quinta-feira, 4 de outubro de 2012

São Francisco de Assis


São Francisco de Assis é considerado um dos Santos mais queridos pela População! Devido ao seu Amor pelos Animais e seu respeito pela Natureza, tornou-se reconhecido como Ambientalista, Protetor dos Ecologistas e Defensor dos Seres Vivos.
Francisco nasceu no ano de 1181 em Assis, na Região da Úmbria, na Itália. Ao nascer foi batizado com o nome de Giovanni di Pietro Bernardone, por sua mãe... Seu pai era um rico Comerciante, que costumava viajar pela França, e que estava ausente no nascimento do filho.
É do conhecimento de muitos que, antigamente, as pessoas possuíam dois nomes: um nome de Batismo, e outro nome "Social". Por isso, o nome Francisco (derivado de Francesco) foi acrescentado ao infante...
Como todo jovem burguês de sua época, Francisco era um "bon vivant" extravagante. Entretanto, a paixão pela Cavalaria despertou nele a vontade de servir a sua Pátria. 
Então, em 1202 alistou-se como soldado do Exército, mas foi capturado e permaneceu por quase um ano em posse dos inimigos. Após ser libertado, Francisco ficou doente por um ano, com febre e outros problemas de saúde. Porém, tentou novamente servir o Exército...
Nessa época, Francisco começou a ter sonhos, visões e a ouvir vozes. Muitos acontecimentos foram transformando a sua vida aos poucos. Mas, outras revelações lhe modificaram totalmente, como o encontro com mendigos e leprosos.
Seu pai não gostou dessas transformações, pois Francisco começou a ajudar os pobres... Então, procurou o Bispo, o qual foi surpreendido com Francisco despindo-se de suas roupas e abandonando totalmente as suas posses.
A partir desse momento Francisco passou a seguir o que as vozes lhe determinavam... Inclusive, conta-se que a primeira delas manifestou-se através de um Crucifixo na Igreja de São Damião.
São Francisco tornou-se um Missionário e com muita dificuldade fundou a Ordem dos Franciscanos, a qual dava assistência aos pobres, carentes e doentes.
A história de São Francisco é bastante longa e cheia de detalhes, com muitas narrativas surpreendentes... Pois, atribuem-se a ele muitos milagres e muitas revelações! Também existem inúmeros fatos curiosos envolvendo a vida de São Francisco, como: os Estigmas de Cristo em seu corpo; ou a sua exortação aos animais.
São Francisco de Assis faleceu na Pequena Igrejinha da Porciúncula no dia 03 de outubro de 1226. Foi canonizado apenas dois anos após a sua morte. Por conta de sua história, muitos Santos conhecidos seguiram seu exemplo de vida... Inclusive Santa Clara de Assis.
São Francisco de Assis tornou-se símbolo dos Ecologistas e dos Ambientalistas, devido ao seu respeito pela Natureza e pela Vida. Por isso, é considerado o Protetor dos Animais e do Meio Ambiente.
No Sincretismo Religioso São Francisco de Assis corresponde a Irokô... Irokô é o Orixá que representa a Árvore Sagrada no Fundamento da Roça de Candomblé.
Na Umbanda Sagrada existem muitos Franciscos trabalhando como Falangeiros: Pai Francisco da Guiné, Vovô Francisco (Vô Chico), Ibeji Francisquinho "Chiquinho", Cigano "Francesco", Cangaceiro "Chico" das Almas, Boiadeiro Francisco, etc.
Quando um Guia Espiritual adota o nome "Francisco", ele está demonstrando que: respeita a Natureza, se preocupa com os Animais e, acima de tudo, possui muita empatia pelo próximo.