terça-feira, 20 de março de 2012

Baiana Rosalinda

A Flor do Sertão!

"Baiana, Baianinha...
Baianinha meu amor.
Com quem é que tu trabalha?
Eu trabalho com Nosso Senhor!"

Rosalinda nasceu no sertão nordestino, no estado de Sergipe, numa Vila entre o estado da Bahia e de Alagoas. Essa região hoje se chama: Canindé de São Francisco.
Desde que nasceu, com as bochechas bem rosadas, sua mãe lhe chamou de Rosa e seu pai de Linda, por isso ela recebeu o nome de Rosalinda.
Ela nasceu no ano de 1889, um pouco antes da Proclamação da República e quando Sergipe, enfim, tornou-se um Estado brasileiro.
Seu pai era um mameluco que trabalhava como vaqueiro nas margens do Rio São Francisco e sua mãe era uma filha de escravos que trabalhava como bordadeira. Eles viviam da pesca, do gado, do artesanato e se alimentavam de plantas nativas da caatinga.
Rosalinda foi uma moça esperta e alegre que sempre auxiliou sua mãe nos trabalhos domésticos. Também gostava de ajudar seu pai na lida com o gado. Amava a vida que levava: tranquila, a beira do Rio São Francisco e cheia de riquezas naturais.
Um dia, alguns cangaceiros cruzaram suas terras e se encantaram com a beleza da moça. Um dos rapazes a convidou para seguir com ele no bando, mas ela recusou...
Rosalinda não queria se apartar de seus pais, nem queria deixar a vida que levava. O Chefe do bando não mexia com moças virgens... Ele respeitava, porque tinha uma filha da mesma idade. Mas, o rapaz não suportou ser rejeitado e começou a ameaçar a moça.
Vendo que seus familiares corriam perigo, pediu aos pais para seguir com o bando, alegando estar apaixonada pelo moço.
O pai de Rosalinda, no começo recusou e falou que isso não era vida para uma moça. A mãe chorava muito... Por fim, aceitaram, desde que ela nunca saísse do acampamento dos cangaceiros e que não se juntasse a eles nas contendas.
Rosinha concordou, despediu-se dos pais e seguiu com o bando. Seguia cheia de tristeza em seu coração. Sonhava se casar por amor... Jamais pensou em ser forçada a se casar, pois seus pais eram muito bons para ela.
Ela correu com o bando por várias localidades e sempre se manteve no acampamento. O rapaz fazia de tudo para agradá-la, porém ela não esquecia a família.
Após de um ano viajando, Rosalinda estava prestes a dar a luz. Na beira de uma estrada nasceu um menino e ela não resistiu ao parto. Morreu de dor, de tristeza e de hemorragia.
O menino cresceu com o pai e se tornou um dos cangaceiros mais respeitados da região, lutando pela justiça dos menos favorecidos. Depois dele vieram outros, como Lampião, que se tornou o Cangaceiro mais famoso da história do Brasil.
Por algum tempo o espírito de Rosalinda vagou, ligado ao menino que nasceu e buscando a sua família...
Mas, depois foi recolhido ao Reino de Aruanda. Ela se tornou mais uma trabalhadora na "Ala" das Baianas. Hoje, trabalha na Linha das Águas, distribuindo amor e alegria a todos a quem atende...