval | Estampas, Orixas, Ogum