segunda-feira, 19 de março de 2012

A missão dos Baianos na Umbanda...

"Salve o Grande Cruzeiro da Bahia, Meu Pai!
E salve o Nosso Senhor do Bonfim!"


Povo Baiano agrupa os trabalhadores espirituais que viveram no Nordeste Brasileiro, pois os estados nordestinos pertenciam à Bahia no começo da Colonização do Brasil.
Os Portugueses adentraram o Brasil pelas terras da Bahia, na época denominada de Ilha de Vera Cruz. Pensaram que aqui fosse uma ilha e somente depois viram a imensidão do território!
Na época, entraram no Brasil todos os "excluídos" de Portugal e da Europa, para trabalhar e começar uma vida. Depois vieram os negros, que após os índios, também foram escravizados. E o Brasil cresceu cheio de misturas...
Assim como os Caboclos, os Pretos-velhos e os Ibejis, os Baianos também trabalham e servem à todas as Linhas, dividindo-se em Falanges. As Falanges do Povo Baiano podem atuar em qualquer Linha: de Oxalá, das Águas, de Ogun, de Xangô, de Oxóssi, das Almas ou dos Ibejis.
O Baiano é aquela Entidade que traz alegria para o Terreiro, com a função de descarregar as cargas negativas e pesadas de um trabalho. Costuma-se dizer que todo Baiano é mandingueiro... Pois, o Baiano sabe se desenrolar de qualquer situação!
O Baiano também é uma Entidade que possui ligação direta com Ifá-Orunmilá (sincretizado com a Santíssima Trindade e Dono do Jogo de Búzios). Por isso, muitos médiuns que trabalham com os Baianos sentem afinidade com o búzio, mesmo que desconheçam seus mistérios.
Outra prática dos Baianos é o "Jogo da Capoeira" (chamado assim, porque quando a Capoeira surgiu, não era usada como luta ou defesa, apenas como Jogo de Roda entre os escravos).
No começo da difusão da Umbanda houve um pouco de preconceito com essas Entidades, pelo fato delas representarem o principal elo de ligação com a "Santeria" e o "Vudu" (Voodoo). Essas práticas eram muito confundidas com as demais Nações do Candomblé.
Povo Baiano representa essa miscelânea de conhecimentos e a miscigenação das raças. Por isso, independente da Nação e de cada particularidade, trabalhar com um Baiano é trabalhar com um pedaço da História do Brasil!