sexta-feira, 18 de março de 2022

OCULTISMO


Quando se fala em Ocultismo, a maioria das pessoas já imagina um monte de indivíduos encapuzados, carregando enormes velas pretas, em um local totalmente obscurecido... Só que a realidade é muito diferente da imaginação!
É preciso entender que, desde os primórdios da Humanidade o Ocultismo existe e faz parte do cotidiano das pessoas. A confusão ocorre porque a maioria sequer sabe o verdadeiro significado da palavra ocultismo.
O Ocultismo, na verdade, é considerado uma Doutrina Secreta, porque reúne vários ensinamentos de práticas ancestrais, que fazem parte de uma Filosofia. As práticas ocultas centram-se na suposta capacidade do praticante em manipular as Leis Naturais para benefício próprio ou de outrem.
Quando a população no Planeta começou a aumentar consideravelmente, muitas Escolas de Conhecimentos Sagrados fecharam-se e passaram a transmitir seus conteúdos de forma velada. Isso aconteceu tanto nas Filosofias Orientais, quanto nas Filosofias Ocidentais.
Nas Filosofias Orientais, podemos citar o Tao, o Talmud, a Cabala Hebraica e a Alquimia. Nas Filosofias Ocidentais, temos o próprio Cristianismo, que iniciou ocultamente e somente depois de alguns séculos se tornou público. E também temos a Wicca (Ocidental) e a Sthreggeria (Oriental)... E tantas outras Ideologias, Crenças e Filosofias.
O próprio Candomblé é considerado uma Religião embasada no Ocultismo. A Umbanda e a Kimbanda também fazem parte da Filosofia Ocultista. Ou seja, todas as Religiões possuem conhecimentos ocultos, porque precisam preservar seus ensinamentos. E ainda podemos citar: o Xamanismo, a Pajelança, o Druidismo, a Jurema, o Catimbó, o Voodoo, o Hoodoo, a Maçonaria, a Teosofia, o Ilusionismo, o Ascetismo, etc.
Praticar o Ocultismo, significa praticar em segredo um conhecimento milenar! Por isso, muitos ensinamentos devem se manter ocultos... Se todos os conhecimentos fossem abertos, muitas Sociedades nem existiriam mais!
O Ocultismo existe porque ajuda a preservar a crença de um Povo. Quando um conhecimento se mantém preservado, significa que ele se manteve oculto. A partir do momento que se revelam todos os segredos, muitos ensinamentos se perdem e muitos fundamentos se corrompem...
A corrupção de valores é o que destrói uma Sociedade. Quer dizer, quando indivíduos mal intencionados fazem mau uso do conhecimento, eles transformam aquilo que era verdadeiro em deturpação. A deturpação cria o caos, que se torna destruição.
Por isso, desde o começo dos tempos, a maior parte dos ensinamentos foram transmitidos de maneira oculta... Para evitar a destruição da Humanidade!