terça-feira, 3 de setembro de 2013

"Fui no SARAVÁ e me falaram que fizeram MACUMBA pra mim!"

Macumba – Wikipédia, a enciclopédia livre

Normalmente quando alguma coisa dá errado na vida de algumas pessoas, a primeira coisa que elas pensam é: "Fizeram macumba pra mim!!!" ou "Alguém colocou meu nome no Saravá!!!"
Bom, antes de elucidarmos o assunto, vamos explicar e esclarecer o que é "Macumba" e o que é "Saravá", de verdade...
Makumba ou Saravá foram os nomes dados aos primeiros Cultos realizados de forma sincrética no Sul do Brasil. Inicialmente, eles eram de origem Banto (Bantu).
O termo Macumba possui duas derivações: Ma-kiumbama'kôba. Enquanto a palavra Ma-kiumba significa: "Espíritos da Noite" (ou Espíritos Noturnos); a palavra Ma'kôba (do Kimbundu) é uma espécie de instrumento africano feito de bambu, com o som parecido com o do reco-reco.
Os Cultos de Ma-kiumba (Macumba) eram realizados a noite, por conta das perseguições sofridas por seus praticantes; porque os escravizados eram impedidos de se reunir à luz do dia...
As punições eram aplicadas, principalmente, aos descendentes de Escravos, Índios, Caboclos, Mamelucos ou outros; e que não fossem descendentes diretos de Europeus, principalmente, de Portugueses.
Os Espíritos que se apresentavam nos Terreiros ou nas Roças eram os Egunguns - Espíritos dos Ancestrais dos Cultos Ameríndios, Angolanos, Nagôs, Yorubanos, ou de outros Cultos Africanos...
Ou seja, eram as Almas dos Sacerdotes das famílias escravizadas; pois, esses Espíritos queriam que sua Cultura prosseguisse, dentro de sua Linhagem, respeitando a Ancestralidade, e sem perda de tempo!
Depois, é que surgiram os demais Cultos Afro-brasileiros, com influência das Nações: Jeje, Keto, Angola, Congo, Nagô, Omolocô, Tupi-guarani, entre outros.
Agora que explicamos o termo Macumba, vamos explicar a palavra "Saravá" (ou Saravaô na forma original). Essa palavra possui o mesmo significado que Motumbá, Kolofé e Mukuiu, que são saudações e bênçãos da língua Bantu Africana.
Todas as saudações possuem uma resposta; como, por exemplo: "Mukuiu N'Zambi" (Deus te Abençoe); "Kolofé Olorun" (Deus te Proteja); "Motumbá Axé" (Muitas Bênçãos); e "Saravá" (Minhas Saudações). Depois, é claro, efetivaram-se as demais saudações específicas para cada Orixá, de acordo com a Nação ou com o Culto.
Agora, traduzindo o título dessa postagem, paulatinamente, teremos: "Fui nas Bênçãos e me falaram que fizeram Meus Ancestrais se apresentarem a mim." Ou seja, se "Fui no Saravá e me falaram que fizeram Macumba pra mim!", isso é uma coisa boa!
Primeiramente, porque bênçãos são coisas do bem (luzes, irradiações, passes magnéticos ou mediúnicos, etc.) e nossos Ancestrais (Avós, Bisavós, Trisavós...) jamais nos fariam mal... A não ser que devêssemos alguma coisa a eles!
Infelizmente, muita gente generaliza as coisas e esquece de procurar a verdade! Basta ver um despacho que já diz: "Olha a Macumba!!!" Ou então: "Isso é coisa de Saravá!!!
Por isso, aproveitando que estamos falando de "Macumba" e "Saravá", aqui eu faço uma pergunta: "Vocês acham mesmo que um Orixá, ou uma Entidade, vai querer receber sua comida ou bebida no chão de uma rua qualquer, no meio da sujeira?"
Vocês beberiam ou comeriam do chão? E ainda por cima, aceitariam prejudicar o próximo, depois de comer e beber dessa sujeira? Só se fossem Espíritos Errantes, Perdidos ou Sofredores; mas, jamais, um Orixá ou uma Entidade de Luz!
A mesma comida que eu preparo para eu comer é aquela que devo servir, com todo carinho e respeito, primeiro ao meu Orixá ou à minha Entidade (para fazer os meus pedidos) e depois aos meus convidados. Em seguida, quando "despachá-la", devo fazer isso sem poluir ou agredir a Natureza. Afinal, os Orixás são Divindades da Natureza!
Outra pergunta que lhes faço é: "Vocês sujariam sua própria casa?" Pois, cada Orixá comanda um espaço da Natureza e deseja que a Energia desse local esteja limpa, pura e equilibrada.
Por isso, cada Orixá possui o seu "Local de Entrega", como chamamos, ou Recebimento da Obrigação. Porém, podemos realizar a Festa do Orixá em nossa Casa (Templo, Tenda ou Roça) com convidados e participantes. Sempre separando a parte do "Convidado Principal" que será servido primeiro (Orixá ou Entidade) e depois servindo aos demais convidados.
O que sobrar deve ser distribuído em oferta e caridade... E o que "restar" (sobras de comida) deverá ser devolvido à Natureza, porque devemos "Devolver à terra tudo o que é da Terra!"... Devolver à Natureza significa despachar sem sujar, de forma equilibrada e adequada, em um local devido.
Lembrem-se: "Aquilo que desejo ao outro retorna a mim, com força maior!" Então, se eu faço "Magia Negra" para alguém e recebo de volta o que fiz, é lógico que minha vida começará a dar errado em todos os sentidos... Mas, não é porque alguém me fez um "mal-feito" e, sim, porque eu mesmo busquei o mal e estou colhendo!
Esse "mal" pode ser praticado por: pensamento, intenções, irradiações, trabalhos de mau uso das energias, entre outras coisas. Quer dizer, o "mal" está muito mais na intenção da própria pessoa, do que em um local.
Agora que está esclarecida essa parte, precisamos entender que um dia todos nós seremos "Eguns" (Espíritos)... Para fazermos a passagem com equilíbrio, segurança e tranquilidade, precisamos aceitar que somos Espíritos.
Isso quer dizer que todos nós precisaremos de muito Saravá (Bênção), porque muitos de nós poderão se tornar Macumbas (Espíritos Noturnos)...
Por isso, minha gente, esclarecimento é essencialmente fundamental!