Apesar de agosto ser o mês dedicado ao Dia dos Pais, celebrado no segundo domingo do mês, para a Umbanda Sagrada temos três datas especiais nesse mês: Nossa Senhora da Assunção (dia 15), São Roque (dia 16) e São Bartolomeu (dia 24).
Nossa Senhora da Glória, da Guia ou da Assunção é um título que sincretiza com Iemanjá, a Mãe d'Água. Nossa Senhora da Glória é o título concedido à Maria por suas três qualidades de: Imaculada, Assunção e Glorificação.
Nossa Senhora da Assunção representa muito bem Iemanjá, em toda a sua plenitude... Ela é a Mãe: Doce, Pura e Angelical. Por isso, seu sincretismo se confirma...
São Bartolomeu teve sua pele retirada do corpo, tal como uma cobra, por isso é sincretizado com Oxumaré... Ele é o Senhor do Arco-íris, pois representa a paciência e a mansidão do tempo.
São Roque foi um homem muito doente que gostava de visitar o túmulo dos Apóstolos. Ele andava em trajes de peregrino pelas estradas de Roma, sempre acompanhado de um cachorro... Dizem que ele se curou milagrosamente da peste, por isso, o seu sincretismo com Omulu.
O sincretismo é apenas uma forma para melhor entender as similaridades entre Santos e Orixás... Pois, nos ajuda a compreender aspectos e semelhanças de uns e de outros.
A Umbanda se baseia no sincretismo como forma de aproximar o Orixá do Ser Humano, ajudando na compreensão de sua aparência e de sua energia de atuação.