quinta-feira, 3 de maio de 2012

Cabocla Jacyara

Uma Encantada das Águas e da Lua.

Numa noite de lua cheia, com céu bem brilhante, a Aldeia foi presenteada com dois belos presentes: o nascimento de uma linda indiazinha e o clarão da Lua refletido nas águas do Rio Amazonas.
Os índios sabiam que isso era um sinal... A pequenina pertencia às duas mães: à Mãe Iara, a Senhora das Águas e à Mãe Jacy, a Dona Lua. Então, seus pais lhe deram um nome que agradasse as duas Divindades: "Jacy-Iara".
A pequenina índia cresceu e pareceu adivinhar seu nome, porque sempre apontava pro céu em noite de lua cheia ou, então, corria pras águas e se jogava!
Enquanto ela não sabia nadar, seus pais acudiam prontamente. Mas, com o tempo, Jacyara (Jaciara) tornou-se um peixe na água.
Ela nadava e sumia nas águas do grande rio... Quando ela desaparecia, muitos diziam: "Um dias as Mães levam ela embora!"
Quando Jacyara tornou-se adulta, seus pais ficaram aliviados, porque a veriam casada em breve... Porém, o destino sempre encontra seu escolhido e Jacyara já tinha um destino!
A Aldeia estava em festa, porque as moças em idade de casar seriam escolhidas pelos índios solteiros da Tribo. A mãe de Jacyara, colheu flores para enfeitá-la e urucum para pintar seu lindo rosto.
Era noite de lua cheia e as índias saíram enfileiradas para se apresentar aos prometidos. A Tribo estava em festa, todos cantavam e dançavam felizes.
Jacyara saiu da Grande Oca, sentindo um estranho torpor em seu corpo. E seus olhos ficavam parados olhando para longe.
De repente, ela saiu em disparada porque viu as duas Mães juntas lhe acenando... A Mãe Jacy e a Mãe Iara estavam de mãos dadas lhe esperando.
Jacyara estava tão feliz! Correu para lhes abraçar e se jogou nas águas!
A Tribo ficou em silêncio, enquanto olhavam para a índia que corria e se jogava no Rio Amazonas!
Por um momento, ninguém nada entendeu... Mas, de repente, o Cacique Chefe de todas as Tribos da Aldeia falou: "As Mães vieram buscá-la para levá-la embora!"
Os pais de Jacyara correram até a beira do rio. Os índios correram para seus barcos. E todos procuraram ajudar... Mas, o corpo de Jacyara jamais foi encontrado.
Jacyara encantou-se após morrer, ou seja, seu corpo se transfigurou e ela se transformou... Ela se tornou uma Encantada.
Alguns dizem, que em noites de lua cheia, ela aparece na Aldeia vestida de luar... Sua aparência translúcida a sorrir para todos. Outros, já lhe viram pentear os cabelos nas margens do rio.
Por isso, quem vê Jacyara (Jaciara) observa duas aparências: em alguns momentos ela está vestida de branco prateado, parecendo um raio de luar; em outros momentos, ela parece uma Sereia das Águas Doces.
Sua transfiguração se deve ao encantamento das Duas Mães que a protegem e a acompanham...