A palavra mironga, da língua bantu, quer dizer: magia, mistério, segredo, místico, oculto... Consequentemente, Mirongueiro é aquele que pratica o ocultismo...
Um Mirongueiro nas Tribos Africanas antigas era reconhecido como Feiticeiro, Curandeiro, Milagreiro, Necromante, Bruxo, etc.
Existem palavras que são aplicadas como sinônimos de Mirongeiro, entretanto possuem outros significados bem mais amplos e distintos, como Juremeiro, Catimbozeiro, Mandigueiro, Kimbadeiro, Macumbeiro, Xamã, Pajé ou Adivinho.
O Juremeiro, na verdade, é um Mestre Juremeiro, ou seja, é aquele que comanda o Culto da Jurema Sagrada. Antes de ser "Juremeiro", ou seja, antes do Tombo da Jurema, o participante é chamado apenas de praticante.
Um Catimbozeiro é o praticante do Culto do Catimbó. No Catimbó todas as práticas indígenas primordiais foram unificadas e incorporadas ao Culto.
Os Mandigueiros eram, na verdade, vendedores de artefatos de proteção. Mandingas ou Malinkes eram os habitantes de Mali.
O Kimbadeiro, a bem da verdade, é o Mestre Kimbandeiro. O participante da Kimbanda, assim como na Umbanda, é chamado apenas de médium.
Macumbeiro é todo aquele que pratica a macumba. Quer dizer, é o músico que toca os instrumentos de percussão, como o Curimbeiro, por exemplo.
Xamã é o Líder Religioso do Xamanismo, a Religião Etnográfica dos Povos Indígenas Ancestrais.
O Pajé é aquele que assumiu a função de auxiliar espiritualmente a sua Tribo.
Adivinho é uma pessoa que usa o método da divinação para prever o futuro das pessoas, por meio de oráculos diversos.
Podemos perceber que a linguagem é cheia de sutilezas... Dessa forma, quando pronunciamos uma palavra sem conhecer o seu verdadeiro significado, criamos falsos sinônimos, ou seja, expressões idiomáticas.
Idiomático é tudo aquilo que se originou, especificamente, no idioma de um Povo. Porém, ao ser traduzido para outra linguagem, acaba sofrendo profunda alteração, devido à dificuldade em encontrar palavras idênticas à original.
O Brasil é uma terra de múltiplas miscigenações! Por conta disso, é normal que muitas linguagens se misturem... Enfim, para finalizar eu digo que: "Mirongando o Mirongueiro mirongou!"
Sugestão de material para leitura: