quarta-feira, 21 de março de 2012

Joaquins, Anas, Josés e Marias.


Quem conhece a Lenda de Obaluaiê, sabe que ele nasceu doente e que Nanã entregou-o a Iemanjá, pedindo a Ela que cuidasse dele com amor e carinho. E assim Iemanjá fez...
Era costume na África antiga, mulheres mais velhas darem seus filhos às mulheres mais jovens, principalmente, para aquelas com muitos filhos. Acreditava-se que, assim, a criança seria curada. E de fato, Obaluaiê foi curado pelo amor de Iemanjá.
Nanã sincretiza com Santa Ana (mãe de Maria), que era casada com Joaquim (pai de Maria). Ana tinha dificuldade para engravidar, e quando Maria nasceu, Ana e Joaquim já estavam com idade bem avançada... Por isso, os nomes "Joaquim e Ana" estão presentes nos nomes dos Falangeiros mais velhos da Umbanda: os Pretos-velhos.
Iemanjá sincretiza com alguns títulos de Nossa Senhora (Maria), que é a Mãe Absoluta. Em algumas Nações, São José sincretiza com uma das qualidades de Xangô... Mas, na Umbanda, São José é venerado nos nomes de muitas Entidades de diferentes Linhas. Ou seja, São José não possui sincretismo definido, mas comanda muitas Falanges e é representado em muitos Falangeiros.
Dessa forma, os nomes "Joaquim, Ana, José e Maria" aparecem nos nomes de muitos Falangeiros da Umbanda Sagrada. Por isso, temos muitos "Pais Joaquins" e "Pais Josés", assim como, muitas "Vovós Anas" e "Vovós Marias".
Entretanto, esses nomes também aparecem em outras Linhas e Falanges, como por exemplo: Baiano Joaquim, Baiano José, Baiana Nhá Ana, Baiana Maria, Capitão Joaquim, Marujo José, Marinheira Ana, Marinheira Maria, Malandro Joaquim do Cais, Malandro Zé do Berimbau, Malandra Ana da Estrada, Malandra Maria da Praia, Cigano Joaquim José, Cigana Ana Maria, Cigana Maria da Paz, Ibeji Joaquinzinho, Ibeji Zezinho, Ibeji Aninha, Ibeji Mariazinha, etc.
Todos as Entidades, que carregam o simbolismo dos nomes "Joaquim, Ana, José e Maria", estão demonstrando que se manifestam na Lei de Oxalá pois, no sincretismo, Oxalá corresponde a Jesus. Com isso, eles demonstram que são Trabalhadores a serviço do Pai Maior.