quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Jurema: o Reino dos Encantados!


A palavra "Jurema" deriva do tronco linguístico tupi-guarani e significa: espinho suculento ou espinho cheiroso.
A Jurema é uma Árvore Nativa do Brasil, cheia de espinhos e com cheiro forte. Da Árvore da Jurema é feita uma bebida especial, usada nos Rituais Religiosos pelos Indígenas.
Para entender melhor essa representação e o seu verdadeiro significado, temos que conhecer a Cultura Indígena... Para os índios, toda Árvore é Sagrada, porque nela habitam os Espíritos da Floresta.
A árvore da Jurema é a morada de Espíritos Especiais, que ofertaram ao Povo Indígena o Poder da Cura e da Sabedoria. Por isso, para os descendentes dos índios, a Jurema é um lugar Sagrado.
Quando o "homem branco" invadiu a Floresta dos índios, e começou a derrubar todas as Árvores Sagradas, os Espíritos da Natureza tiveram que se mudar... Eles deixaram de existir nesse Plano e foram morar no "Mundo dos Deuses".
Para o Povo Indígena existe uma "Terra Sem Males", impossível de ser contaminada pelos homens, corrompidos por sua ganância em busca de riquezas sem fim...
A Jurema é, agora, um lugar especial, longe da ação destrutiva dos Seres Humanos. No Reino Encantado da Jurema, os animais, as plantas e os Ancestrais Indígenas estão protegidos dos "Espíritos Maus".
Portanto, a própria Jurema "encantou-se" e tornou-se o lar permanente de todos os seres que sofreram com a destruição da Natureza. Nesse local sagrado eles, ainda, podem existir!