sexta-feira, 5 de outubro de 2012

São Benedito

O "Santo Mouro".

"São Benedito é um Santo Padroeiro.
Venceu Demanda...
E acabou com o Cativeiro!
Segura a Umbanda Meu Pai,
Segura a Umbanda Meu Pai...
Segura a Umbanda, o Cativeiro acabou!"

São Benedito nasceu em 31 de março no ano de 1524, numa pequena Região da Ilha de Sicília, na Itália... Ele faleceu em 4 de abril de 1589, na Capital da Ilha.
A História de São Benedito é considerada uma História de Luta e de Superação... Pois, como todos os demais Santos, ele também enfrentou muitas provações. Mas, as suas lutas eram diferentes, porque precisava provar a todo momento que merecia estar entre os demais.
Os pais de São Benedito eram escravos nascidos na Etiópia. Eles evitavam ter mais filhos, pois os mesmos também poderiam ser escravizados. Sabendo disso, o Dono da Fazenda prometeu libertar o próximo filho que eles tivessem... E assim ocorreu com "Benedito".
Desde cedo "Benedito" pastoreava as ovelhas com seu pai e ajudava sua mãe nos afazeres domésticos. Quando jovem, resolveu acompanhar um grupo de Freis Franciscanos em peregrinação. Cinco anos depois, "Benedito" juntou-se a Ordem dos Freis Capuchinhos do Convento de Santa Maria, como um irmão leigo.
Ficou um tempo no Convento de Sant'Ana di Giuliana, em torno de 4 anos, retornando em seguida para o mesmo Convento de Santa Maria, onde permaneceu até a sua morte, aos 65 anos. No começo, "Benedito" era apenas o Cozinheiro do Convento, mas depois, adquiriu outras funções e ocupou outros cargos, até tornar-se o Superior do Mosteiro.
Durante a sua Vida Monástica, "Benedito" foi um exemplo de dedicação, zelo e caridade. Sempre alegre e bem disposto, ajudava a todos sem reclamar... Ele também realizou inúmeros milagres em vida, tais como: multiplicar os pães para os pobres e curar inúmeros doentes.
Além disso, as pessoas ainda contavam que "Benedito" era visto constantemente em Oração, segurando o Menino Jesus nos braços, e com Nossa Senhora ao seu lado. Outro fato sobre São Benedito é que seu corpo é considerado incorrupto, pois está preservado, onde é guardado por uma urna de cristal na Igreja de Santa Maria.
Apesar de ter sido Canonizado em 24 de maio de 1807, a sua data festiva é em 05 de outubro. A data ocorre um dia após a data de São Francisco de Assis, de quem São Benedito era devoto e seguidor. Coincidentemente, São Francisco é considerado o Santo Ecologista, porque ele foi um dos Primeiros Ambientalistas do Mundo; e seu sincretismo relaciona-se a Irokô (a Árvore Sagrada).
São Benedito sincretiza com Ossanha (Ossãe, Ossain), o Senhor das Folhas Sagradas, junto as Religiões Afro-ameríndias. Na Umbanda, São Benedito é homenageado de muitas formas, mas não comanda nenhuma Linha específica... Entretanto, seu nome aparece com destaque em muitos Falangeiros.
Como por exemplo: Vô Benedito do Congo, Pai Benedito do Roseiral, Baiano "Bendito", Cangaceiro Zé Benedito, Boiadeiro Benedito dos Santos, Vaqueiro "Bendito" das Rosas, Ibeji Beneditinho, Cigano Benedito Mouro, etc.
Enfim, existem muitas Comunidades, Igrejas e Capelas que veneram o nome de São Benedito pelo Brasil afora, com muitas Festividades Especiais em datas específicas.