quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Mestre Boiadeiro

Algumas pessoas desconhecem que uma Entidade ao se apresentar na Umbanda possui nome, sobrenome, ponto cantado, ponto riscado, agrupamento ou Falange, Linha de trabalho e atuação, entre outras características.
Além de toda a apresentação que a Entidade faz, ela também possui sua história particular de vida e pode relatar sua última encarnação ou outra que desejar... Observando esses aspectos, a Entidade se preserva e comprova que é um verdadeiro trabalhador da Seara Umbandista ou de uma das Nações Africanas. Um espírito sem treinamento (quiumba ou obsessor) não possui esses predicados e conhecimentos.
Essa Entidade em questão, é um "Encantado da Jurema". Ele trabalha na Encantaria, no Catimbó e na Jurema, mas também pode atuar na vibração da Umbanda, na Falange dos Boiadeiros. Os Encantados são espíritos que se transformaram ou "transfiguraram", deixando para trás sua roupagem terrena e assumindo uma nova roupagem fluídica.
Um Mestre Boiadeiro é o Chefe da Comitiva de Boiadeiros ou condutores de gado. Existe também o Mestre Vaqueiro, Chefe da Comitiva dos Vaqueiros, condutores de vaquejadas, etc. O Chefe dos Peões é aquele que comanda a "peãozada" (ou peonada), na lida com cavalos e nos trabalhos braçais em geral.
Todo boiadeiro, vaqueiro ou peão possui uma coisa em comum: a fé. Todos, sem exceção, acreditam em Deus (Pai Maior), em Jesus (Pai Menor) e em Maria (Nossa Senhora ou Nossa Mãe). Enfim, na lida do campo e da roça existem muitos trabalhadores abnegados cumprindo suas funções de servos do Senhor.

Pin by GARNIER ANNIE on Picture Gallery | Cowboy art, Cowboy ...