A energia essencial, aquela que existe desde o começo dos tempos, ainda circula entre nós, por causa daqueles que preservam o seu fluxo.
Em Física Molecular e em Física Quântica, a energia essencial é aquela que se mantém ativa, mesmo após os processos de transformação da matéria. Ou seja, a energia essencial permanece inalterada, independente do estado físico da matéria.
A Lei da Conservação de Energia afirma que a energia jamais pode ser criada, apenas transformada. Se a energia não pode ser criada, também não pode ser destruída... Dessa forma, mesmo uma energia "ruim" não pode ser destruída.
Quer dizer, a única coisa que pode acontecer com a energia que circula no ambiente, é uma transformação! Mas, como transformar a energia essencial sem afetar a estrutura básica da matéria?
Durante os Trabalhos de Gira no Terreiro os médiuns, através dos Espíritos Guias, manipulam a matéria para fluidificá-la. Essa fluidificação cria uma energia de transformação em torno dos elementos básicos. Nesse caso, a fluidificação só é possível porque a Entidade faz uso da energia essencial.
A Umbanda tem a missão de manipular a energia essencial da matéria, através do trabalho mediúnico. Para tanto, existe toda uma preparação do médium, da Casa e da própria Corrente Mediúnica.
Todo médium precisa entender que nunca, jamais, trabalha sozinho. Além do Espírito Guia presente na incorporação, existe uma Equipe de Mensageiros, além de outras Entidades, acompanhando o Trabalho Mediúnico no Terreiro e controlando o fluxo de energia durante os atendimentos.
Por conta disso, de nada adianta o médium ter mediunidade, sem saber fazer uso de seu potencial dom mediúnico. Infelizmente, médiuns relapsos existem aos montes! Muitos médiuns se acham "superpoderosos" e capazes de manipular energias antagônicas sem o devido preparo.
A energia presente em todas as coisas existentes, torna possível manipular os elementos naturais, desde que se faça a preparação adequada do local. Por isso, existem os pontos cantados, os pontos riscados, o altar, a corrente mediúnica, os elementos fundamentais, etc.
Quando um Trabalho Mediúnico tem início, a "Gira" no Terreiro abre os portais necessários para a transmutação de todas as energias. E no final, a "Gira" finaliza o trabalho para fechar todos os portais.
Por isso, os médiuns saem equilibrados do Trabalho... Porque a "Gira" abriu e fechou corretamente. Caso contrário, um Trabalho mal-feito gera desequilíbrios e sobrecarrega a Corrente, ocasionando distúrbios diversos.
Médiuns que "fingem" ser formados, quando atuam como Dirigentes, transformam a Casa em um local de baixa vibração, atraindo espíritos impuros, zombeteiros e maléficos. Consequentemente, o que ocorre nos atendimentos dessas Casas, causa transtornos futuros na vida das pessoas que ali participam.
Preparar um bom Trabalho Mediúnico é função de todo Babalorixá e de toda Ialorixá, pois eles recebem a formação necessária para exercer essa função. E todos sabem o quanto é demorada uma formação!
É por isso que o comando de uma Casa de Oração exige muita disciplina e dedicação, devido à manipulação de energia... Afinal, manipular a energia essencial é um dom!