terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

POMBAGIRAS GUARDIÃS


Da mesma forma que os Exus, as Pombagiras também possuem suas atribuições específicas. E quando se apresentam para o Trabalho na Umbanda, costumam revelar sua função ao contar seu nome completo.
E assim como os Exus, as Pombagiras também respondem à uma Hierarquia e obedecem a uma Linha. Então, quando uma Pombagira Rainha se apresenta, ela indica que administra uma Hierarquia completa de Pombagiras, como Líder e como Chefe.
Já as Pombagiras Guardiãs também guardam, protegem e administram uma dimensão específica. Ou seja, a tarefa de uma Entidade Guardiã, é maior e mais abrangente em sua atribuição, pois ela necessita "guardar" um local.
As Pombagiras "Marias" são acompanhantes de seus médiuns e possuem a função de guardar e proteger o desenvolvimento mediúnico, enquanto durar... Uma Pombagira Maria é uma espécie de professora do médium, sempre orientando e instruindo para que o mesmo possa cumprir sua missão adequadamente.
Também temos as Pombagiras Auxiliares, que contribuem com outras Entidades para a realização dos Trabalhos de Gira. As Pombagiras Auxiliares estão sempre por perto ao menor sinal de turbulência e costumam intuir o médium sobre o perigo de uma situação...
O problema é que muitos médiuns são teimosos e gostam de "pagar pra ver"! Então, quando o presságio se realiza, o médium se martiriza, pois sabe que foi alertado... Infelizmente, muitos médiuns "caem" no erro por inconsequência de seus próprios atos. Também temos os médiuns que não aceitam a própria missão... E que por isso, desmerecem todo o trabalho de uma Pombagira. Mesmo assim, a Pombagira prossegue cumprindo a sua missão e acompanhando o médium.
Enfim, seja chefiando, orientando, guardando ou protegendo, todas as Pombagiras são Entidades determinadas e dedicadas na execução de suas funções. Por isso, devemos respeitá-las!