domingo, 27 de maio de 2012

A importância do trabalho de um Cambone!



"Quem não vive para servir, não serve para viver..." Esta frase expressa oportunamente o trabalho de um Cambone (Cambono ou Cambona).
Cambonar (alguns escrevem cambonear) é o mesmo que: preparar, auxiliar, ajudar, servir ou amparar...
Cambono é o nome dado para a pessoa que possui mediunidade sem manifestar a incorporação. No entanto, sente e pressente igualmente as vibrações das Entidades.
A etimologia da palavra cambone tem origem no Kimbundo "kamona" e significa, simplesmente, filhinho. Nos dicionários possui duas aplicações: ajudante de Pai ou Mãe de Santo ou indivíduo simpatizante da Religião.
O trabalho de um cambone na Umbanda, equivale igualmente ao trabalho de um Ogan ou de uma Ekedi no Candomblé. Entretanto, as funções são bem distintas entre si.
Para as Nações de Candomblé, a função de um Ogan ou de uma Ekedi é mais importante que a função de qualquer pessoa dentro de um Terreiro. Pois, além de dominar todos os conhecimentos, eles podem adentrar em qualquer recinto.
Da mesma forma na Umbanda, o Cambone é a pessoa de maior valia dentro de um Terreiro; afinal, é ele quem auxilia a todos em qualquer situação ou necessidade.
Muitos médiuns enquanto são preparados para a incorporação podem auxiliar o Terreiro como Cambones. Dessa maneira, além de auxiliar, também aprendem como funciona toda a Ritualística. 
Contudo, essa função é específica para alguns Médiuns. Pois, assim como no Candomblé, na Umbanda também desenvolve-se a "Cambonagem".
É necessário compreender e aceitar que a função de um Cambone verdadeiro jamais será temporária. Para muitos médiuns ela será definitiva, porque essa é a sua missão de vida.
A saída de um médium da Corrente Mediúnica pode balançar temporariamente a Casa, mas a saída de um Cambone pode ocasionar a perda de um elo importantíssimo para o Terreiro.
O médium pode ser substituído por outro que queira desenvolver, mas um Cambone de valor jamais será substituído! Por isso, o trabalho de cambonar deve ser honrado e valorizado por todos!
A presteza e a prudência de um Cambone valem ouro e brilham mais que diamante! Sua fidelidade à Casa e aos Mentores Espirituais é o maior tesouro que o Espírito Camboneiro carrega...
Os Guias e Mensageiros sabem que podem contar com a sua extrema dedicação e também com o seu imenso caráter zeloso. Por tudo isso, o Cambone possui um dia somente seu...
O dia do Cambono comemora-se em 27 de maio. À eles todo o nosso apreço... Salve os Cambones! Axé!