sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

O Mistério da Santíssima Trindade nos Pontos Riscados.


Os Pontos Riscados na Umbanda trazem em sua simbologia, a representação de Cristo, de Deus e do Espírito Santo, para indicar que a Umbanda respeita a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
Essa representação pode ocorrer com os símbolos triplicados, indicando a Trindade... Ou com os três símbolos que fazem referência a Trindade: estrela de cinco pontas, cruz e pomba (inseridos juntos).
Lembrando que a Santíssima Trindade representa: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, que se completam e se complementam entre si. Assim como temos: Olorun, Oxalá e Orunmilá, no Sincretismo Umbandista.
Quando Olorun criou o Aye, enviou Oxalá para criar o Homem e Orunmilá/Ifá para intermediar as ações humanas e Divinas. Tudo isso está bem representado nos Pontos Riscados da Umbanda.
Através da cruz, da estrela e do pombo, o Falangeiro simboliza que é a favor de Cristo (Oxalá), que respeita a Lei de Deus (Zambi/Olorun), e que aceita a sua essência divina (Orunmilá/Ifá). O Aye (Mundo) é o círculo que envolve o ponto riscado.
Por isso, é tão importante prestar atenção aos elementos que compõe o Ponto Riscado! Nele estão inseridos os Códigos Sagrados que indicam a Linhagem, a Hierarquia Celestial e a Ordem Divina de toda Entidade.

Antideus e Anticristo

Muito se fala em Anticristo e pouco se fala em Antideus... A maioria das pessoas sabe que Anticristo é todo aquele que se opõe aos ensinamentos de Cristo (Jesus). Dessa forma, Antideus é todo aquele que se opõe aos ensinamentos de Deus.
Opor-se a Deus, significa agir como todo Ser Maligno que, em oposição ao Criador, O confronta e O nega. Quer dizer: um Antideus sabe da existência de Deus e mesmo assim O nega. Diferentemente de um Ateu que não acredita na existência de Deus...
O símbolo do Anticristo é a cruz invertida, utilizada como um sinal de negação à Cristo. Já o símbolo de Antideus é o Pentagrama invertido, como negação ao Quinto Elemento da Criação: o Espírito.
Como Olorun (Deus) é o Ser Divino da Criação, ao se negar Deus, também se nega a sua Criação (Cristo). Negar a Criação significa negar a Ordem Cósmica, Divina e Sagrada de todas as coisas.
Negar a Criação é o mesmo que desejar o Caos e a Destruição. Por isso, os que são Antideus e Anticristo disseminam o ódio, pois são movidos pela negação à sua própria essência.
Pessoas que negam a sua essência divina (Espírito Santo), negam que fazem parte da Criação (Cristo) e negam que foram criadas por Deus Pai (Criador)... Por isso, não adianta ser Cristão e negar Deus, assim como não adianta amar a Deus e odiar a Cristo!
Como o Ponto Riscado é um Símbolo de Ligação entre o Guia Espiritual, a Linha de Atuação e o Médium, é extremamente importante ficar atento aos detalhes... Pois, um falso umbandista pode ocultar nos Pontos Riscados símbolos do Anticristo e de Antideus.
Para ser Umbandista é preciso aceitar Zambi e Oxalá (Pai e Filho)... Porque ambos são intermediados por Orunmilá (Espírito Santo). Ou seja, é preciso aceitar e entender o sincretismo entre Jesus Cristo e Oxalá, entre Deus e Olorun (Zambi) e entre o Espirito Santo e Orunmilá/Ifá.
Por isso, não se pode honrar Olorun e negar a existência de Oxalá... Bem como, dizer que ama Oxalá, mas negar o Olorun (Zambi). Pois, ambos são Pai e Filho, assim como Deus e Jesus.
Pra finalizar é preciso entender que, todas os ensinamentos estão entrelaçados, por mais que se discorde deste ou daquele ponto. Afinal, muito antes de nossa existência, já haviam os mistérios.

"O Pai não é o Filho e o Filho não é o Espírito... Mas, Deus é Pai, Filho e Espírito!"